“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


terça-feira, 24 de abril de 2012

Modelo de Anamnese: Investigação Psicopedagógica

A Anamnese, ou entrevista com o familiar mais próximo do aluno que se encontra sobre investigação psicopedagógica, é uma das ferramentas mais importantes, durante o processo de avaliação. Quase sempre, quando o informante, de preferência, a mãe do aluno, quando se mantém fiel às informações, sem omitir fatos importantes, assinala o caminho dos próximos passos que vão direcionar o fechamento de um diagnóstico.


1- Dados de Identificação

 
Nome do Aluno:__________________________________
Data de Nascimento: _________/_________/___________
Naturalidade:____________________________________
Escola:________________________________________
Série/Ano_____________________      Turno__________
Filiação:
Pai__________________________________________
Mãe_________________________________________
Responsável___________________________________
Endereço:____________________________________
Telefone______________________________Celular__

2_Motivo da Avaliação:
___________________________________________
___________________________________________
3 – Família
a) Como era composta a família na época da concepção da criança?
__________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
b) Atualmente:
Pais_(separações?)___________________________
Irmãos - (idades)____________________________
Religião__________________________________
Vida Social da Família  ( amigos, festas, passeios, moradia,nível econômico)____
_______________________________________
_______________________________________

4- Gestação/Nascimento
a) A gravidez foi planejada pelos pais?____________
b) A gestação foi uma experiência agradável para a mãe? ___Por que?___
c) Como foi a saúde da mãe?____________________________
d) E o estado emocional?______________________________
e) Fez o pré-natal?____________
Foi necessário algum tratamento?______
f) Nascimento- Tipo de parto__________________
Nasceu no tempo normal____
g) O bebê ao nascer:  (   ) necessitou  oxigênio  (    )
  teve convulsão (    ) icterícia  (    )incubadora
Observações____________________________

5- Alimentação:
a) Foi amamentado? _________ 
 b)Teve problemas com alimentação?______
c) Alimentação atual_____________________

6_ Saúde
a) Está com a vacinação atualizada?___________
b) Quais doenças teve na infância?___________
c) Outras     (   ) Febre Alta       (     )  Convulsões     
 (    )  cirurgias     (    )  acidentes         (    ) Alergias
(    )  problemas com a audição 
    (     )   problemas de visão   (    )  algum tratamento
   (    )  infecções
(      )  faz algum tratamento  - qual?____________
(     )  faz uso contínuo de medicamentos – Qual? ___

7- Desenvolvimento
a) Idade em que andou _______
b) idade em que falou_____
c) desenvolvimento motor________
d) alguma dificuldade na fala_____ 
e) desenvolvimento atual da linguagem_____
f) comunicação________________
g)  apresenta controle dos esfíncteres? _______
h) é independente nas atividades da vida diária?__________
i) sono (   ) dorme bem, calmo 
  (   ) agitado, tem pesadelos  j) apresenta curiosidade sexual?____
_k) masturba?____com frequência?___
Recebe orientação sexual?_____________
l) como a criança é educada? (   )  conversa
   (     ) põe de castigo?_________
 (     ) grita?__________(    )  bate?________

8- Socialização e Preferências
a) faz amigos com facilidade? _____________
 Tem amigos nas vizinhança? _________
 Gosta de passeios e festas? _________________
b) preferências de diversão:  ________________
c)  ele é : (      ) introvertido   (   )  afetuoso    (    )   obediente   (    ) resistente
   (    )  cooperador  (    ) medroso    (   )    inseguro
e) tem algum hábito/mania?___________

9 – Vida Escolar
a) Idade em que entrou na escola____________
b) adaptação__________________________
c)  repetências_________________________
d) ressente quando muda o professor_________
e)frequência escolar____________________
f) a família participa da vida escolar do filho? ___
g) o que acha do atendimento da escola?_______
h) acha que  o desenvolvimento da criança  é compatível com a sua idade?_____
i) há antecedentes familiares com problemas de saúde ou aprendizagem?
 ( mentais, alcoolismo, sindrômicos, outros)
_______________________________
_______________________________
Algum comentário complementar?_______
_______________________________
______________________________

*Observações: todas as informações, comentários espontâneos que jugar importante devem ser anotados pelo entrevistador.

Assinaturas:
Informante (grau de parentesco)_______________
Entrevistador (função)______________________

Data:   _____/_____/_____


Por: Júlia Virginia de Moura _ Pedagoga

5 comentários:

  1. Olá Júlia! Conhecer seu blog foi um prazer, pois contém textos de meu interesse e vim atraído pelos títulos. Contudo, estando na Educação há quande trinta anos, percebo que a sociedade está distante e cada vez mais delegando a tarefa de educar aos professores. Por outro lado, o Governo impõe uma política assistencialista e massificadora, planificando a educação sem levar em conta os aspectos culturais e regionais, a sazonalidade e as expectativas de cada população. Sendo assim, penso, estaremos cada vez mais iludidos com os resultados, a despeito dos avanços na área da pedagogia e psicopedagogia. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Júlia, gostei muito de seu blogue. Cheguei aqui através dos Educadores Multiplicadores.
    Abraços.
    Leandro Claudir do blogue Construindo História Hoje. http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olásssssssssssss...independente do governo, dos interesses vários e variados, acredito que tentar o bem, buscá-lo em favor dos que estão se in/"formando",vale a pena oferecer o nosso melhor dando-lhes opções futuras de saberem escolher. Mesmo porque, caso contrário como saber optar?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Penso como você fazer o trabalho da gente independe do trabalho do outro. Obrigada pelo comentário.
    Abraços
    Júlia

    ResponderExcluir
  5. Oi Julia seu blogue é maravilhoso estou aprendendo muito com ele, a pesquisa é importante para os educadores, pois ao pesquisar aprendo e passo adiante as novidades bjs

    ResponderExcluir

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores