“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O “Rei do Folclore”–pleito na escola–alunos aprendem a votar –Projeto Eleitor do Futuro

DSC02827
A data comemorativa do Folclore Brasileiro, que sempre é uma grande festa cultural na escola, uma vez que nosso folclore é muito rico e envolve lendas e tradições que as alunos gostam muito e se divertem bastante.
O Projeto “Eleitor do Futuro”  (TRE – Tribunal Regional Eleitoral e SEDF- Secretaria de Educação do DF) além de trabalhar  com o alunos  cidadania, “seus direitos num contexto social”  (realizando a simulação de um pleito eleitoral, traz os temas transversais contidos  nos Parâmetros Curriculares Nacionais ( temas sociais contemporâneos).
O início do Projeto aconteceu com os professores trabalhando em sala de aula, os diversos aspectos do folclore, e sua expressão artística:DSC02810

                   Saci Pererê
 


Vitória-Régia

Trabalho dos alunos – 2º ano Vespertino – Profª AdrianaDSC02831


Iara
DSC02841                                               Negrinho do Pastoreio
 DSC02824O protetor das plantas e animais da floresta
DSC02826


O GRANDE COMÍCIO!! "ZÉ URNINHA" ENSINA A VOTAR!!!




PERSONAGENS DO FOLCLORE LANÇAM SUAS CANDIDATURAS DEFENDENDO SUAS PLATAFORMAS POLÍTICAS
O TRE enviou os representantes  ( caracterizados) : Saci Pererê, Iara, Negrinho do Pastorinho, Vitória Régia e Curupira, os principais personagens do Folclore que se apresentaram aos alunos, cada um defendeu sua plataforma política, pediram votos e ensinaram a vota na urna eletrônica.

100_4006   100_4009
“Zé Urninha” ensina a criançada a usar a urna eletrônica
O “Comício”
100_4041     100_4045
O Saci Pererê nº  50 e o Curupira nº 20
 DSC02838
O SACI-PERERÊ em seu discurso se apresentou como candidato à Rei do Folclore, prometendo ajudar todas as pessoas que são portadoras de Necessidades Especiais, assim como ele, e relata casos em que teve que se deslocar de um lugar para outro e caiu, e várias situações de cadeirantes e de pessoas que não enxergam com dificuldades de se deslocarem por não ter meios de acesso adaptados. E finaliza  dizendo que “…ter só uma perna não me deixa triste! Estou sempre alegre e de bem com a vida! Agora, se não me tratatem com respeito e atenção… eu fico chateado! E é por isso que que preciso da ajuda de vocês para ser o presidente. VOTEM EM MIM, MEU NÚMERO É 50!
(vejam depois o vídeo)
O Curupira – nº 20
Defensor da natureza, triste com os derrubam as árvores da floresta sem se preocuparem em plantar outras, sem respeitar as reservas ecológicas, contribuindo para que o calor aumente e por muitas outras coisas que estão fazendo contra a natureza é que se candidatou prometendo defender a natureza, diz: “…por isso é que preciso que vocês votem em mim e eu tentarei convencer mais pessoas a ajudarem a proteger a natureza!” MEU NÚMERO É 20
DSC02842
Representante da águas a Vitória-Régia,explicando que o planeta Terra é visto do espaço, como uma bola azul, pela quantidade de água existente, e que é preciso preservar as águas pois grande é importância na vida das pessoas, por isso precisa ser eleita para fazer com que as pessoas compreendam que  pelo desperdício de água, pode-se ficar, no futuro, sem agua, e sem água não há vida.. Então pede:
VOTEM EM MIM, MEU NÚMERO É 10
DSC02843Iara. a sereia
São muitos os motivos da Iara querer vencer essa eleição, ela diz: “Sou uma mulher. No passado as mulheres não tinham valor; agora estão ocupando os cargos mais importantes, elaborando projetos, para mudar a vida de todos para melhor…”, continuando faz um relato sobre os Três Poderes e como as mulheres estão ocupando esses cargos com sucesso. E é por isso que ela quer ser eleita, ser a Presidenta: “Quero divulgar o que as mulheres são capazes de fazer”! VOTEM EM MIM! MEU Nº É 30
Negrinho do Pastoreio
DSC02839Como representante das “diferenças” nesta eleição, diz que “…sei  o que é ser discriminado. Discriminação é quando uma pessoa dá um tratamento que não é justo para outra pessoa…”; não somente pela cor ,mas pelo preconceito dos que usam óculos, dos gordinhos, dos baixinhos… das pessoas que não são iguais à maioria. Argumenta que ninguém é igual a ninguém por isso precisa vencer as eleições.
VOTEM EM MIM! MEU NÚMERO É 40.
VEJAM O VÍDEO DESTA CAMPANHA ELEITORAL, na  próxima postagem!
Em seguida à campanha eleitoral, após os alunos estarem preparados para votar, para escolherem os candidatos e fazer uso da urna eletrônica, o TRE(Tribunal Regional Eleitoral) enviou à escola uma equipe com as Unas Eletrônicas, foram escolhidos os mesários entre os servidores da escola e procedeu a votação. Todas as turmas votaram. Foi uma grande festa.
DSC02844   DSC02869
DSC02870   DSC02892
Logo em seguida à votação foram impressas as  BUs e  o resultado final das votações será divulgado aos eleitores, digo, aos alunos.
Excelente projeto do TRE em parceria com a Secretaria de Educação
Este Projeto foi realizado na Escola Classe 02 do Arapoanga – Planaltina-DF
Por : Júlia Virginia de Moura – Pedagoga









Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores