“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


domingo, 14 de abril de 2013

Plano de Aula–Provocando “o querer ler e escrever” -1º Ano Séries Iniciais.

 
    DSC05355  Muda as metas da Educação no Brasil: as crianças chegam mais cedo para escola, porém as famílias estão prolongando a primeira infância dos filhos de tal forma que elas estão chegando ás turma se 1º ano, uma grande maioria, sem autonomia, independência e desmotivada e algumas até sem entender por que estão na escola, quando queriam estar em casa brincando. Não há um por que, uma significação das atividades acadêmicas: ler, escrever...
      Esta “aula motivadora” do “entender onde estou e porque estou aqui – provocando o querer ler e escrever” foi realizada pelo Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA), uma equipe multidisciplinar, para turmas de 1º Ano Série - Iniciais, com o objetivo de mediar à descoberta da importância de aprender a ler, escrever, resolver situações problemas, e provocar a disposição de desenvolver atividades pedagógicas em sala de aula. DSC05359
 
 
 
 
(Sala do SEAA)
 
Foi usado o painel dos “Contos de Fadas” adaptado ao texto da história.
Sinopse da história (usando um texto sem gravuras somente com o painel dos contos de fadas).
“A princesa Riana (6 anos de idade) morava no Reino das Águas Azuis e sentia muitas saudades da sua prima Larissa que morava num reino muito distante – “Reino das Flores”. Sentindo muitas saudades da prima, não havendo crianças com quem brincar pediu ao Rei, seu pai ,que a levasse para o Reino das Flores para visitar a prima, a princesa Larissa. O Rei escreve uma carta e envia ao pai de Larissa, através de um guarda que para não se perder na floresta se orientava através de placas indicativas. A carta avisava o dia da saída e o dia da chegada. Era necessário enviar esta carta, pois corriam o risco de lá chegar e não encontrar ninguém. (a importância de saber ler e escrever: o guarda, o pai da Riana que escreveu a carta e o pai da Larissa que a recebeu) 
DSC05410  DSC05413
  DSC05415  DSC05412
DSC05346  DSC05344  
O painel ganhou título do local, setas indicativas do caminho, uma escola. Um texto impresso (a carta).
Conteúdos trabalhados (com atividades continuadas, planejadas para sala de aula – podem ser desenvolvidas ao longo de 10 aulas):
  •  Psicomotricidade (Orientação Espaço/Temporal)
  •  Língua Portuguesa: gêneros literários – literatura infantil, conto e reconto texto coletivo, frases, palavras, sílabas; (letras: sons das letras, letra inicial, letra final – quantidades de letras das palavras).
  •  Raciocínio Lógico Matemático - Números – Sequência Numérica - Discriminação de Letras e Números – Situações Problemas (contextualizadas) envolvendo noções de Adição e Subtração.·.
1- Psicomotricidade:
Localização e Orientação espaço/temporal
a) Noções de longe/perto, muito/pouco, mais/menos.
b) Calendário: ontem, hoje, amanhã, dias da semana, mês atual, anterior e posterior, meses do ano, ontem;
calen
 
c) Endereço (nome; letras e números).
ene
Sugestões de Atividades para sala de aula:
clip_image001 Interpretação oral do conto, preparação para a produção do reconto escrito:
Querido irmão, Rei Artur do Reino das Flores
clip_image002 Estamos todos com saudades e nossa filhinha a Princesa Riana ficará doente de tristeza de não passar uns dias com sua filha a Princesa Larissa.
Quero avisar que vamos sair daqui no domingo dia 15 de Abril e chegaremos até o dia 30 de Abril.
Um grande abraço a você, para a Rainha e para a Princesa Larissa.
Em breve estaremos juntos.
Rei Fernando, do Reino das Águas Claras
 
