“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Atividades com Quadrinhos do Chico Bento - Correção de Erros Ortográficos –3º Ano - Séries Iniciais

      DSC05794  É comum o professor encontrar em sua turma de 3º Ano, alunos que estão desde o nível pré-silábico ao ortográfico. O professor fica confuso diante da diversidade de níveis da psicogênese da escrita, em relação aos conteúdos que devem ser trabalhados com toda a turma, quando alguns não escrevem e leem e os que já leem e escrevem cometem muitos erros ortográficos.

       Alguns professores tem como ações pedagógicas, nestes casos, usar atividades diversificadas, porém, o recomendável é que o mesmo conteúdo seja dado para todos, pois se sabe que o aluno que está aquém ao nível do ano em curso, também o aluno especial, não querem outra atividade e sim a atividade que a maioria da turma está realizando. Isso é inquestionável e um prejuízo para o “acreditar-se” capaz como os outros.

     A sugestão é que no momento da mediação do conhecimento seja o mesmo conteúdo, e a diversificação vai acontecer nas atividades que os alunos vão realizar, preferencialmente, em grupos heterogêneos compostos por: pré-silábicos, silábicos, alfabéticos e ortográficos no mesmo grupo, para que todos possam interagir dentro de suas habilidades adquiridas, o que faz com todos avancem mais dentro das mesmas.

       Na prática, o professor deve usar uma motivação significativa para os alunos, pois estarem motivados é fundamental para que a atividade alcance seus objetivos.

       DSC05787Nesta sugestão de atividade, o professor vai usar um quadrinho do Chico Bento – personagem das histórias de Mauricio de Sousa, que personifica alguém que mora no campo e usa um “dialeto caipira”, maneira de falar que também ocorre nas cidades. Como o personagem Chico Bento usa uma linguagem que embora não possa ser classificada como errada, mas diferente, é possível trabalhar palavras, frases e expressões com o objetivo de mediar à escrita convencional sem deixar de estar trabalhando também a construção da escrita com os pré-silábicos e alfabéticos. Outra atividade similar pode ser usada com quadrinhos do Cebolinha, quando se quer trabalhar especificamente troca de fonemas: r/l .

    O erro que o aluno mais comete é o de escrever da maneira que fala. Diante desta pronúncia diferente, o aluno passa a tornar comum esta forma de escrever. E como, geralmente, a escrita é reflexo da fala, a criança desconhece a forma ortográfica da palavra”, de acordo com Caligari.

Veja no Blog: Só Atividades Para Sala de Aula sugestão de atividades com quadrinhos do Chico Bento (plano de aula), onde o professor trabalha o avanço nas hipóteses (construção da escrita), atividade que também é uma flexibilização para salas inclusivas, e correção de erros orográficos.

Por: Júlia Virginia de Moura – Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores