“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dificuldades Escolares e Psicomotricidade

Tente e Invente um Circuito de Psicomotricidade: resultados na sala de aula! Veja como fazer isso no site abaixo.

Esta é uma das intervenções do SEAA- Equipe de Apoio à Aprendizagem – aos alunos do Bia com queixas escolares.

Dificuldades na aprendizagem? Muitas delas, comprovadamente estão nas falhas do desenvolvimento da psicomotricidade, que podem surgir devido a deficiências na área motora ou intelectual.

Este trabalho de desenvolvimento de diversas áreas psicomotoras dentro de um “circuito pedagógico” pode ser realizado em parte na própria sala de aula e durante os momentos de recreação. Não pense que “forçar” a aprendizagem com conteúdos vai melhorar o desempenho dos seus alunos se há falhas psicomotoras.

Veja uma lista de dificuldades de aprendizagem que podem estar associadas (ou não, mas se você não promover essas atividades, não pode estar descartado o domínio psicomotor) ao:

1 – Esquema Corporal – o aluno não domina a formação do esquema corporal, por falta de experiências afetivas e daí surgem:

  • Dificuldade de coordenação e de equilíbrio;
  • Conhecimento pobre de seu corpo: não nomeia as partes do seu próprio corpo;
  • Dificuldades em calçar, abotoar o vestuário, usar talheres, pentear cabelos, tomar banho sozinho, andar de bicicleta; escovar dentes, amarrar o tênis… e pode-se observar no seu desenho do corpo, faz uso de poucos detalhes, por exemplo.

2-Localização espacial

Dificuldades em especificar locais: onde mora, onde tomou o ônibus, por onde passou… na própria noção de orientação dentro da escola, sala de aula ou em outros espaços da escola;

  • Na discriminação das direções das grafias das letras. Como "m" e "u", "ou" e "on", "p" e "q", "b" e "d", "6" e "9", "15" e "51" etc.;
  • Na escrita, sabe quais letras vai usar para determinada palavra, mas às vezes usa-as de forma aleatória.

3-Orientação temporal

A estruturação temporal: usar a ordem cronológica dos acontecimentos: antes, depois, durante. Noções de hora, minutos, os dias da semana, os meses, as estações do ano. Tudo precisa ser ensinado em casa e na ; escola: todo domingo vamos à igreja, ou à feira; sábado não tem aula, toda 4ª tem dentista… toda terça-feira: recreação, toda quinta-feira: lanche coletivo, 2ª feira , laboratório de informática (faça uma agenda e fixe no quadro: é assim que os alunos aprendem os dias da semana…)

2-Lateralidade

A lateralidade é a habilidade que o ser humano possui de utilizar preferencialmente mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Oliveira (2005, pp.62-63);

Isto significa que existe uma predominância de um lado (o direito ou o esquerdo) receberá apoio do lado oposto. Par escrever com a direita, o lado esquerdo apoia todos os movimentos (e vice-versa) – a mão, o braço, os olhos…

Quando um aluno tem falhas na lateralidade, como lateralidade indefinida, ora usa um lado ora outro, vai faltar tonicidade, observe o que acontece:

  • A criança escreve seus números e letras "espelhadas";
  • Dificuldade em direcionar a grafia da esquerda para direita; A escrita é lenta ou ilegível.
  • Exerce muito esforço para escrever;
  • Dificuldade em discernir esquerda e direita;
  • Faz confusão com a grafia de letras semelhantes (direções): como b, d, q, p. 

3-Estruturação espacial

Esse domínio é fundamental para a leitura e linguagem da criança:.

Dificuldades em estruturação temporal :

  • Não percebe os espaços que existem entre uma palavra e outra;
  • Inversão da ordem das letras nas sílabas: na fala e até na escrita: Pode escrever "corbetor" em vez de "cobertor";
  • Dificuldades em terminar as atividades junto com a turma, outra queixa dos professores;
  • Em matemática, na execução de cálculos, pode trazer problemas na organização de coluna e fileira.
  • Percebe-se, principalmente, numa das principais queixas do professor: desorganização. O aluno, simplesmente em dificuldades em se organizar: material escolar, caderno (usar a folha, a pauta, respeitar limites das linhas), centralizar o desenho na folha e etc.

Por Júlia Virginia de Moura – Pedagoga

Veja no blog; SÓ ATIVIDADES PARA SALA DE AULA, um circuito de psicomotricidade que independe de muito material e que dá resultados surpreendetes na sala de aula, clicando aqui

Por: Júlia Virginia de Moura – Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores