“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


sexta-feira, 18 de maio de 2012

A maior feira educacional da América Latina–a tecnologia mudando os rumos da educação

FEIRA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO
A maior feira educacional da América Latina
De 16 a 19 de maio de 2012, o Centro de Exposições Imigrantes (SP) será novamente palco de uma das maiores feiras internacionais de Educação: a 19ª Educar, que conta com 200 empresas expositoras de produtos e serviços ligados ao mundo educacional.
Feira em SP traz novidades para sala de aula, como cinema e videogame
E já tem até sala de aula-cinema 5D com a intenção de estimular o aprendizado utilizando os cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. Nessas salas pode ventar e até chover.

Tem novidade a caminho da sala de aula. Projetores, tela de cinema, videogame, tudo com cara de internet. Ensinar essa geração cada vez mais conectada é um desafio. A tecnologia tenta promover uma maior interatividade entre professor, aluno e método de ensino.
Algumas aulas podem ser comparadas a uma sessão de cinema 3D
ou até mesmo 5D. Os equipamentos foram desenvolvidos para atrair a atenção dos estudantes e, com isso, facilitar o aprendizado. Em breve, alguns desses recursos devem fazer parte do dia a dia das escolas.
Quem anda pelos corredores da feira percebe que a tecnologia se tornou aliada da educação. O equipamento é de videogame e a imagem controlada com o movimento das mãos. Um programa de computador facilita o aprendizado ao mostrar em detalhes tudo o que aparece na tela.
“Isso é vantajoso, e traz a questão lúdica, o movimento, o gestual. Você tem a pessoa se locomovendo e não sentada, parada o tempo todo”, explica o presidente da P3D Softwares Educacionais, Mervyn Lowe.
Um projetor transforma o quadro em computador com acesso à internet. “Permite que você controle toda a imagem que você projetar na tela através de uma caneta interativa, sem que você necessite de mexer no seu computador para isso”, declara o especialista em produtos interativos André Biagi.
Um dos maiores desafios de qualquer professor é conseguir prender a atenção dos alunos. Um estande propõe uma sala de aula diferente que lembra uma sala de cinema com óculos 3D, cadeiras e um telão.
“A sensação é de que realmente a gente está dentro do corpo humano e a gente até sente vontade tocar algumas vezes. A gente consegue realmente perceber os detalhes e aprende com mais facilidade”, comenta psicóloga Camila Bordinholo.

Essa feira de educação é considerada a maior da América Latina e atrai expositores do mundo inteiro. A expectativa é que o volume de negócios seja 50% maior que o do ano anterior. E já tem até sala de aula-cinema 5D com a intenção de estimular o aprendizado utilizando os cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. Nessas salas pode ventar e até chover.
Reportagem do “Bom Dia Brasil” – TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores