“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


sábado, 15 de junho de 2013

Turmas de 3º Ano e Educação Inclusiva–“Copa das Confederações” na Construção da Escrita e a Leitura

      copa Estas sugestões de atividades para se trabalhar a construção da escrita/leitura, avanço nas hipóteses da psicogenética, produção de frases e textos foi realizada na V Coordenação Coletiva Especial – formação continuada para professores. Leia tudo no blog da Escola onde trabalho clicando  > Aqui.

Esta oficina foi apresentada pela Coordenadora Pedagógica Ludmila e a vice-Diretora da Escola Vanessa Oliveira

    Lembrando que em turmas de alfabetização as atividades quando são significativas para os alunos se obtém melhores resultados, o tema escolhido foi a Copa das Confederações, em que na mídia brasileira não se fala de outro assunto, sendo o futebol a paixão de todos os brasileiros e assim também das crianças.

     As coordenadoras solicitaram aos professores participantes o desafio da descoberta do que toda a turma iria fazer nesse dia, na sala de aula. Dividindo a turma em grupos, cada grupo recebendo um alfabeto móvel, foram dadas as pistas para que cada grupo formasse com o alfabeto móvel o nome do tema da aula.

As pistas se constituíram de propostas de encontrar letras e formar palavras através do alfabeto móvel:

DSC06587_thumb3

Pistas

1. Procurar três vogais diferentes na palavra BORBOLETA. ( O-E –A)

2. Três letras de cada vogal encontrada. (OOO –EEE – AAA)

3. Quarta letra do alfabeto.( D )

4. A letra que está no começo da palavra FIM. (F )

5.a letra que inicia a palavra CONSTRUÇÃO. (C )

6. O Rato Roeu a Roupa do Rei de Roma. (R )

7. Usamos uma linha e uma curva para escrever esta letra. ( P )

8. Para escrevê-la precisamos de duas curvas. ( S )

9. Uma das letras vocês terão que adivinhar.

O tema foi formado: COPA DAS CONFEDERAÇÕES

DSC06590_thumb3

(Estas pistas são adaptadas às capacidades dos alunos de domínio do conhecimento das letras e da formação das palavras: fácil, médio ou difícil).

   Os professores, após formarem o tema da aula, receberam um texto contendo todas as informações sobre a Copa das Confederações. Para os alunos que ainda não dominam a escrita, pode-se ler o texto ou transcrevê-lo numa folha e colar na lousa e ser lido pelo professor. As atividades de escrita e leitura  vão ser realizadas a partir desta motivação desafiadora da descoberta do tema e o conhecimento deste evento esportivo que acontece hoje, no Brasil.

    Atividades:

Cada grupo recebe um envelope contendo palavras, relacionadas com o texto  COPA DAS CONFEDERAÇÕES  (se os alunos são pré-silábicos: letras, silábicos: silabas), que deverão formar:

  • palavras ou frases
  • construir textos
  • DSC06704_thumb2

DSC06537_thumb  DSC06595_thumb

Outra atividade proposta foi descobrir no caça-palavras (montado com tampinhas de refrigerantes, em que cada palavra encontrada seria destacada com uma liguinha de borracha), palavras relacionadas com a COPA DAS CONFEDERAÇÕES, como: COPA, BOLA FUTEBOL, BRASIL, E NOMES DOS PAÍSES PARTICIPANTES.

DSC06552_thumb1   DSC06466_thumb3 

DSC06557_thumb  DSC06558_thumb

DSC06559_thumb  DSC06562_thumb

Outra atividade que foi desenvolvida pelos professores dentro do tema descoberto “Copa das Confederações” foi a produção de textos, para turmas de 4º e 5º Anos:

    As Coordenadoras da Oficina distribuíram aos grupos latinhas que representavam os países participantes  da copa contendo um texto e figuras para serem usadas numa sequencia lógica e produzir texto (motivado pelo texto que veio na latinha). Esta atividade pode ser usada nos 3º anos e 2º anos, o texto lido pelo professor. Nas turmas de 1º ano, os grupos colocam as figuras na sequencia lógica e produzem um texto coletivo, registrado pela professora.

DSC06702_thumb3  DSC06701_thumb2

DSC06698_thumb3

DSC06549_thumb DSC06578_thumb

DSC06581_thumb  DSC06584_thumb

Outras sugestões de como trabalhar com a  construção de palavras e produção de textos para turmas inclusivas, 1º, 2º e 3º anos:

  • Colocar as figuras na ordem alfabética.
  • Indicar a letra inicial da figura.
  • Escrever o nome da figura.
  • Identificar no texto a localização do nome das figuras.
  • Recontar a história oralmente.
  • Registrar espontaneamente e coletivamente os textos.
  • Formar frases com as figuras.
  • Identificar vogais e consoantes no nome das figuras.
  • Listar outras palavras iniciadas com a mesma letra

     Esta oficina foi bastante apreciada pelos professores e o tema atual foi bem motivador para que os professores levassem para a sala de aula atividades adaptadas às suas turmas.

Por: Julia Virginia de Moura – Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores