“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Anamnese–principais aspectos investigativos–Avaliação Psicopedagógico

deseNa Anamnese quando são abordados os principais aspectos da história de vida do aluno com queixas de dificuldades de aprendizagem direcionam em média de 70% á hipótese diagnóstica. Vejam os principais aspectos:
Queixa Principal
A queixa principal é o motivo do encaminhamento à Equipe Disciplinar, pela escola, pela família ou pelo médico. Deve ser clara e conter a informação completa, sem ser extensa. Exemplo: Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, falta de atenção, concentração e baixo rendimento escolar. É um bom começo que deve ser esclarecido (caso seja feita pela escola, qual o conhecimento que a família tem sobre a queixa).
História da Vida Escolar

Em seguida à informação da queixa, a história da vida escolar: quando iniciou a vida acadêmica (idade), se iniciou com a educação infantil, sentimento no primeiro ano escolar em relação a escola, a professora, aprovações, reprovações, causas. Percepção e acompanhamento familiar sobre as dificuldades escolares.
História Familiar
A história familiar é muito importante em todos os aspectos: constituição, convivência com os pais, irmãos, interação social, situação social econômica, doenças genéticas nos transtornos neuropsiquiátricos, no TDAH, por exemplo, segundo Rotta (Transtornos da aprendizagem, p.66,2007); em dificuldades de aprendizagem é preciso saber se há consanguinidade e se há casos semelhantes na família. “Revisar a história escolar dos pais irmãos e primos.” Nos casos de TDAH, por exemplo, a herdabillidade chega aos 70%, no entanto, a ausência de casos familiares não exclui essas possibilidades diagnósticas” (Rotta, p.67,2007).
Hábitos do Cotidiano
Deve se obter informações sobre: alimentação, sono, (se dorme na própria cama, se vai ao meio da noite prá cama dos pais) horários das atividades diárias, usa de fraldas noturnas, mamadeiras, chupeta; quantas pessoas moram na mesma casa, quantas dormem no mesmo quarto, como é o ambiente familiar. Obter o relato da descrição de um típico do filho desde o levantar pela manhã ao deitar a noite, detalhadamente.
Antecedentes Maternos
Idade e saúde da mãe; uso de cigarro, bebidas ou drogas ilícitas durante a gravidez. O uso de drogas lícitas ou ilícitas podem influenciar nas dificuldades do neurodesenvolvimento, assim como a desnutrição também trazem afetar para o bebê durante a gestação. Quantos partos, espécies; abortos espontâneos ou provocados e etc.
Antecedentes Gestacionais
Informações sobre a gestação: desejada, planejada, aceita. Gravidez tranquila ou complicada. Se algum tipo de traumatismo emocional ou físico como sangramento, necessidade de repouso, necessidade do uso de algum tipo medicação, como antibiótico; contato com doenças infecciosas ou radiação trabalha de parto prematuro. Relacionamento com o pai do bebê, estado emocional da mãe durante a gravidez.
Parto e Período Neonatal
(Espécie de parto: normal espontâneo ou induzido, ou por fórceps) ou cesariana (por indicação médica ou escolha da mãe, fácil ou difícil, por anestesia geral ou peridural). São informações muito importantes que serão analisadas pelo neuropediatra, caso seja necessário.
Após o parto: peso, comprimento, se teve icterícia, hipoglicemia, convulsão, se necessitou permanecer na incubadora, oxigênio, se foi amamentado e por quanto tempo. Toda a evolução do recém-nascido deve ser revisada, assim como toda a primeira infância: febres altas, doenças infecciosas infantis, convulsões, acidentes, cirurgias, vacinação, tratamentos e uso prologados de medicação. Acuidade visual e auditiva. Alimentação, sono, socialização, preferências ao brincar e relacionar com outras crianças e familiares.
Desenvolvimento Neuropsicomotor
Um dos momentos mais importantes da anamnese, em que o entrevistador vai solicitar informações sobre a criança desde o início do seu desenvolvimento motor, quando perguntar sobre quando andou, engatinhou, sentou com e sem apoio, firmou o pescoço, ficou em pé, começou a falar compreensivelmente... respostas que às vezes não são lembradas com precisão e que podem ser associadas com fotos antigas, datas comemorativas, como o primeiro aniversário.
Esta informação tem suas ligações com a vida acadêmica e social, desde o período d a creche ou escolinha maternal, Educação Infantil ao ensino fundamental. Os casos de dificuldades de aprendizagem, principalmente dificuldades na leitura e escrita. Os cadernos devem ser solicitados para avaliar o desempenho do aluno.
Veja como inserir a anamnese no corpo do texto do Relatório de Avaliação Pedagógica no blog SÓ ATIVIDADES PARA SALA DE AULA clicando > Aqui
Por Júlia Virginia de Moura - Pedagoga
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Fonte de Pesquisa
Transtornos da Aprendizagem – Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar - Rotta, Newra Tellechea; Ohlweiller,Lygia; Riesgo, Rudimar dos Santos Artmed Editora S/A- 2007

























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