“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


sexta-feira, 16 de março de 2012

Sexualidade aflorada gera “Projeto de Orientação Sexual”

PROJETO DE ORIENTAÇÃO SEXUAL
“GENTE QUE ESTÁ CRESCENDO”
 
                               

images                                                                             Introdução
Este Projeto foi elaborado á partir das necessidades, das “questões que foram surgindo em sala de aula, nas recreações, enfim nas movimentações e interações sociais , entre os alunos do Ensino Fundamental – Série
Iniciais de uma Escola Pública do Distrito Federal.Através de brincadeiras, imitações, descobertas e até mesmo das estimulações externas
que vem da Televisão, de filmes, seriados, novelas,do Vídeo- Game, Revistas, Jornais, Publicidades e Internet, e outros...  direcionadas ás crianças e adolescentes, despertando a sexualidade, muitas vezes, precocemente, trazendo a necessidade  de orientações, redirecionamentos, tornou-se o propósito deste Projeto.
Objetivos      professores
Orientar, tirar dúvidas, redirecionar conhecimentos para que os alunos possam crescer manifestando a sexualidade de forma natural, prazerosa e saudável, sem que o processo de letramento seja prejudicado, neste período, tão importante para a aprendizagem quanto para  o desenvolvimento global.
Estratégias:
Após a “escuta” individual, duplas ou grupos, os alunos, principalmente os que estão
escuta envolvidos no processo da descoberta da sexualidade passarão por seis oficinas, uma por semana, com duração de 40 minutos, no horário contrário às  aulas.

*Importante: antes das oficinas realize com os alunos em uma ambiente tranquilo, música suave: relaxamento e automassagem, clique AQUI, para saber tudo sobre automassagem e seus efeitos.
1ª Oficina dos Sentidos” – o prazer está no que toque, como está  no que ouço, vejo, sinto o cheiro... e até no que imagino.comendo dança pelucia abraços
2ª -Oficina – Eu sou a Criança( ou adolescente) – Quem Eu Sou?(autoconhecimento)
3ª- Oficina – criança – jovem – adulto – idoso – fases da vida – Qual o Papel de Cada Um?
026    009     004
008    016      006
CLICAR NAS IMAGENS PARA VER EM TAMANHO MAIOR
4ª- “- “Oficina – Dinâmica – “Regras e Limites” –” Coelhinho sai da Toca”DINÂMICA D 2

5ª- Oficina – Dinâmica – "Verdade ou Consequência"Dinâmica da"Verdade ou Consequência? "
Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade. Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.As perguntas são relacionadas aos temas da sexualidade.
VERD,
6ª- oficina – Respeito ao Direito do Próximo – dinâmica e vídeoMaterial:
Pedaço de papel em branco, caneta
Procedimento:
O condutor da dinâmica distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo. O condutor da dinâmica pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem tirar a caneta do papel. Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um rosto com olhos e nariz. Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes. continuem o desenho fazendo um pescoço e um tronco. É importante ressaltar sempre que não se pode tirar o lápis ou caneta do papel. Pede-se  que 
todos parem de desenhar. Todos mostram seus desenhos. O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum desenho igual ao outro, portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, que somos multifacetados, porém com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o ponto de vista do outro, as diferenças físicas, a maneira que cada um tem de ser.002 008 011
Encerramento – “festinha”
Roteiro
1º - Auto Massagem e relaxament0 (veja também como realizar um relaxamento e automasagem - no Projeto 'RESGANTO A  AUTOESTIMA" clicando> AQUI 
º- Dinâmica
3º- Explosão de Ideias
4º - Conclusão
5º - Expressando através da arte – música, dança, modelagem, desenho livre, recorte de gravuras, montagens, poemas, dramatizações,  de acordo com o tema.
Conclusão
Partindo dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, sobre o corpo humano, funções, higiene e saúde... os alunos que apresentavam conceitos e manifestações da sexualidade de forma inadequada apresentarão, após este projeto, um desenvolvimento da sexualidade de forma saudável, superando o mau desempenho da aprendizagem em sala de aula, resultantes do comportamento inadequados.
AFET
Por Julia Virginia de Moura – Pedagoga
Fundamentação   teórica:
Freud e a Educação- O Mestre do Imposssível
Sexualidade e Infância - Claudia Ribeiro
http://www.ne.or.br/
 

Um comentário:

  1. Amei esta aula e vou aplica-la.Super criativa,alegre,dinâmica e de fácil exposição.
    Parabéns aos autores e continuem nos trazendo ótimas idéias no campo da educação.

    ResponderExcluir

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores