“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Manifestações Populares e Olimpíadas–temas atuais na sala de Aula



















Manifestações Populares e Olimpíadas–temas atuais na sala de AulaDSC06794  Motivando a aula a professora Dirce  (2º An0 ) na Escola Classe 02 , onde trabalho, levou um pequeno texto sobre As olimpíadas com informações básicas como: quando acontecem as competições mundiais esportivas,principalmente o futebol que é o esporte nacional, que faz parte do dia-dia de crianças e adultos. A bola,o  gol, objetivo das  partidas : ponto na contagem do marcador de cada partida, números na camisa dos jogadores, palavras: patrocinadores, tempos de uma partida (horas), tempo de intervalo, presença dos torcedores com bandeiras, cartões de advertência e punição para jogadores que infligem as regras (cartão amarelo e vermelho), quantidade de estádios onde acontece o campeonato de futebol, no Brasil, dentre outras informações.

DSC06677   
  Este texto foi lido, comentado e explorado junto com os alunos em todos os aspectos, principalmente, curriculares como:
  • Números e quantidades (participantes dos jogos: jogadores, treinadores, gandulas e juiz, bandeirinhas), números que os jogares usam nas camisetas, placar...
  • · Cores das bandeiras, do cartão, das camisas dos jogadores...
  • · Tempo: anos, meses, dias e horas e minutos (período que acontece os campeonatos, tempo de duração, tempo do jogo, intervalo).
  • · Vocabulário: linguagem esportiva, palavras nas camisas dos jogadores...
  • · Regras e limites.
  • · Valores; comportamento das torcidas nos estágios – respeito aos adversários e aos resultados.
  • Cidadania.

       O texto foi  explorado bastante e os alunos participando com muita empolgação, pois o futebol é um esporte nacional que desperta uma paixão nos brasileiros e as crianças jogam desde pequeninhos a professora fez as perguntas que formariam as palavras cruzadas.
Outras atividades que foram desenvolvidas após esta primeira aula:
Atividades no caderno:
· Palavras cruzadas, bandeiras dos países do primeiro jogo (Brasil x Japão);DSC06669 DSC06668
· Mural de Medalhas – notícias e bandeiras dos países participantes:
DSC06798 DSC06806
Atividade pra casa:
  • Assistir o jogo com a família e produzir um pequeno texto com suas impressões e trazer para aula seguinte.
      Na aula seguinte ao jogo, os textos que os alunos construíram após terem, não só assistido ao jogo, como as manifestações simultâneas de protestos populares por todo o país demonstrando insatisfação com:Corrupção política,inflação, transporte público, impostos exorbitantes, educação, saúde, segurança… cheios de perguntas e conflitos sobre o significado de tudo isso, que fez com que a professora construísse um projeto em torno deste tema, com atividades de língua portuguesa – conto e reconto, interpretação e temas transversais – como cidadania, direitos e deveres e valores.
DSC06794 DSC06797
DSC06795 DSC06796
As aulas estão acontecendo de acordo com as descobertas os eventos estão provocando nos alunos.
Questionando sobre “o que são os impostos e qual a relação entre impostos e  mais escolas” a professora usando o vídeo passou o filme  “Espelho, Espelho Meu...”, para que os alunos pudessem compreender o significado dos protestos e o motivo destes protestos.
espel
                                                               Sinopse do filme:
Após a morte do rei, sua esposa assume o comando do reino. Extremamente vaidosa, ela passa a cobrar cada vez mais impostos para sustentar uma vida de opulência. Ao mesmo tempo mantém presa em seu quarto a enteada, Branca de Neve. Ao completar 18 anos, Branca de Neve resolve sair do castelo e conhecer a realidade do reino. Horrorizada com a situação de fome e miséria do povo, ela retorna decidida a mudar esta situação em seu país.
  A professora ressaltou os pontos principais: impostos – o que são e quais os fins a que se destinam, e as manifestações do povo daquele reino diante da pobreza e das necessidades básicas, a a Branca de Neve e suas decisões foram comparadas com as finalidades dos manifestos do povo brasileiro que os alunos vem acompanhando pela TV. Esse tema passou para um novo projeto de atividades.
    Nas próximas aulas a professora tem planejado: leitura de mapas ( localização dos estádios onde acontecem os jogos, no Brasil) e após cada atividade os alunos vão sinalizando os conhecimentos que surgem de todo o contexto.
Quando o professor usa acontecimentos, interesses e preferências dos alunos para usar em seus planejamentos os resultados da mediação do ensino aprendizagem acontecem de forma mais fácil e estar na escola torna-se uma atividade de prazer para o aluno como para o professor.
Estas atividades foram trabalhadas numa turma de 2º Ano – Ensino Fundamental – professora Dirce 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores