“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


segunda-feira, 4 de março de 2013

Sugestões de Atividades: desenvolvimento Senso-Perceptivo Visual- Educação Especial : Sala de Recursos

 

“A interação da criança com o meio e com o outro é a ponte que leva às descobertas e ao conhecimento”

A estimulação do desenvolvimento Senso-Perspectivo Visual faz parte das estimulações que contribuem para o desenvolvimento cognitivo.

Conceituação

Sensação: fenômeno elementar gerado por estímulos físicos, químicos ou biológicos.

variados, originados fora ou dentro do organismo, que produzem alterações nos órgãos receptivos, estimulando-os. As diferentes formas de sensação são geradas por estímulos sensoriais específicos: visuais, táteis, auditivos, olfativos, gustativos, proprioceptivos e cinestésicos.

Percepção: é a tomada de consciência pelo indivíduo do estímulo sensorial. Atribui-se, então, a sensação à dimensão neuronal, ainda não plenamente consciente do processo de senso percepção. A percepção é a transformação de estímulos puramente sensoriais em fenômenos perceptivos conscientes.

Objetivos da estimulação do desenvolvimento da percepção sensitiva visual:

Perceber os estímulos ambientais, transformando-os em conhecimentos

  • imagens, o uso do varal de roupas é uma forma de manusear e somar mais uma ação motora).

var

  • Fazer encaixes com emborrachados ou lego.   en

 

    Atividades de Percepção do Ambiente

  • Atividade livre: deixe que os alunos abra a caixa “Separe e Brinque” e explore livremente tudo o que achar interessante.
  • Manusear objetos selecionados previamente pelo professor: conjunto de materiais escolares, animais do zoológico, enfeites de árvore de natal, que tenha a mesma função ou a mesma cor, forma, textura, tamanhos, numa mesma posição ou em posição diferente. Apontar as diferenças, tamanho, cor, grandes e pequenos, verbalizando.

se   ani

  • Brincar de achar objetos escondidos.ob
  • Trabalhar com sombra e luz: usar o papel celofane transparente de várias cores e a lanterna.
  • Observar lâmpadas acesas e apagadas sucessivamente: lâmpadas da sala ou pisca-pisca de árvore de natal, (identificar luz e sombra é uma das descobertas mais abstratas para o ANAEE).

asc luz     vela   

.Observar luzes de diferentes focos: lanterna, abajur, vela, fósforo.

  • Usar a lanterna para produzir sombras das mãos. Em seguida ir ao pátio observar a sombra do corpo ao sol.

ls  ssss

  • Explorar os ambientes da escola, percebendo pessoas, plantas. Animais na área externa do escola, automóveis, casas.

amb

  • Fazer pintura com os dedos e pinceis. sasa
  • Colagens de figuras e objetos sobrepostos.
  • Desenvolver percepção visual figura-fundo:
  • Achar uma bola pequena e depois uma grande sobre a grama, ou areia.bp
  • Pegar objetos pessoais na mochila ou sobre a mesa.

Por: Júlia Virginia de Moura – Pedagoga

Fonte de pesquisa:

PCNs – Adaptações Curriculares/Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades Especiais

Aidyl M, Q. Pérez-Ramos – Estimulação, Serviços, Programas e Currículos.

Gelei. E. e outros – A Navegação da Deficiência: a Instituição da Diversidade.

2 comentários:

  1. Achei muito bom o material, sugestões simples explorando o cotidiano e com um grande potencial de eficácia nos resultados. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Trabalho com reforço e seu material tem ajudado as crianças com dificuldades de aprendizagem e outros diagnósticos.Parabéns!!

    ResponderExcluir

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores