“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


Apresentação -.-. Quem Sou Eu?




Apresentação



                                               IMPACTO DA PEDAGOGIA MODERNA





É um blog que está em reconstrução, e que se propõe a disponibilizar aos educadores, estudantes, pais e profissionais ligados á educação, inúmeras páginas, com conteúdos diversificados, como projetos, pesquisas, experiências pedagógicas de sucesso, atualidades, eventos, notícias; sugestões de atividades, artigos pedagógicos, jogos, curiosidades, indicações de livros, sites, vídeos, tudo que estiver relacionado á educação e principalmente subsídios ás práticas pedagógicas, dentro de um universo que vai desde a EaD, Tecnologia na Educação,Educação Especial, Educação Infantil ao Ensino Superior.
Um bom conteúdo que possa atender e acompanhar as buscas virtuais, depende muito da interação do visitante. Não seja apenas um visitante. Deixe suas opiniões, sugestões… enriqueça os conteúdos. São essas oportunidades de interação que constroem um intercâmbio de conhecimentos entre educadores, e não apenas um espaço de divulgação de informações e conteúdos para educadores e afins, e esse é o objetivo á que o Impacto da Pedagogia Moderna se propõe.
Mas, se você é educador (ou estudante) deve ir muito, além disso: precisa criar, com seus alunos (com seu professor), um espaço virtual só de vocês. Se sua escola ainda não tem um site, precisa ter, urgentemente! Se já tem, é hora de ver se ele está funcionando efetivamente como uma ferramenta pedagógica para os alunos, ou se é só um “cartão de visitas” da Instituição. Ainda falaremos mais sobre isso. Obrigada pela visita e seja bem-vindo.


Pedagogia Moderna Online




QUEM SOU EU



         Sou pedagoga graduada pela Universidade Católica de Brasília, com licenciatura plena em História e pós-graduada pela Faculdade São Luís – São Paulo. Cursos de Educação Especial, Tutoria Online-.


Treze anos em Educação Especial, experiência em sala de aula, oito anos em sala de aula no Ensino Básico, e cinco anos em equipe multidisciplinar, como pedagoga – SEAA (Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem) – onde atualmente estou atuando, em escolas da rede pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.


Dentre as atribuições dessa equipe multidisciplinar, todo trabalho pode culminar em um psicodiagnóstico. Acreditando que através da diversidade de intervenções e projetos preventivos há grandes possibilidades de evitar um psicodiagnóstico, que traria resultados, talvez, mascarados, por um momento de vida transitório, do aluno com dificuldades de aprendizagem. E para estas intervenções/prevenções realizo várias pesquisas e estruturo projetos de acordo com
as necessidades que surgem.


O que me motivou a criar um espaço virtual foi a solicitação “em trocas de experiências entre as Equipes Muldisiciplinares” da demonstração dos meus projetos interventivos em situações de queixas de dificuldades de aprendizagem, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. E a partir daí, pesquisas, atualidades e experiências de sucesso próprias e de colegas educadores, sugestões de atividades, práticas que o professor precisa, tanto quanto das teorias, surgem naturalmente enriquecendo este espaço interativo.


Sou uma profissional da educação que amo meu trabalho e estou sempre criando projetos que surgem das necessidades atuais de professores, de alunos e principalmente dentro das necessidades do meu trabalho.
Publicar o que realmente funciona na educação, através de experiências comprovadas, é um trabalho em construção, e procuro fazer do meu espaço um canal não somente de informações e atualidades nas diversas áreas, como intercambiar e enriquecê-lo com as experiências dos que visitam minha página. Deixo em aberto o convite desta interação imprescindível.


Também e principalmente mãe de um filho adolescente, que é mais uma razão do meu aprendizado constante sobre educação e afetividade.Trabalho, atualmente, na equipe muldisciplinar (SEAA) daEscola Classe 02 do Arapoanga em Planaltina – DF, cidade satélite de Brasília.
Júlia Virginia de Moura
moura.juliavirginia.@gmail.com

8 comentários:

  1. Olá Júlia!
    Algum dia percebi que havia essa possibilidade de criar projetos inovadores e ao encontra seu blog fiquei radiante com tantas inovações e ao mesmo tempo sugestões variantes! Que maravilha seu blog.
    Parabéns....já sou seu seguidor, Hã, vou socializar lá no meu blog, oq achas???
    http://culturanateia.blogspot.com/
    Abraços Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, que bom que você gostou. Vejo no Carnaval o lado cultural popular ÚNICO no mundo, sem falar que é uma das maiores expressões artísticas do mundo... e poucos percebem a riqueza pedagógica que se pode tirar desta festa popular e de significação para o aluno, para o educador. Obrigada. Abraços
      Julia

      Excluir
  2. Oi Julia, parabéns pelo teu trabalho. Como precisamos de professores com empenho e amor pelo trabalho que desenvolvem. Adoramos conhecer teu blog. Já estamos seguindo. Aproveitamos para lhe dar as boas vindas ao Educadores Multiplicadores! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!

    Muito bom este seu blog, parabéns pela iniciativa, vou recomendar aos meus amigos. Grande Abraço.

    Domingos Massa
    http://domingosmassa.blogspot.com
    http://horizonteurbano.blogspot.com
    http://arquiteturaelugar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. "1.2 – Ensinar exige pesquisa

    Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino*. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade."

    Nota de rodapé *: "Fala- se hoje, com insistência, no professor pesquisador. No meu entender o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. O de que se precisa é que, em sua formação permanente, o professor se perceba e se assuma, porque professor, como pesquisador."

    Fonte: Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

    Página 32

    Entre outros cortes, observei que uma frase foi amputada do texto de Freire na citação do blog: "Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo."

    Saudações.
    -

    ResponderExcluir
  5. Paulo consigo me ver um professor pedagogo sem pesquisar. Uma palavra, uma dúvida de um aluno, uma dificuldade, uma ação pedagógica que não atingiu a turma toda... são inúmeros os caminhos do dia a dia na sala de aula que me leva a pesquisar, colher novos pensares, enriquecer minhas práticas, inovar "o de sempre"... é tão bom usar uma roupa nova!!! Sem pesquisar sem olhar em todas as direções a gente cai na mesmice que deixa o próprio professor desmotivado!!
    abraços e obriagda pelo comentário!

    ResponderExcluir
  6. Adorei!Vou ser seguidora! Recomendei também! Uma boa leitura nos incentiva preparar aula com cuidado e carinho! Continue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nalu.pela visita e pelo comentário é muito incentivador saber que o pesquiso e publico é apreciado. volte sempre!
      Abraços
      Julia

      Excluir

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores