“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


sábado, 24 de novembro de 2012

Dissertação Argumentativa : debater, discutir, questionar - organização lógica de ideias!

Dissertação tem seus fundamentos  em estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um determinado tema. A característica básica da dissertação é o cunho reflexivo-teórico. Dissertar é debater, discutir, questionar, expressar ponto de vista, qualquer que seja. É desenvolver um raciocínio, desenvolver argumentos que fundamentem posições. Polemizar, inclusive, com opiniões e com argumentos contrários aos nossos. É estabelecer relações de causa e consequência, é dar exemplos, é tirar conclusões, é apresentar um texto com organização lógica das ideias. Basicamente um texto em que o autor mostra as suas ideias.
Dissertação
Introdução - deve ser breve e anunciar, a quem vai ler, o que será desenvolvido no texto, acompanhado da opinião (não muito extenso).
Desenvolvimento - é o corpo do texto: com as ideias propostas na introdução, defendendo o ponto-de-vista através de argumentos.
Conclusão - finalizar o que foi exposto; deve ser breve e não pode conter nenhuma ideia nova e nenhum exemplo; um resumo da dissertação. Em forma de:
Síntese - resumo do que foi dito durante o texto.
Sugestão - proposta para que o problema discutido seja solucionado. ( a sugestão deve ser feita quando se tem um domínio do assunto e seja coerente, pertinente e que seja uma ideia nova – essa forma, se bem colocada, garante uma pontuação excelente em sua redação).
A Dissertação pode ser também EXPOSITIVA
Consiste somente em informar o leitor sobre determinado tema, sem o propósito de convencimento, não é importante obter adesões ao seu ponto de vista.
VEJA NO BLOG – CLICANDO EM>  SÓ ATIVIDADES PARA A SALA DE AULA
Por:
Júlia Virginia de Moura – pedagoga










Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores