“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


domingo, 10 de junho de 2012

Projeto interventivo 3º ano EF- Criar um blog

Blog da Turma - Um projeto Interventivo para 3º Ano – Séries Iniciais

Quando um aluno faz o que gosta ele aprendsitesedue melhor e mais rápido”

A grande queixa dos professores do Ensino Fundamental – Séries Iniciais (3º Ano) – são as dificuldades que encontram na sua turma, resumidas em uma só frase: “tenho todos os três níveis da psicogênese na minha turma”.

Sempre em qualquer turma um professor vai encontrar níveis diferentes, mas em grande parte das turmas de 3º ano o percentual de alunos pré-silábicos e silábicos, está deixando o professor atordoado, é semelhante ao trabalho em uma turma multissriada, que, diga-se de passagem, ele não fez essa opção de trabalho, quando escolheu sua turma.

Comentários dos alunos

 eu gosto da aula por que eles sao muinto legais e eles pasam jogos legais emuinto faSIO ADOREIO JOGOS ADOREI O JOGO DACRUSADINHA EMUINTOS NATHALY 3 C

Este projeto “Um blog para uma turma de 3º ano” com a finalidade de ser um projeto interventivo é uma ferramenta há mais, que vai ajudar o professor a melhora o desempenho de sua turma, diminuindo as disparidades encontradas nos níveis, que embora não vá deixar todos os alunos no mesmo nível (para um 3º ano), mas vai ajudar nos avanços das hipóteses e, caso tenha alunos incluídos (NEEs), é mais uma ferramenta de flexibilização das atividades proporcionar a eles atividades ás suas necessidades de alfabetização.

As características de turmas que recebem estas queixas, geralmente, são constituídas por:

• alunos com repetência;

• dificuldades de aprendizagem;

• dificuldades quanto ao comportamento social;

• alunos que foram promovidos sem terem dominado os conteúdos das séries anteriores;

• alunos nos níveis da turma: idade e conteúdos.

Esta é a ideia:

Criar um Blog – por que e como essa ferramenta pode ajudar? Porque toda criança já sabe ou está muito interessada em  interagir no espaço virtual.  Postagem de atividades

Se o blog é uma ferramenta automotivadora o seu aluno vai aprender.

As tarefas de casa (no caderno) que nem sempre são feitas, ou são feitas por outra pessoa serão mais interessantes, para o aluno no blog, é fácil saber pela maneira de responder, com erros ortográficos e mesmo quando escreve como se fala, e etc. at

Atividades ou similares que foram trabalhadas em sala de aula podem ser feitas através o computador, na sala de informática ou em casa.

Colocar alunos pé-silábicos ao lado de alfabéticos, na sala de informática, com atividades diferenciadas, em que um pode ajudar o outro. Quando o conhecimento é repassado pelos pares surge outra dinâmica de aprendizagem.

Acompanhar tudo isso no blog é uma excelente maneira de avaliar.

Veja outros excelentes motivos para se criar um blog da sua turma:

A possibilidade inserir imagens nas atividades (e fotos alunos realizando atividades) nos blogs, o educador tem uma excelente oportunidade de explorar essa linguagem tão atraente para qualquer leitor, o que aumenta ainda mais a diversão. O professor e os alunos descobrirão a magia da repercussão de suas palavras digitais e das imagens selecionadas (ou criadas).

Aproxima professor e alunos: além de trocar ideias com a turma, o que é um hábito extremamente saudável e afetivo na relação professor/aluno/aprendizagem. em

O professor ligado à modernidade tecnológica e a uma nova maneira de se comunicar com os alunos, o educador também vai acabar conectando-se ainda mais ao mundo em que vive. Isso ocorre concretamente nos blogs por meio dos links (que significam “elos”, em inglês) através de várias pesquisas para descobrir o que lhe interessava. E o próprio professor vai se sentir menos entediado em estar somente planejando, escrevendo na lousa e corrigindo cadernos.

Publicação de textos

Final de Ano

Publicado em 29/12/2011 por nicolau

Eu,Nicolau estudei em 2011 no colégio e vou estudar em 2012,fui para o 4ano .Então no 4 ano eu quero ser um aluno melhor do que no terceiro,apesar de que fui um aluno bom no     3ano mais quero ser melhor ainda no 4ano

De;Nicolau

Amplia a aula: além do tempo que usou em sala para introduzir um conteúdo, por exemplo, que foi postado no blog, também, a sua aula será repensada, pelos alunos em outro momento quando acessarem o blog.

Permite trocar experiências com colegas: como vai haver as páginas para os diversos níveis, os que estão em níveis aquém ao esperado para a série sentirão motivados a estar desenvolvendo atividades dos níveis mais avançados: motivação para buscar em si mesmo o desejo de aprender.

Fazer com que a diversidade de conteúdos do blog seja também divertida, por exemplo, use um vídeo-clip de uma música que os alunos estão “curtindo”, faça a postagem da letra e depois leve para a sala de aula e trabalhe conteúdos: letras, palavras, frases. Cante com eles. Transcreva no caderno (aproveite e use o caderno de caligrafia: legibilidade, atenção para copiar corretamente...) solicite ilustrações. Faça depois apresentações da dança ou dramatize a letra das músicas.

bl

Com recursos que podem ser divertidos, em mãos, também é possível que os colegas professores entrem nos blogs uns dos outros. Essa troca de experiências e de reflexões certamente será muito rica. Em (É claro que os blogs mais divertidos serão os mais visitados. E não precisamos confundir diversão com falta de seriedade profissional.).

Torna o trabalho visível: o professor que possui um blog tem mais possibilidade de ser visto, comentado e conhecido por seu trabalho e suas reflexões. Por que não experimentar a fama pelo menos por algum tempo?

Se sua escola já tem um blog, você pode adicionar uma página para sua turma, ou pode criar o próprio blog da turma, após contar com a colaboração da escola na construção deste espaço.

Crie uma sala de aula virtual com seu blog e você vai ficar impressionada como seus alunos vão interagir pedagogicamente, postagens, atividades, comentários... Que provavelmente não teriam tempo e espaço para exporem seus conhecimentos, necessidades, dificuldades, e ideias surpreendentes, desde que neste espaço, você professor abrisse para atividades mais divertidas e também pedagógicas, nem sempre possíveis de serem usadas na sala de aula: jogos, vídeos, imagens, fotos, divulgação de trabalhos, destaques da sala de aula, poesias, crônicas, charges, piadas, músicas, poesias, eventos, pesquisas... ( tudo com objetivos educativos, levados da sala de aula ou do blog para a sala de aula)

Visite alguns blogs para que tenha suas próprias ideias de como poderia ser usado c homo um projeto interventivo, que poderia ser usado como uma atividade extraclasse ou na sala de informática como extensão de suas atividades pedagógicas;

Oficina da Educação

http://of2edu.blogspot.com.br/

Veja neste blog Ensino Fundamental – 7ª B – o que diz a professora sobre o blog:

http://estudandocomvanusia.blogspot.com.br/2010/05/ensino-fundamental-7-b-turma-da-pesada.html

Nestes sites Colégio Rio Branco, Nossa Senhora de Fátima, São Camilo: há páginas (ou blogs) para todas as séries/anos – são paginas administradas somente pelos professores (veja algumas ideias sobre os trabalhos em várias turmas). – já que o projeto visa atingir alunos de vários níveis:

http://www.riobranco.org.br/43/ensino-fundamental-i/projetos

http://www.cnsfsc.com.br/Blog

http://www.colegiosaocamilo.com.br/

Blog do 3ºAno G

http://www.sinodaltiradentes.com.br/2011/3ano/

Espaço Educar

http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/04/descobrindo-gramatica-3-ano-do-ensino.html

Turma do 2º Ano D

http://blog.aprendebrasil.com.br/turma2d/2010/10/14/nos-somos-escritores/

2º Ano B

http://2anobwandarocha.blogspot.com.br/

Blog dos 1º Anos – Turmas A e B

http://protop.com.br/2010_1ano/?cat=9

Blog das Turmas 3ºA, 3º B e 3º C

http://escolarj3ano.blogspot.com.br/

 

Blog dos Alunos

http://escolabarifaldi.blogspot.com.br/

3º Ano B – Ensino Fundamental I – (este blog é administrado por uma aluna e está em construção)

http://medianeira3anob.blogspot.com.br/

Blogs de Escolas que podem abrir páginas para suas turmas:

Escola Classe 02 do Arapoanga

http://ec02doarapoanga.blogspot.com

CEF Mestre D’Armas

http://cefmestredarmas.blogspot.com.br/

Há muitos outros blogs, faça uma pesquisa!

Na próxima postagem veja como construir seu blog educativo passo a passo.

Por: Júlia Virginia de Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores