“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


sábado, 21 de abril de 2012

Sugestões de recursos pedagógicos para Avaliação Diagnóstica

Este material pode ser usado pelo pedagogo e de acordo com o desempenho poderá ser alternado em graus maiores ou menores de dificuldades; para alunos com dificuldades de aprendizagem ou suspeita de NEE, o material avaliativo deve ser um material que pode ser manuseado pelo aluno, mas alguns, para avaliar escrita e leitura, motricidade da escrita por exemplo, deverá ser de forma escrita, usando lápis e papel.

Pontos a serem avaliados:
Atenção e Concentração(quebra-cabeça, jogo da memória, dominó,
Estruturação Espacial (quebra – cabeça)
Percepção Visual (quebra-cabeça)
Memória (jogo da memória, quebra -cabeça)
Raciocínio Lógico Matemático(
jogo de xadrez, jogo de damas evidencia habilidades para solucionar situações problemas)

Materiais para Avaliação
Coordenação Motora – (separar grãos – avalia também atenção e concentração); jogo “Pega Varetas” ( equilíbrio, motricidade); palitos e paliteiro: coordenação motora – colocar palitos no paliteiro pelos orifícios, um por vez: avalia também atenção e concentração)
Raciocínio Lógico Matemático: (números, nomes dos números para que faça a relação; miniaturas para quantificação, seriação e classificação; letras do alfabeto, para identificar e discriminar as letras do pré-nome, vogais de consoantes; identificação de cores primárias e secundárias,formas geométricas; jogo da memória: quantidades e numerais))
Estrutura Espacial: (palavras cruzadas – através de letras em fichas móveis, correlação palavras e imagens; capacidade de situar-se no tempo e no espaço: dias, meses, ano; local onde mora(bairro-cidade-estado-país)
DSC01632 Esta atividade foi realizada com alunos que moram em uma cidade satélite de Brasília – a caixinha azul – Distrito Federal, contém as cidades satélites – recurso usado para transpor o conceito abstrato para o concreto, facilitando o conhecimento e a identificação.

Análise – Síntese Visual: ( palavras e imagens – habilidade de  correlacionar; palavras cruzadas: letras, sílabas e palavras(síntese) ;quebra-cabeça: avaliam a análise e síntese ;

DSC01640

Coordenação viso-motora ampla: atirar a bola na boca do palhaço, bola ao cesto, boliche..
DSC01644   
Esquema Corporal:
Percepção de si mesmo, conhecer as partes do corpo (cabeça, pernas, pé, nariz, olhos boca, etc.
Fazer o desenho da figura humana ( com detalhes)
Montar de desmontar bonecos: habilidade de colocar as partes do corpo no lugar certo;

  DSC01611     DSC01612
Percepção e discriminação auditiva: vários sons diferentes, de instrumentos, objetos, animais

DSC01622
Sons   Iniciais e finais de palavras correlacionadas com imagens (atividade escrita)


DSC01574    DSC01570
Resolução de situações-problemas através de jogos- jogo de damas, xadrez…
DSC01625
Teste da psicogênese da Escrita
DSC01526 – Atividade Significativa para o aluno (importante as palavras não podem ser palavras trabalhadas na escola) Motivado com o tema “animais “ o aluno escolhe os animais da sua preferência e escreve as palavras (nomeando os animais) e a frase foi tirada do relato do aluno sobre o assunto.

Expressão Oral- narração de uma história através do estímulo de uma imagem com a sugestão de sentimentos.

DSC01655
Estruturação temporal – Organização de história em sequencia de de três ou cinco fatos ( através de imagens)

DSC01652     DSC01654

As noções : em cima/em baixo, em frente/atrás, primeiro/último, fino/grosso,cheio/vazio, pouco/muito, maior/menor,longe/perto… podem ser avaliadas informalmente através de objetos da sala e de materiais escolares do aluno.
Observação:todas essas atividades devem ser graduadas de acordo com o grau de  dificuldades do aluno, e podem ser também usadas para intervenções no desenvolvimento do aluno em situações de queixas de dificuldades de aprendizagem.
* Na próxima postagem; um roteiro para uma entrevista (anamnese ) com a mãe do aluno, em investigação diagnóstica. Posteriormente um modelo de avaliação pedagógica realizada através deste material a ser entregue ao psicólogo ou a neurologista para a avaliação final.
Por: Julia Virginia de Moura- Pedagoga



Um comentário:

  1. Amei seu blog. Muito rico de informações fundamentais para uma educação de qualidade.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores