“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Em que consiste uma Avaliação Psicopedagógica?

Quando um aluno é encaminhados à Equipe Multidisciplinar – Serviço Especializado Equipe de apoio à Aprendizagem (SEAA) – com queixa de dificuldades de aprendizagem e suspeita de déficit cognitivo, antes de se proceder o processo de investigação diagnóstica, há pontos importantes que a Equipe não pode desconsiderar:
1- O aluno passou por projetos interventivos da professora? Houve tentativas diversificadas de eliminar a possiblidade de uma deficiência intelectual?
2- A história de vida do aluno foi investigada?
O  aluno, em questão, não está passando por momentos de conflitos emocionais,  apresentando baixa autoestima, apatia ou hiperatividade?
3- Foram descartados problemas de saúde como  comprometimento da fala ou audição, DEPAC (transtorno do processamento auditivo), acuidade visual?
4- Falhas no desenvolvimento da psicomotricidade?
5- O aluno passou pelo processo de alfabetização? Ou foi promovido de série/ano, em série/ano, sem o domínio do código, do raciocínio lógico, de acordo com a proposta pedagógica do BIA?(Sistema de Alfabetização no Brasil)
6- O aluno pelo motivo acima possui várias repetências e se encontra “estigmatizado”?
São inúmeros fatores que faz com que o aluno apresente baixo rendimento mascarando

uma suposta Deficiência Intelectual, e antes de uma caminhada á Avaliação Psicodiagnóstica, é recomendável que a Equipe dê atenção às questões acima , dentre outras, assim como  providências tais como: exames médicos, avaliações direcionadas às suspeitas de Dislexia, Discalculia, Déficit de Atenção e Hiperatividade distribuídas entre Serviço Médico, professor regente e intervenções psicomotoras e oficinas de autoestima (intervenções pela Equipe Multidisciplinar).
Todo esse processo demanda um certo tempo, mas é importante para não correr o risco de um diagnóstico que deixa dúvidas. Pois uma vez diagnosticado como DI ou qualquer outra deficiência, os psicólogos especialistas em educação orientam que não há reversão. Este aluno será para sempre um portador de necessidades Educacionais Especiais.
Pontos à serem observados numa avaliação que começa com o pedagogo, ou psicopedagogo:
  • Análise do relatório do professor regente;
  • Análise do material produzido, em sala de aula, pelo aluno;
  • Observação – em sala de aula
  • Entrevista com a mãe ou com o familiar mais próximo que possa dar informações importantes sobre o aluno, desde a gestação – Anamnese
  • Momento de acolhimento da Equipe com aluno _ momento  em que é necessário estabelecer  vínculos afetivos entre o avaliador e o aluno.
*Após o acolhimento, o aluno deverá estar na sala da Equipe de Apoio à Aprendizagem em vários momentos em que tudo deve ser registrado, desde a postura e aparência física, aspectos  relacionados ao
Comportamento Socioafetivo (interação social em sala de aula e ambientes da escola); DSC00438
       Comunicação: a) verbal com fluência ou retraimento;( expansiva ou tímida); vocabulário rico ou restrito; b) comunicação   comprometimento da fala(?)
Compreensão de enunciados e comandos, regras e limites, habilidades para realizar e finalizar atividades, com ou sem intervenção.
Atenção e Concentração: a)demonstra interesse pelas atividades propostas; detém-se  por pouco ou muito tempo na execução de uma tarefa;b) é disperso, muda o foco da atenção de uma à outra atividade; c) apático, necessita muita estimulação; d) agitado, não conclui atividades propostas.
             Memória: visual e auditiva –a) Visual- interpretação de gravuras, relato de acontecimentos, jogos de memória; monta quebra cabeça de 5 peças médias com ou sem encaixe; b) auditiva; discriminação de sons ( de objetos sonoros, de animais…), sons iniciais e sons finais de palavras; troca e/ou omite  fonemas na fala;identifica figuras iguais/diferentes; letras iguais/diferentes.
DSC00423Raciocínio Lógico : capacidade de solucionar situações problemas (de acordo com o nível de desenvolvimento aumentar ou diminuir a complexidade: organizar objetos em cima de uma mesa, tirar ou adicionar objetos (noções de organização, adição e subtração); banco imobiliário, quebra-cabeça. jogos de encaixe. Identifica números e  relaciona com quantidades; faz uso de algoritmos; uso do dinheiro,noção de quantidade e troco; discrimina notas de moedas e identifica valores;
Psicomotricidade:a) esquema corporal : ( identifica partes do corpo, faz o desenho da figura humana com ou sem detalhes); b) lateralidade definida (identifica esquerda/direita em si mesmo – identifica direita/esquerda nos outros); c) estruturação espacial ( em cima/embaixo, maior/menor, dentro/fora,perto/longe, cheio/vazio, grosso/fino/ pouco/muito, alto/baixo/ em frente/atrás;
Estruturação espaço/ espacial: noção de si mesmo no tempo e no espaço: a) onde mora (bairro, cidade, estado, país); b)manhã, tarde e noite/ hoje, ontem e amanhã/ dias da semana, meses do ano; organiza uma história em sequência, através de três estímulos (gravuras), de cinco estímulo011s.
Motricidade da escrita: segura o lápis de maneira correta; executa traçado de letras e números, da direita para a esquerda sobre a pauta, respeita os limites da folha.
Psicogenética da escrita: nível ou hipótese construída.(escreve palavras, frases ou texto;
  Coordenação motora ampla/ritmo e equilíbrio: correr, pular, bater palmas, pular com um só pé, fica de pé com os olhos fechados, cainha sobre uma reta com os braços abertos,  equilibra um livro na cabeça.
Na próxima postagem veja: sugestões de materiais pedagógicos para entrevista (anamnese) com a mãe do aluno em processo de avaliação e materiais usados para avaliar cada ponto acima citado.
Por Julia Virginia de Moura – Pedagoga


Site Recomendado


Leia sobre :
Dislexia - Atividades pedagógicas e Avaliação:aluno disléxico - Ensino Fundamental e Ensino Médio
http://soatividadesparasaladeaula.blogspot.com.br/2012/04/atividades-pedagogicas-para-aluno.html


Psicomotricidade: Gincana Psicomotora - Sugestões de Atividades
http://soatividadesparasaladeaula.blogspot.com.br/2012/04/atividades-pedagogicas-para-aluno.html

Um comentário:

  1. gostei de vou usar os seus ensinamentos com meus alunos. parabéns.

    ResponderExcluir

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores