“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


domingo, 12 de março de 2017

Fundamentacão Científica entre Psicomotricidade e Aprendizagem

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Imagem: www.ebah.com.br
O corpo é o meio de ligação do individuo consigo mesmo, sua individualidade e  com o mundo. É uma tomada de consciência sobre si mesmo que tem seu início quando ainda bebê. A criança inicia o desenvolvimento perceptivo e descobre que através do seu corpo pode se comunicar com o mundo. Chora quando tem fome, sede, dor, sono… esse desenvolvimento permeia toda a sua existência, evoluindo e se transformando todo o tempo. Um desenvolvimento adequado do esquema corporal corresponde a uma maturação da motricidade, das percepções espaciais e temporais e da afetividade, que vão favorecer um bom desenvolvimento cognitivo de uma forma global e especificamente na aprendizagem da comunicação oral, escrita como do pensamento lógico e cálculo mental.Se há uma falha no desenvolvimento do esquema corporal vai haver falha no processo.
A psicomotricidade do ponto de vista científico
sustentava suas teorias partindo do pressuposto de que as habilidades e capacidades motrizes se desenvolveriam de acordo com o processo de maturação.
Piaget classifica os jogos numa ordem evolutiva. Tanto Piaget como Vygotski consideram o jogo fator importante no processo de desenvolvimento da criança, porém, para o primeiro, esse processo evolutivo está relacionado com a maturação e para o segundo o jogo está ligado ao surgimento da capacidade de simbolizar, ou seja, representar papéis.
Tratando-se do desenvolvimento infantil, Wallon foi o primeiro
a relacionar o tônus muscular e o desenvolvimento da criança. Ao chamar a atenção para questões como a relação existente entre a função tónica, os sentimentos e a evolução do movimento, influenciou gerações de psicomotricistas, que buscavam através da via corporal, melhorar a criança de forma global e quanto maior a variedade de estímulos do meio, maior será o desenvolvimento do indivíduo.
Entre a aprendizagem e o desenvolvimento, há uma estreita relação que está ligada e inter-relacionada entre si, desde o nascimento, muito antes da idade escolar. graf Resultados do trabalha realizado com jogos recreativos
Veje no Link efdeesportes.com
É, portanto, importante ressaltar a teoria de Vygotsky de que a criança ao chegar à escola traz consigo uma “bagagem de conhecimentos”, adquirida em suas experiências vividas no contexto ao qual se insere.
Com relação ao desenvolvimento nas diferentes idades, acredita que a idade cronológica não pode servir de critério seguro para se estabelecer o nível real de desenvolvimento. Este se dá a partir da relação entre a realização individual e o que a criança pode fazer com a ajuda de outro, isto é, a relação entre desenvolvimento real e potencial. Para Negrine deve se levar em conta também esse último, pois a criança pode necessitar ajuda inicialmente e em seguida passar para execução solitária, agregando o movimento ao seu vocabulário psicomotriz
de interação do indivíduo consigo mesmo, uma vez que afeta a formação da personalidade.  Para cada ação motora há uma correspondência psicológica. Esse desenvolvimento que pode ocorrer de forma natural pode também ser estimulado. Da estrutura corporal o indivíduo forma uma imagem corporal constituída dos conceitos que criou do seu próprio corpo, suas partes e funções. Aqui se pode perceber a importância que há em se ter um bom conhecimento tanto das estruturas anatômicas, das relações que tem entre si, seus movimentos e funções com o conhecimento que precisa ter de si mesmo, de se situar no mundo, no espaço/tempo e relação com tudo e todos.
As crianças com dificuldades na aprendizagem podem apresentar um desenvolvimento psicomotor, se não tem, por exemplo, po domínio da estruturação de seu corpo e suas relações com o mundo no tempo e no espaço. Uma estimulação complementar á esse desenvolvimento é importantíssimo.
Em termos práticos, a relação que existe entre a capacidade de reconhecer a si mesmo através de seu corpo e se situar no tempo e espaço e a aquisição, por exemplo, da linguagem escrita consiste na compreensão que o aluno tem do processo de identificação da codificação da língua falada transpondo para a escrita, correlacionando fonemas e grafemas. O aluno percebe a palavra situando as sílabas, as letras e situando-as na forma convencional. Letras, sílabas, palavras, frases, estruturação do texto…  Se o aluno identifica as letras do seu nome, mas na escrita usa essas letras em posição aleatória, vai denotar uma falha no domínio do seu esquema corporal e localização espacial.
Alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem sejam na estruturação da escrita ou do pensamento abstrato, e principalmente alunos com necessidades educacionais especiais vão apresentar uma falha no desenvolvimento da psicomotricidade, esquema e imagem corporal, orientação e estruturação espaço temporal e lateralidade.
Adequando á idade e ás necessidades educacionais, pode se realizar um trabalho de desenvolvimento da psicomotricidade.
Veja o esquema corporal com as sugestões de atividades lúdicas que vão desde o básico á jogos e musicas que estimulam a construção dos conceitos:
· Identificar todas as partes do corpo;
· Conhecer as partes do corpo;
· Reconhecer os sentidos;
· Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo como as partes do corpo dos amigos;
Através de atividades de:
rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé, andar sobre linhas…;
· Estimulação do raciocínio e da atenção;
· a Socialização
· a explorar ação dos 5 sentidos.
Há uma ligação intrínseca entre o desenvolvimento psicomotor e o desenvolvimento de habilidades e competências  nos processos mentais cognitivos.

Por Julia Virginia de Moura - Pedagoga
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Fonte de Pesquisa

Coste, Jean Claude. A psicomotricidade. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

Fonseca, Vitor da. Psicomotricidade. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1
 Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

& MENDES, N. Escola, escola, quem és tu? Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

Freire, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Editora Scipione, 1991.

Le Boulch Jean. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 198

O desenvolvimento psicomotor: do nascimento até 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982.

Major, S. & WALSH, M. Crianças com dificuldades de aprendizado: jogos e atividades. São Paulo: Editora Manole, 1987

Masson, Suzanne. Reeducação e terapia dinâmica. São Paulo: Editora Manole, 1988.

Meur, A. & STAES, L. Psicomotricidade: Educação e Reeducação. São Paulo: Ed. Manole, 1984.

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