clip_image001[1] Por que o Rei precisou escrever uma carta ao pai da Larissa avisando o dia que chegariam? (se não responderem que moravam muito longe uma da outra e que não havia outro meio de comunicação... provocar esta pergunta).
DSC05354  DSC05351
clip_image001[2] Quem aqui na sala mora perto da escola? Precisa avisar que vai chegar à escola?
clip_image001[3] Quem mora longe da escola? Como vem até a escola? (ônibus, transporte escolar...). é preciso saber qual o transporte certo? Como? (lendo o nome ou número).
clip_image001[4] Solicitar que um aluno leve ao colega que está perto um lápis (qualquer objeto).
clip_image001[5] Solicitar que outro aluno leve (outro objeto) ao colega que se encontra mais longe dele.
clip_image001[6] Quem senta perto da professora? Quem senta longe?
clip_image001[7] Quem está perto da janela? Quem está longe da janela? (e outras perguntas similares – pedindo que um ajude o outro – para envolver toda a turma na atividade desenvolvida).
clip_image001[8] Recordando o dia que o Rei avisou que sairia do seu reino: usar o calendário para identificar o dia da saída, dia da semana, dia da chegada (número e dia da semana).
clip_image001[9] E hoje, que dia é hoje? Ontem foi...? E amanhã?
clip_image001[10] Estamos no mês...? Qual foi o mês que terminou antes de começar Abril? E quando terminar Abril qual o nome do próximo mês? Vamos contar quantos meses tem o ano?(para essa atividade é necessário um calendário completo com todos os meses do ano)
Língua Portuguesa
a) - gêneros literários – literatura infantil: reconto construção de texto coletivo, de frases e palavras e avanço nas hipóteses da psicogênese. (usar o alfabeto móvel)
Sugestões de Atividades: (em sala de aula a professora solicita aos alunos que façam o reconto e regista (produção de texto coletivo)tx registrando na lousa ou em folha de papel);
No curso da produção, selecionando os pontos principais do conto (para não ficar muito extenso), trabalhando vocabulário (significação das palavras desconhecidas do conto), interpretação e desenvolvimento do senso crítico: esta história pode acontecer na vida real? (se os alunos disserem não, provocar uma comparação com situações do cotidiano: quem de vocês mora muito longe de um familiar ou amigo? Se não houver um telefone para se comunicarem, avisando como no conto de que irá visita-lo poderá escrever uma carta?).

DSC05347  DSC05348
a) Solicita aos alunos que retirem das frases do texto– palavras (terá feito um banco de palavras possíveis de serem escolhidas – transcritas em fichas) para trabalhar: sílabas, letras, sons das letras (contextualizadas no conto de fadas – aula motivadora); sons das letras, quantidades de letras (registrando o número na lousa e comparando: qual palavra tem mais letras, qual tem menos). Essa técnica leva a criança à construção do registro de palavras novas e avanço nas hipóteses da psicogênese da escrita.
alfab   pre
b) Pré-nomes - pode trabalhar os pré-nomes dos personagens do conto (contidos no texto identificando com os pré-nomes dos alunos – discriminando e relacionando letras e sílabas – quantidades de letras em cada pré- nome). Letra caixa alta e cursiva –(minúscula e maiúscula)
c) Ilustração do texto pelos alunos. ilus
Raciocínio Lógico-Matemático
tab  calen
Número: (conteúdo contextualizado)
Sugestões de Atividades:
clip_image001[11] Sequência numérica: dias do mês (usar o calendário ou tabela de números de 1 á 100) dia de hoje, ontem e amanhã; Identificando e registrando na lousa, relacionar com quantidades (essa atividade já foi citada na psicomotricidade).
clip_image001[12] Situações-problemas envolvendo noções muito, pouco, de quantidades, adição e subtração:
clip_image001[13] Provocando a construção de situações-problemas:
clip_image001[14] “Estamos no mês de Abril, a princesa Riana vai sair do Reino das Águas Azuis no dia 20 de Abril e avisou que chegará ao Reino das Flores no dia 25 de Abril”? Quantos dias ela estará viajando? Ir até o calendário, cada criança usando canudinhos, separando quantidade de dias. São muitos ou poucos dias que estará viajando? Se hoje são 18 de Abril quantos dias faltam para a viagem?
clip_image001[15] Levantar outras questões com os dados (números0 que estão no texto e simular situações-problemas em relação aos eventos da Escola, por exemplo: dia das mães...).
clip_image001[16] Sempre que possível solicite uma ilustração da atividade desenvolvida.
Por Júlia Virginia de Moura - Pedagoga























































3 comentários:

  1. Também sou multiplicadora e passei para fazer uma visitinha e adorei, porque seu blog é show. Aguardo uma visitinha. http://criandoealfabetizando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Márcia obrigada pela visita! Vou passar e conhecer seu espaço!
      Abraços
      Julia

      Excluir

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores