“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Projeto Interventivo: “SOS 3º Ano”


            ga Grupos Áulicos-
Formando os grupos: A proposta é que cada aluno vote em 3 colegas:
1. aquele com quem gostaria de aprender algo;
2. aquele com quem mais se identifica;
3. aquele para o qual acha que pode e/ou gostaria de ensinar algo. Leia mais no blog:http://esmapocart.blogspot.com/2010/06/grupos-aulicos.html
         Antes de falar sobre o projeto interventivo pós-construtivista - “SOS 3ºAno” – é preciso entender suas bases teóricas para entender uma metodologia e didáticas muito específicas e cujos resultados podem ser observados em curto espaço de tempo. Há,por exemplo na metodologia pós-construtivista, a alfabetização de adultos em apenas 3 meses. Vamos, então compreender a teoria para entender as práticas.

        A proposta desenvolvida no Brasil pelo GEEMPA (Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação – coordenada por Esther Pillar Grossi) tem por características básicas: trabalhar somente com professores titulados através de um novo jeito de ensinar e alfabetizar mergulhando os alunos em um contexto cultural de acesso à literatura, ao cinema, ao teatro, à música, ao esporte e às artes plásticas, de modoso a favorecer lhes a inserção no mundo letrado. De acordo com de Gerard Vergnaud: “... didática é a provocação adequada e capaz de acelerar o ritmo da aprendizagem na construção do conhecimento”. Só é Didática se ensinar o aluno a pensar, o professor a pensar, pois “só ensina quem aprende”.
 
Teoria Gemina de Aprendizagem Pós Construtivista
Considera os níveis e períodos da escrita para chegar à alfabetização                   
· Conhecimento prévio dos alunos – avaliação inicial sobe a alfabetização dos alunos: escrita, leitura, sons, letras e unidades linguísticas;         
· Todos os alunos não podem ser igualados: surge uma rede de hipóteses;
· Escrita e leitura não são simultâneas, são paralelas;
        Após avaliar a turma (só avaliar após dois meses de aula, utilizando uma prova ampla ou entrevista individual), o professor poderá pensar em construir uma didática que seja realmente uma provocação à aprendizagem de seus alunos. Esta didática necessita de uma teoria que a sustente, construída numa especial reunião de práticas num processo.
Vários são os aspectos que esta teoria justifica:
• Organização das turmas em torno de um núcleo comum;
• Contrato didático: num tempo e espaço estáveis;
• Imersão na cultura e merenda como atividade didática;
• Trabalho em subgrupos áulicos e sua especial organização via eleição de Líderes;
• Jogo como uma das formas privilegiadas de propor provocações;
• Caracterização dos níveis cognitivos e os ritos de passagem de um a outro;
• Trabalho diversificado segundo os níveis;
• Lição de casa, sua importância e contribuição individualizante;
• Avaliação com novo enfoque, onde as ignorâncias têm seu papel revelador;
• Evasão zero, 100% de assiduidade pontualidade, pois a turma é um corpo:
a falta de uma parte enfraquece o todo.
Toda esta teoria e metodologia, determinam ações pedagógicas que objetivam provocar a aprendizagem assim como são usadas para resgatar dificuldades, como por exemplo a Correção de Fluxo(alunos que estão aquém aos desenvolvimento da turma. Todas essas ações são estruturadas dentro de um processo metodológico, em que o professor planeja para suas aulas diárias.cf
   Correção de Fluxo:Escola Professor Severino
(imagem – veja conteúdo)
 
 
DSC03327  DSC03322
SOS 3º Ano – Aula Passeio – “Caça ao Tesouro” – Ler e Escrever
O Projeto “SOS 3º Ano” foi planejado por uma Coordenadora de Estudos de Grupo do GEEMPA e um grupo de professores de turmas de 3º Ano(Séries Iniciais), também pós-construtivistas –– para alunos selecionados em 6 turmas de 3º ano que não conseguiam avançar e acompanhar suas turmas. considerados não alfabetizados.
A Aula Passeio constitui uma das dinâmicas de alfabetização e letramento foi usada como provocadora de aprendizagem, avanços nas hipóteses, não só para os alunos não alfabetizados como para os da Educação Inclusiva.
DSC03320   DSC03331
Como esta postagem ficou muito extensa, embora não tenha detalhado todos os pormenores do pós-construtivismo( aconselhamos os educadores que ainda não as conhece um maior aprofundamento, porque vale a pena desenvolver um trabalho que comprovadamente dá excelentes resultados).
Deixamos imagens desse projeto que está sendo desenvolvido agora, e um link do Blog Só Atividades para Sala de Aula(http://soatividadesparasaladeaula.blogspot.com), onde o projeto é demonstrado passo a passo. Visitem também o blog da Escola : http://ec02doarapoanga.blogspot.com
Fonte:O dados desta pesquisa foram colhidos na publicação da Fundação Universidade de Brasília :
Alfabetização: Práticas e Reflexões Subsídios para o Alfabetizador- organizado por Dóris Santos de Farias
Ministério da Educação -Secretaria Nacional Extraordinária de Erradicação do Analfabetismo
Decanato de Extensão da UnB
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Representação no Brasil de Erradicação do Analfabetismo
GEEMPA: VISITEM ESSES LINKS
Pós-Construtivismo nas Séries Iniciais
Só Atividades para Sala de Aula - http://www.geempa.org.br/index2.html
Escola Classe 02 do Arapoangahttp://ec02doarapoanga.blogspot.com/
Por: Júlia Virginia de Moura Pedagoga











































Um comentário:

  1. OLá!Muito boa esta postagem.Inovar...estudar e ser aprendiz sempre.Que maravilha poder contar com este blog tão rico e significativo às práticas pedagógicas.
    Penso que podem multiplicar mais e mais essas experiências e conteúdos.Convido a participar do blog educadores multiplicadores(http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/).
    Penso que precisamos sempre trabalhar com projetos e não somente com planos de aulas para transmissão de conteúdos e mais conteúdos.Temos que ver o nosso aluno como um ser em construção, acolher,observar,registrar,buscar caminhos e recursos para sua constante progressão e superação.
    Um abraço.

    www.rosangelavalipscicopedagogia.blogspot.com

    ResponderExcluir

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores