“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


domingo, 13 de janeiro de 2013

Avaliação Pedagógica das Aquisições Cognitivas e Desenvolvimento – Dificuldades de Aprendizagem – SEAA

avl

Nesta última postagem sobre formatação do corpo de texto de um Relatório de Avaliação Pedagógica – Equipe Multidisciplinar, após a anamnese  e a informações relevantes da família (veja um modelo pronto de anamnese)vamos considerar a avaliação das habilidades e competências do aluno no seu desenvolvimento global e desempenho escolar tendo em vista a relação idade e série/ano em curso.

Aspectos a serem observados e avaliados, na sala de aula (em grupo), individualmente na sala da Equipe e em outros ambientes da escola: sala de leitura, sala de artes, laboratório de informática, recreação:

· Atenção e concentração,

.esquema corporal,

· a estruturação espaço-temporal,

· lateralidade,

· orientação espacial através de análise e síntese visual e auditiva,

· coordenação visomotora,

. equilíbrio,

· desenvolvimento intelectual

· afetivo-social,

· Conceitos básicos de psicomotricidade: em cima /embaixo, dentro/fora, perto/longe, atrás/na frente, cores primárias e secundárias, formas geométricas,

· leitura e a interpretação, a produção de textos, análise linguística e sistematização para o domínio do código, (teste da psicogenética da escrita),

· Linguagem oral (constituição da fala: troca, omissão ou não de fonemas),

· do raciocínio lógico, de acordo com a proposta pedagógica.

avl2Estes itens, á serem avaliados devem estar de acordo com a idade, série e desenvolvimento do aluno. Caso haja uma suspeita de um transtorno, síndrome ou déficit cognitivo, partindo destes itens a avaliação vai estar numa escala mais primária, como por exemplo: ao invés da produção de texto, somente o teste da psicogênese, desenhos, interpretação do próprio desenho, de gravuras; no raciocínio lógico: seriação, classificação, quantificação, relação números e quantidades, raciocínio lógico (através de gravuras) noção de adição e subtração... etc.

Finalizando o relatório: Conclusão e Solicitações (orientações ao professor/família e encaminhamentos, caso seja necessário, aos profissionais da saúde: psicólogo, fonoaudiólogo, oftalmologista, neurologista. (esta avaliação formatada em texto, no blog Só atividades para Sala de Aula, seguindo a sequência da formatação)

Em Teste da Psicogenética da Escrita conheça a Teoria para usar na Prática clicando > aqui e sugestões de aplicação do teste de forma significativa > aqui.

Há uma postagem anterior com sugestões de materiais que podem ser usados para esta avaliação.

O texto completo você pode ver no blog:

Só Atividades Para Sala de Aula

Por: Júlia Virginia de Moura - Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores