“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


sábado, 18 de fevereiro de 2012

Sugestões de Atividades–Projeto " História do Brasil em rítmo de Carnaval” - 1º ao 5º ano-Só Matemática

Aqui estão sugestões de atividades do Projeto “História do Brasil em Ritmo de Carnaval”. As atividades devem ser adequadas de acordo  com os conteúdos de cada   série/ano.
Matemática – Lingua Portuguesa – História – Geografia – Expressão Artística
Só  Matemática
Trabalhando com números e quantidades que surgiram no trabalho de pesquisa e  desenvolvimento do projeto sugerido na postagem anterior.
Sistema de numeração decima ( caráter aditivo)
Se uma escola desfila com 2 mil componentes nas suas alas, na bateria e na ala das baianas com 3 centenas de componentes, e com  8 dezenas nos carros alegóricos e 9 unidades de componentes em outros setores. Quantos componentes tem ao todo esta escola?-
_______________mil
______________centenas
_____________dezenas
_____________unidades
____________ total de componentes

alas   mestre
Alas                                                           Mestre-Sala e Porta-Bandeira

bateria      baianas
Bateria                                            Baianas
Situações- problemas:
1- Sabendo que a  na bateria de uma escola de samba tem 210 ritmistas e no dia do desfile faltaram 7. Com quantos ritmista a escola desfilou?
Dos componentes mais importantes de uma escola de samba estão:
1- comissão de frente com 15 componentes;
2- Bateria com 200 ritmistas, no mínimo;
3- Ala das Baiana com 100 componentes;
Com quantos componentes mais importantes desfila uma escola de samba?
2-Se cada escola que desfila possui 8  carros alegóricos. Quantos carros alegóricos terão as 12 escolas que desfilam no primeiro dia de carnaval no Rio de Janeiro?
Resposta:_________________

CARROSS ALE      COMISSÃO
Carro Alegórico                                        Comissão de Frente
*Evite usar mais de uma questão em cada situação problema, uma vez que na estratégia que o aluno vai usar para solucionar, ele poderá usar  o caráter aditivo, o multiplicativo, ou os dois. Sempre procure saber qual estratégia usou; importante é o raciocínio correto
Ligar: Os componentes de uma escola de samba:
Mestre-Sala e Porta-Bandeira                                        100
Comissão de Frente                                                          200
Rainha da Bateria                                                           2.500
Bateria                                                                                     2                                                                                                                                 Componentes (mínimo)                                                         1

rainha da Rainha da Bateria

Estas são algumas sugestões. Use sua criatividade e estruture outras dentro dos conteúdos da série que estão sendo trabalhado agora. Visite o site em referência, onde poderá obter números reais de um desfile de escola de samba. Use também números das apresentações na culminância do Projeto. É muito importante que as atividades surjam da realidade, que sejam significativas.
Por Julia Virginia de Moura – pedagoga
Veja na próxima postagem :
Atividades de Língua Portuguesa – História e Geografia
Referência
Regulamento Específico dos Desfiles das Escolas de Samba
http://liesa.globo.com/2012/por/03-carnaval12/regulamento/2011_Carnaval_Regulamento-LIVRO.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores