“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


sexta-feira, 2 de março de 2012

“Sensibilização á Inclusão” - SEAA e Sala de Recursos

As professoras especialistas Marilene Francisco e Ieda Nunes, a pedagoga Julia Virginia de Moura (SEAA)  com o apoio da Equipe Gestora: Georgina Lopes, Gisele Costa e a Supervisora Pedagógica Franci Barros promoveram um encontro com o grupo de professores, em  Coordenação Coletiva, de “Sensibilização à Inclusão”, evento que já faz parte da série de trabalhos coletivos  em formação continuada da escola, no início de cada ano letivo
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A Supervisora Pedagógica Franci Barros faz a abertura do evento.

A professora MaDSC01308rilene Francisco faz um resumo do que consistirá este encontro:
1-Atribuições e formas de atendimento do SEAA, apresentação da  pedagoga da escola;
2- Conhecendo os Transtornos e Síndromes e como trabalhar com os alunos , pelas professoras especialistas Ieda Nunes e a Marilene Francisco;
3 – Da Teoria á Prática : apresentação de um plano de aula para um turma de Educação Inclusiva – com recursos pedagógicos adaptados, apresentado  pela pedagoga;(Veja este plano na postagem anterior  o passo a passo no vídeo abaixo)
4-Exposição de materiais e jogos pedagógicos para serem usados nos planejamentos das turmas inclusivas;
5- Avaliação, pelas professoras, sobre o momento de sensibilização e formação continuada.
SEAA     - Serviço Especializado de Apoio á Aprendizagem     
A representante do SEAA expôs seu plano de trabalho, nos atendimentos, interventivos/avaliativos dos alunos em situações de queixas escolares, explicando e dando ênfase que a principal função da pedagoga não é  avaliar para diagnosticar alunos com transtornos cognitivos, mas através dos vários projetos interventivos, em parceria
com os professores e com a família, ajudar os alunos encaminhados, ter um desempenho melhor em sala de aula, saindo da situação de dificuldade. O psicodiagnóstico, quando então serão envolvidos a psicóloga do SEAA, e se necessário, outros profissionais da área médica, acontecerá em última instância.
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  •       Os atendimentos       do    SEAA
       Alunos com queixas escolares:   
  •      -Projeto” Resgatando a  Autoestima”
  •   - Projeto “Contos de Fadas”
  • -Projeto “Musicalidade e Aprendizagem”
  • Avaliações pedagógicas : alunos do 3º ao 5º Ano.
       “ Oficinas de Psicomotricidade e Autoestima”, “Oficinas de Desenvolvimento da Autonomia, Independência e Maturidade”: turmas de alunos do 1º ao 2º Ano.

                                                                                                                Sala de Recursos
A PDSC01308professora Marilene Francisco explicou como são feitas as Adaptações Curriculares aos professores de turmas inclusivas, falou sobre as atribuições da Sala de Recursos como um ambiente onde o ANEE vai receber complementação ou suplementação curricular específica de acordo com as necessidades de cada um .Um trabalho que a sala de recurso realiza junto com as  famílias e professores.         Conceituou as principais síndromes e deficiências e como trabalhar com esses alunos nas salas de aula inclusivas:
Deficiência Mental, Deficiência Múltipla, Visual, Auditiva, Deficiência Física e Altas Habilidades. Apresentou também os projetos que serão trabalhados na sala de recursos:"Projeto Para Gostar de Ler”, "Oficina Fazendo Arte com Arte","Projeto Uma Palavra Puxa a Outra". A Síndrome de Down, TGD, Síndrome de Rett, Asperger e Autismo Clássico foram apresentadas pela professora especialista Ieda Nunes
DSC01330que demonstrou como se formam os cromossomas da Síndrome de Down e sobre as formas de trabalhar com esses alunos. Apresentou os projetos que serão trabalhados ao longo do ano letivo: Projeto "Brincando com Palavras" e "Oficina Fazendo Arte com Arte".
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E unindo a teoria á prática a pedagoga Julia Virginia de Moura fez a demonstração de um plano de aula para Educação Inclusiva – 3º Ano das Séries Iniciais – Adaptação Curricular, com flexibilização dos recursos didáticos. Língua Portuguesa – leitura e escrita, conto e reconto - em Literatura Infanta-Juvenil. Veja o vídeo

E finalizando as professoras avaliaram este momento de sensibilização e formação continuada para professores.

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Professoras de 3ºano - Regiane e Synara
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Professora Vânia
 
Vejam as avaliações:
   
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Estas avaliações foram selecionadas entre todas por estarem mais nítidas do que as outras.Clique nas imagens para ler .
Escola Classe 02 do Arapoanga - SEDF - Planaltina/Distrito Federal

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