“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


terça-feira, 10 de abril de 2012

Alunos de séries iniciais com dificuldades de aprendizagem? Atividades de psicomotricidade(SEAA)

currículo
Os alunos de 1º e 2º ano – séries iniciais, e mesmo alunos de outras séries/anos, que apresentam dificuldades na escrita/leitura e cálculo, encaminhados ao Serviço Especializado Equipe de Apoio à Aprendizagem, passam por um projeto interventivo de desenvolvimento da Psicomotricidade, de acordo com as queixas dos professores.
A psicomotricidade: é uma representação mental da expressão motora. Em outras palavras, psicomotricidade é a relação entre o pensamento e a ação. Portanto as atividades de psicomotricidade desenvolvem o movimento ao mesmo tempo em que a ação mental para produzir esse movimento. Transportando as habilidades desenvolvidas, pela psicomotricidade, para os processos da escrita, leitura e cálculo mental
fica claro essa necessidade como suporte para aprendizagem.
Veja como habilidade psicomotora se relaciona com a aprendizagem: oe
1-Esquema corporal e orientação espacial – consistem na consciência do próprio corpo, de suas partes, movimentos corporais, das posturas e atitudes. A capacidade de orientar-, movimentar-se e adaptar-sece no tempo e no espaço, tendo o corpo como referência, capacita o indivíduo estabelecer relações de posição, direção e distância e a percepção de ordem e sucessão no tempo
Resumindo, quando a criança domina essas habilidades é fácil para ela transpô-las para escrita, como exemplo quando escreve o pré-nome e coloca as letras na forma correta. Se uma criança já identifica as letras do seu pré-nome e as coloca aleatoriamente, significa uma falha no domínio do esquema corporal e da orientação espacial. É simples, quando se sabe e consegue informar, expressar de forma artística onde se localiza a boca, os braços, as costas, o tórax, o próprio corpo; esse conhecimento favorece a identificação de letras, sons, e localização numa dada sequencia e na formação de uma palavra.
Assim a psicomotricidade envolvendo as percepção e memória auditiva, análise e síntese – em que o aluno identifica e reconhece as características de um som dentro de um todo e é capaz reuni-los num todo; a percepção visual em que identifica e interpreta os estímulos recebidos: coordenação viso-motora em que se percebe as relações espaciais, a percepção figura-fundo levando à concentração e atenção.
As relações e afinidades que permitem reunir informações e relacioná-las adequadamente (abelha>mel, energia>luz, letra>som, número>quantidade) e as sequências, habilidade de compreender e interpretar relações e princípios que determinam uma seriação, identificando o elemento anterior e o posterior.
Estas habilidades psicomotoras são suportes básicos do aprendizado para os processos de aprendizagem mais complexos.
As crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem são crianças que, em linhas gerais, são crianças de inteligência mediana (ou acima da média), sem problemas emocionais ou motores sérios e que podem ver e ouvir dentro dos parâmetros normais, mas que ainda apresentam dificuldades nas atividades escolares habituais. Estas crianças não se encontram em estados emocionais conflituosos ou socialmente desajustadas, embora se encontre com baixa autoestima. O que vai de encontro ao conceito de “dificuldades de aprendizagem” é o resultado de dificuldades com processos mais elaborados como memória, linguagem ou solução de situações problemas. De onde se conclui que o desenvolvimento das habilidades motoras é básico para o desenvolvimento de estágios mais avançados.
E o mais importante é identificar onde se encontra a falha no processo de aprendizagem. Como ás vezes se tornar difícil especificar as falhas, através de jogos e atividades para todos os níveis de aprendizagem com ênfase e adaptação das atividades, se pode alcançar um ou mais dos pontos chaves que se encontram falhos no processo psicomotor. E todas as crianças, ANEEs, com ou sem dificuldades são beneficiadas apresentando melhores desempenhos em sala de aula.
Na próxima postagem veja as habilidades motoras e sua importância específica no processo de aquisição da escrita, leitura e raciocínio lógico matemático.
Por: Júlia Virginia de Moura - Pedagoga


Referência -


-Major, Suzane, Walsh, Mary Ann – Crianças com dificuldades de aprendizado – Editora Manole Ltda.
Campos, Maria José e Lima, Maria C.- Psicomotricidade – Pensamento e Linguagem

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