“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Como criar um blog para sua turma- ferramenta pedagógica

 

Como criar um blog na plataforma Blogger / Blogspo

Guia de primeiros passos

O Blogger oferece uma maneira fácil de colaborar, discutir ou compartilhar os seus pensamentos com outras pessoas.
Esse guia pode ajudar você a se familiarizar com os recursos principais do Blogger e começar a escrever o seu próprio blog.
Para começar a usar o Blogger, basta fazer login
na sua Conta do Google. (Se você usa o Gmail, os Grupos do Google ou o orkut, você já tem uma conta.) Se ainda não tem uma Conta do Google, é possível criar uma agora.
(crie um blog teste : clicando nos links do sumário)

Sumário
Criar um blog
Para começar a usar o Blogger, visite a página inicial do Blogger, digite o seu nome de usuário e a sua senha e clique em Fazer login. Digite um nome para exibição e aceite os Termos de Serviço do Blogger. Em seguida, clique no link Criar um blog e comece a usar!
Selecione um nome e um endereço (URL) para o seu blog.(escolha um titulo para o blog, com a turma, e depois faça desse título o enderço(URL), por exemplo: 3º Ano D – Turma Legal (seria o título) e o endereço: http:// 3anodturmalegal.blogspot.com, ou o endereço pode estar vinculado à escola : http://3ºanodturmalegaldaescolaclasse10.blogspot.com.(todo o nome(endereço) escrito tudo junto em letra minuscula.
Em seguida, escolha o seu modelo favorito, (há vários modelos já prontos para educação (escola) ou escolha um modelo em que pode ser usado acima do título, imgens da turma com a professora (fotografia panoramica),essa será a aparência do seu blog quando você publicá-lo. Seja criativo, adicione informações a seu perfil da turma, professor e escola e, se desejar, personalize a aparência do blog. Comece a blogar agora!
Veja esta vídeo aula:
Faça um blog teste e depois coloque o tema em discussão em sala de aula
A idéia do Blog deve ser levada para sala de aula, ecolha do título e após o professor já estar com imagens, calendário, e com todas as idéias para formatar a página inicial, o blog pode ser construído na própria sala de aula através de um data show ou com o notebook conectado à uma TV LCD.
Veja depois a personalização da página inicial do blog: sugestões.
Por: Júlia Virginia de Moura – Pedagoga

2 comentários:

  1. Muito bom o blog,ta de parabéns,da até gosto de ver blog assim,vou recomendar para alguns amigos meus como estou recomendando o www.detetive-particular.com que é muito bom tb que estou usando na minha empresa,parabéns abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Pow,muito bacana esse blog,parabens em,passaram 2 pessoas la no meu e falaram do seu,aprovadissimo 100% ai da gosto de ver blogs recomendandos,me recomendaram esse www.rastreamentodecelular.net ,parece que é de software de celular pra rastrear e eu tava precisando,sera que é bom?Abraços,fui,BLOG PERFEITO!!

    ResponderExcluir

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores