“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Projeto “Casulos e Borboletas”–resgatando a autoestima–alunas das séries iniciais-SEAA

     O Projeto “Borboletas” foi criado especificamente para  um grupo de alunas encaminhadas à Equipe Multidisciplinar – SEAA, com queixa de baixo rendimento escolar e falta de interação social.
    Esta alunas tem em comum: faixa etária de 10 a 12 anos, provenientes de famílias desestruturadas, baixa autoestima, sofrimento emocional, retraímento, timidez excessiva,  pouca comunicação verbal, (algumas a professora nunca tinha ouvido o som da voz)…
    Foram encaminhadas às oficinas de atoestima. Passaram pelo Projeto “Contos de Fadas”, “Como me sinto Hoje” e finalmente pelo projeto “Borboletas”.
      Partindo de estudos realizados com crianças com baixa autoestima com reflexos na aprendizagem e na interação social, e do resultado de várias pesquisas que concluem que: “O resgate da autoestima e a autoconfiança resgatam também a capacidade de aprender através do compartilhar momentos de reflexões e encontrar soluções possíveis para situações de conflitos da vida diária, em sala de aula, na família, na comunidade, que possam estar refletindo em seus processos de aprendizagem e comportamentos inadequados. O autoconceito positivo e o autoconhecimento de suas habilidades vão gerar ganhos cognitivos e através dos quais poderão estabelecer uma relação positiva com o conhecimento, com as pessoas e consigo mesmo.”
     O Projeto “Borboletas”que foi realizado com este grupos de alunas

,e no decorrer do tempo de em que foi trabalhado, demosntrou um grande e gradativo avanço em relação ao desempenho escolar anterior, e uma diferença no “se sentirem melhor e demonstraemr estar gostando mais de si mesmas” com o grupo de participantes.
     O projeto consistiu basicamente parodiar um programa de TV muito conhecido, “A Trasnformação”, fotografar as meninas  “antes” e “depois” de algumas mudanças nos cabelos, no vestuário e uma leve maquiagem. Tão grande  foi a transformação que promoveu um convencimento muito maior que mil palavras e exemplos. Elas adoraram. Ficaram maravilhadas consigo mesmas. E depois desta ransformação no aspecto físico, foi feia a dinâmica “Lagartas, Casulos e Borboletas”. Em que no final foi feita uma listagem, de situações, atitudes e posturas que necessitavam sair de dentro prá fora com o objetivo de desenvolverem uma convivência social mais agradável.
     Abaixo algumas fotos que  ( com permisssão dos pais) estão sendo divulgadas, e os links com todo o Projeto “Borboletas”, na íntegra e o link com o texto da dinâmica “Lagartas, Casulos e Borboletas”, para quem se interessar pelo seu conteúdo e quiser adaptar, caso tenha um grupo com essas necissidades. Foi um dos projetos que melhores resultados apresentou no resgate da aprendizagem pela elevação da autoestima, como processo.
DSC02778     DSC02786
“Antes”                                                   “Depois
                                                                    

 DSC02752
no encerramento do projeto em que forma escolhidas as tres “maiores” transformações, com premiações.

DSC02780  DSC02802

DSC02805  a4
borbo  DSC02776
Cada participante ganhou um CD de fotos,as tres primeiras colocadas (votaçao secreta pelas professoras da escola) ganhaaram um “Diário” comuma menagem de Vinicus de Morais do seu poema “Borboletas”

Crianças são como borboletas ao vento...
algumas voam rápido algumas voam pausadamente, 
mas todas voam do seu melhor jeito...seu melhor jeito.
 Cada uma é diferentecada uma é linda e cada uma é especial! Vinícius de Morais

DSC02154        DSC02157
DSC02176      DSC02182














Clique nos links par ver o projeto na íntegra e o texto da dinâmica: Texto – "Lagartas, Casulos e Borboletas”
http://www.4shared.com/office/5RNTeOOO/A_Lagarta_e_a_Borboleta.html
Projeto “Borboletas”
http://www.4shared.com/office/upoO-ih3/Proj_Borboleta.html

Por  Júlia Virginia de Moura – Pedagoga









7 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada. Adapte á sua turma. As meninas do grupo sentiram o que o potencial de cada um é muito grande e essa concepção vai refletir em tudo, principalmente no "aprender"

      Excluir
  2. MARAVILHOSO O TRABALHO AMEI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o trabalho da autoestima tem reflexos inimagináveis na vida de uma pessoa. a criança que tem baixa autoestima precisa de um impacto deste prá acreditar mais em si mesma e em sua potencialidade. E isso fica demonstrado na interação social e no rendimento escolar. Experimente! Vale a pena!

      Excluir
    2. Boa tarde! Amei seu blog! Parabéns! Gostaria de baixa r projeto Borboletas, mas não consegui. Pode me ajudar por favor?
      Isabel Angela

      Excluir
    3. Vou abrir Isabel e te envio o mais bre, possível, por email.
      Sucesso no seu trabalho!

      Excluir
  3. Gostei muito do trabalho! Estou pensando em fazer algumas coisas com meus alunos da turma de aceleração.Bjs

    ResponderExcluir

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores