“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


domingo, 27 de maio de 2012

Piada–Gênero Literário que produz risos: sucesso na sala de aula–4º e 5º anos - EF

"Uma piada é um texto narrativo curto de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê".Além disso, o riso (em tese, o principal objetivo da piada) é considerado como algo saudável, pois libera endorfina(hormonio) produzido no cérebro que produz sensação de bem-estar”

Se o professor vai trabalhar com textos, que sejam significativos e prazerosos, a piada faz parte das comunicações entre os alunos e com certeza, vão gostar muito dessa atividade realizada na IV Coordenação Coletiva Especial.

A partir deste gênero literário, o Coordenador Pedagógico  Prof. Ronaldo, fez uma demonstração de uma aula, em Lingua Portuguesa, usando como mais ferramenta pedagógica significativa, prazerosa que pode ser usada em reprodução de texto, aspectos textuais, reescrita, ortografia, legilbilidade da escrita, autocorreção, correção coletiva , etc. Enfim, de acordo com as necessidades  maiores das turmas de 4º e 5º Anos.

Realizou com os professores uma atividade de Ditado, autocorreção, correção coletiva e correção individual. Usou esta atividade com o objetivo de demosntrar aos professores a importância da correção da escrita de um texto, principalmente da correção individual, que mesmo sendo cansativa para o professor e mesmo para a turma ( o professor faz a correção com cada um dos alunos, naa sua mesa), pois demanda muito tempo na primeira vez, em menos de um mês, o professor vai ver que valeu a pena, pois esta dificuldade será minimizada ao máximo.

Estratégias

1- O professor lê a piada ( apropriada para crianças, como as conhecidas como sátiras). Aguardar que todos  tenham entendido (pelo menos a maioria), e manifestem bom humor e risos. Provocar comentários que farão com que os mais desatentos entendam e participem.

2- Solicitar que usem o caderno de caligrafia, ou mesmo o caderno comum, e em uma primeira etapa faz um ditado.

3 – Fixar na lousa o texto escrito de forma correta.

DSC02031  DSC02028

2- – O professor explica  a tabela de legenda de correação.

Ao lado do texto  uma legenda de correção e solicitar que cada aluno leia seu texto em seu caderno e depois com o auxílio do texto na lousa e a tabela de legendas, faça a autocorreção.

DSC02038  

3 – Correção alternativa:troca de textos entre colegas (antes, os alunos devem ser preparados para fazer a correção sem criticar o colega);

4- Os primeiro alunos que terminam a autocorreção começam a ser chamados, um por vez, à mesa do professor e este vai corrigir com o aluno novamente.

* Observações importantes feitas pelo professor Ronaldo.

O professor vai observar que resultante da correção individual, principalmente,o aluno descobre : omissões de letras (tão comum nas reescritas e produções) troca de fonemas, aglutinação, e até excesso de letras em palavras e outros.

Nas primeiras vezes é um trabalho  demorado e cansativo, nas próximas os textos já chegam com menos erros e o trabalho é agilizado. Chega um momento em que deixa de ser necessária a correção individual, porque o objetivo foi alcançado: o aluno está errando muito pouco, o que é natural e que vai sendo melhorado no decorrer de sua vida acadêmica. O importante é a atenção que o aluno desenvolve quando produz ou reproduz um texto e a atenção em não cometer erros, principalmente ortográficos e organizativos na composição de um texto. Lembrando que hoje, em todos os estágios da vida acadêmica, é através da redação que um aluno, um canditato à concursos, vestibulares, é avaliado quanto  as competências adquiridas  em Lingua Portuguesa, e estas começam a ser adquiridas no Fundamental I.

Sugestão de livro de piadas: DSC02023

Título: 1001 Piadas

Editora: Matrix                

Autor: Paulo Tadeu

Esta postagem se encontra no blog da Escola Classe 02 do Arapoanga, onde trabalho, como pedagoga > http://ec02doarapoanga.blogspot.com

Por: Júlia Virginia de Moura – Pedagoga

 

 

 

 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Vale a pena experimentar esta atividade... os alunos vão curtir muito e aprender melhor com que mais prazeroso!! Obrigada pela visita e pelo cometário!
      abraços
      Júlia

      Excluir

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores