“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


segunda-feira, 12 de março de 2012

Lady Gaga contra o bullying–Soluções Simples fazem a Diferença, no Brasil

Lady Gaga faz uma campanha anti-bullying em universidade americana. Aqui no Brasil, veja a pesquisa realizada pela UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA – PROJETO ANTI-BULLYING – UM PROJETO QUE DEUS CERTO
SOLUÇÕES SIMPLES FAZEM DIFERENÇA
- Adriana Lira- Universidade Católica de Brasília
                 
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                             Cátedra UNESCO da Juventude  Educação e Sociedade – UCB
“As violências tomam dimensões  cada vez maiores, carecendo, por essas razões identificar por que parte das  escolas, do Distrito Federal, não atinge seus objetivos no processo  de superação.
Este artigo propõe uma reflexão sobre o clima escolar como recurso indicador da necessidade e possibilidade de mudanças dos gestores e equipe comprometido com uma educação de qualidade, portanto, medida eficaz que independe de recursos sofisticados, mas dabu4 sensibilidade e responsabilidade.
Após uma pesquisa realizada em cinco escolas da periferia de Brasília
, cidades satélites), com alto nível de violência, dentro do Projeto Segurança Escolar do Ministério Público do Distrito Federal. A amostra  envolveu 1004 informantes do ensino fundamental, entre gestores, professores, alunos, orientadores educacional, alunos, policiais militares e servidores.
Evidências de pesquisa mostraram que a superação das violências tem relação direta com a qualidade do clima escolar, detectando a existência de relações bilaterais entre o clima organizacional e as violências, num processo cíclico acumulativo. Os resultados apontaram que o gestor exerce influência sobre o clima, confirmando que a sua postura a adoção de medidas simples e de baixo custo são capazes de elevar  a qualidade do clima. Por meio de uma gestão democrática, acessível, comprometida e ainda estabelecer com os estudantes um pacto de confiança, a gestora de uma das escolas encaminhava problemas idênticos aos de outras unidades escolares, alcançando resultados diferentes por meio de esforços coletivos, adoção de projetos de convivência e educação não formal (PROJETO ESCOLA ABERTA nos finais de semana), implementação de currículos significativos e envolvimento dos atores, entre outras medidas, ao invés das medidas repressoras".
Solicitamos á professora Adriana Lira, que citasse medidas práticas, desta escola (em Planaltina – DF), que havia alcançado melhores resultados, ela apontou as portas abertas aos alunos(também) nos turnos contrário aos das aulas, para práticas diversificadas, inclusive, esporte.bu2
Trazer os aluno para dentro da escola, acolhimento e afetividade. Ao invés de “encaminha-lo” á outras instituições que promovem programas alternativos. Não querer ficar livre daquele aluno e faze-lo sentir isso.

I CONGRESSO INTERNACIONAL ADOLESCÊNCIA E VIOLÊNCIA : PERSPECTIVAS CLÍNICA, EDUCACIONAL E JURÍDICA- Brasília – DF

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