“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


domingo, 2 de setembro de 2012

Palavras, frases, textos? intervenções lúdicas - 1º ao 5º Ano - Educação Inclusiva e Rural



Muitos professores se queixam de alunos que não aprendem porque estão desinteressados em sala de aula. Alunos que estão em contanto, na vida diária com atividades muito estimulantes e prazerosas como vídeo-games, computador, celular e internet, por exemplo, vão se sentir entediados em sala de aula com atividades comuns e menos motivadoras. O professor vai levar desvantagem, mesmo quando usa tecnologia em sala de aula, porque ler e escrever não podem ser somente de forma virtual, é também uma atividade psicomotora.
Criança é sempre criança e fazer descobertas brincando ainda é a forma mais eficaz e garantida de aprender. O domínio da tecnologia é a maior prova. Porém, o professor não deve pensar que a competição é desleal quando os recurso didáticos de que dispõe não se igualam á motivação de ganes, por exemplo. Experimente usar o que todas as crianças de todos os tempos gostam e sempre irão gostar. O lúdico tradicional, concreto, que está no foco do dia a dia, e que pode ser levado para sala de aula.
“ As crianças aprendem a fazer e a soltar pipas levando-as à voar bem alto… e isso causam uma prazer e uma sensação de dominar todos os obstáculos, vencer as reviravoltas do vento, dos fios da rede elétrica… mesmo se for preciso tentar e tentar… até vê-lãs livres, leves e soltas, como as aves do céu! O que se aprende com prazer nunca se esquece”
Em muitas regiões, o tempo é propício para “empinar papagaios” ou “soltar pipas”. Muitas crianças estão fazendo isso e só falam nisso, Outras ficam imaginando como seria isso: não dispõem de espaços, de hábito… Veja esta atividade em sala de aula e o que você vai resgatar nas dificuldades de sua turma: a construção de palavras? frases? produção de textos ?
aspectos textuais como:
  • construção de frases e períodos,
  • coesão e coerência,
  • vocabulário,
  • parágrafo,
  • gênero
os aspectos gramaticais
  • ortografia,
  • acentuação,
  • pontuação, concordância,
  • forma, legibilidade e estética.
No blog Só Atividades para Sala de Aula – você vai encontrar o passo a passo “como confeccionar uma pipa” –Projeto “Crianças e Pipas”-
http://soatividadesparasaladeaula.blogspot.com.br/2012/09/projeto-criancas-e-pipas-artes-e-lingua.html
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Esta atividades podem ser planejadas e adaptadas á realidade de sua turma: do 1º ano a0 5º ano e para Educação Inclusiva, e Escolas Rurais- Classes Multisseriadas ou não.

      
Após uma aula de artes em que serão confeccionadas as pipas (não se pode esquecer do alerta contra o uso do cerol), durante a recreação leve as crianças para a quadra de esportes da escola, onde não há perigos de cair ou tropeçar em nada, para solta as pipas. Este é o segundo momento mágico da motivação. Retornando á sala de aula, em conversa informal, faça com as crianças os comentários sobre a atividade: se gostaram, o que deu certo, o que deu errado, qual foi a sensação… explore bastante, use palavras que você que trabalhar nos conteúdos de língua portuguesa.
(Esse projeto foi aplicado com uma turma do 4º Ano – Professora Nice – na Escola Classe 02 do Arapoanga – Veja abaixo o link do blog – escola em que atuo como Pedagoga – )veja imagens:
















Em seguida, de acordo com as necessidades e o nível de sua turma, você pode usar:
1- Banco de palavras exposto na lousa – impresso em cartaz grande e pequenos para uso individual :
palavras que podem ser usadas para teste da psicogênese- neste caso não pode ser exposto e nem impresso individual;
  1. palavras que os alunos ainda não construíram de forma correta – já foram citadas na lista de material para confeccionar a pipa, ou são usadas por eles para nomear ações e coisas (verbos e substantivos), por exemplo: empinar, bambu (M e N antes de P e B) – soltar, céu, papel,cerol ( uso do U e ou do L) – papagaio, pipa, papel… (palavras iniciadas com a letra P); linha (palavras com nh ), sons nasais (vento, branca,ponta,redonda,enrolar…) e assim por diante.
  2. Verbos: empinar, voar, soltar, cortar, colar, pregar,fazer, amarrar, ajudar, decorar, ensinar (ações que vão surgir nas atividades:nas solicitações dos alunos, na confecção das pipas, na recreação…)
  3. Vocabulário- sinônimos: varetas, horizontais, vertical,talho,contorno, estirante(cabestro)… todas as palavras que vão surgir no momento de confeccionar a pipa e que não são do conhecimento dos alunos.
  4. use palavras, no seu banco de palavras, as que vão surgir da atividade e que a turma está precisando construir, escrever corretamente, usar em frases ou na produção do texto.
  5. Faça uso do Dicionário;
Com todos esses recursos você vai solicitar:
  • Palavras Cruzadas e Caça Palavras – 1º e 2º anos – nível fácil – 3º ano – nível médio
  • Frases – em atividades ilustradas para turmas de 2º ano; Educação Inclusiva
  • Ditados de palavras ou frases – com uso de apoio (banco de palavras e dicionários ou não) – 1º e 2º anos e até 3º anos com defasagem em ortografia – Educação Inclusiva
  • Produção de textos – descritivo das atividades realizadas – 3º, 4º e 5º anos – com Correção: autocorreção com uso do Banco de Palavras e Dicionários – e Correção Individual com a professora.
  • Estas são sugestões mas o professor pode usar de formas diferenciadas ou usar suas próprias atividades.
  • Sem esquecer que os dados (números) que surgirem nas atividades podem ser coletados e usados em situações- problemas, algoritmos, numeração, de acordo com o nível da turma e suas necessidades.
Esse projeto foi aplicado com uma turma do 4º Ano – Professora Nice – na Escola Classe 02 do Arapoanga




CLICAR NA IMAGEM DO TEXTO PARA LER.
Atividade de Produção de texto da aluna do 4º Ano “E” – matutino- professora Nice – Escola Classe 02 do Arapoanga – Planaltina – DF
Veja abaixo o link do blog da escola em que atuo como Pedagoga
E veja como trabalhar esta atividade: construção da pipa e sugestões no blog: SÓ ATIVIDADES PARA SALA DE AULA
Por: Júlia Virginia de Moura – Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores