“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Só Matemática - Avaliação Inicial


Só matemática: avaliação inicial


Para quem leu na postagem anterior a atividade de Inicio do Ano Letivo -AvaliaçãoInicial, percebeu que na produção individual do texto “Quem eu sou, onde estou”, em Língua Portuguesa já configurou um diagnóstico individual dos conteúdos da escrita formal que o aluno já adquiriu em termos de ortografia, gramática e até organização textual; em Matemática, apesar de solicitados números e raciocínio lógico, não foi suficiente para fazer um diagnóstico do que o aluno já sabe.
È necessário fazer uma avaliação específica com números e operações para que se possa avaliar os conhecimentos sobre escrita e resolução de situações problemas.

Como ponto de partida, lembrar que o nosso sistema numérico é posicional e decimal, antes de formatar atividades avaliativas de matemática. Por exemplo quando solicitado o registro do número que representa a quantidade de alunos da sala de aula( 38 ) o aluno vai demonstrar ou não que o sistema de composição do número é aditivo e multiplicativo: 3 x 10 + 8.
Para avaliar o raciocínio dos seus alunos , é preciso entender que as crianças formam hipóteses -
( assim como na alfabetização), na construção dos números.

Exemplos:
Hipóteses na construção da escrita de Números

Números redondos– 10, 50, 250. 600 – dominam com mais facilidade.
Nome do número relacionado com a grafia dos algarismos que o compõem – estabelecem relações: 83- (oitenta > oito)
Relações entre o nome do número e números redondos ( usam duas hipóteses): 200012
Entre outras...
Faremos uma postagem sobre Hipóteses Matemáticas e como elas podem ajudar o professor no processo de ensino/aprendizagem da matemática.

Sugestões de Atividades Avaliativas

Trabalhando com blocos de números - Estas sugestões podem ser usadas do 3º ao 5º ano
1ªAtividade - Ditado de números

Use números relativos a dados reais do cotidiano do aluno. Números que sejam significativos (retirados da atividade anterior, por exemplo – texto individual ( Avaliação Inicial- veja postagem anterior). Não use grande quantidade de números – no máximo 10 números, com várias quantidades de algarismos para verificar a dificuldade que possam ter. É importante que tenha uma ordem e que haja relação entre eles.

Oriente a forma como devem escrever os números: cada número em uma linha. Escrever da forma que acham que é correta. (Fique atento com os alunos que tentam copiar dos outros - registre e depois faça um trabalho individual).

 2ªAtividade

Comparar três números e saber qual é o maior (veja o exemplo)

Perceber o valor posicional dos números

1. O ano passado foi o ano de 2.011,este ano é o ano de 2.012 e o próximo ano será o ano de 2.013

O ano atual escrito por extenso é:

( )Dois mil e doze

( )Dois mil e onze

( )Dois mil e treze.

*Crie mais exercício desta forma com dados significativos e no nível da turma

Apresente desafios com vários graus de exigência. Por exemplo: completar retas com sequências de números naturais ou racionais, com quantidade variada de algarismos, organizados em diferentes intervalos (de 2 em 2, de 5 em 5, de 10 em 10...).

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INICIE O DITADO COM NÚMEROS RETIRADOS DA PRODUÇÃO DE TEXTO ANTERIOR:
- idade do aluno -número da casa onde mora - - número da linha de ônibus (se houver) - número da placa - -idade dos irmãos -idade dos pais
- ano em curso (2012)-( nas produções quais números serão usados) *Acrescente agora o seu bloco de números:
2– é um número chamado “marco”, pois se relacionar com os pares (dois olhos, duas mãos...), dinheiro (dois reais)
18- é número fácil de relacionar o nome com os algarismos
75 - é número fácil de relacionar o nome com os algarismos
80 – número redondo
100 – número muito comum (muito usado)
180 – este número se relaciona com os anteriores
2012 – número que se relaciona ao ano atual
*Os números escolhidos deverão estar no nível da série/ano.
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Reconhecer a decomposição de números naturais

(usar esta atividade também na decomposicão)

2 – Qual dos números foi colocado no ábaco?

(A) 1.314 (B) 4.131 (C) 10.314 (D) 2.417




(faça uso constante do ábaco em suas aulas)
3ª Atividade


Resolução de problemas
Nunca usar mais que 3 situações problemas. Oriente para que resolvam da maneira que sabem . Estruturá-los de acordo com o conhecimento e a experiências que os alunos já possuem, dosando o grau de complexidade. Lembre-se que deseja avaliar , principalmente as dificuldades, o que precisa ser retomado antes de prosseguir nos conteúdos da série/ano atual. Durante as atividades fique atento aos alunos que tentam copiar dos outro e registre isso, caso contrário ele pode apresentar um resultado irreal. Discuta com eles as estratégias que usaram. Dê atenção a todos e peça que anotem numa folha de rascunho tudo que fizeram para chegar ao resultado. O que não anotar nada, apenas o resultado pergunte como ele chegou aquele resultado. E aos que tentarem copiar, depois apresente problemas diferentes para que seja resolvido individualmente, sem repreensões.
Para descobrir o conhecimento matemático e a experiência em resolver situações problemas, apresente alguns dados , baseados em situações da vida diária e solucione coletivamente, registrando na lousa todas as estratégias sugeridas por eles, e depois, em um outro momento estruture questões que envolvem situações problemas com enunciados curtos do tipo calcule ou efetue., envolvendo adição, subtração e multiplicação.


*
Use situações problemas no campo aditivo e no campo multiplicativo; resolução de problemas, principalmente, blocos de números, desde que não sejam em grandes quantidades de atividades, pois levam ao stress e ao erro, vão dar um norte do que a turma sabe, o que é necessário ser trabalhado mais, antes de novos conteúdos. Nunca use atividades consideradas mais difíceis, pois não alcançará o que deseja: saber o que eles sabem.
Referências:

Parâmetros Curriculares Nacionais - Matemática
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf

A Avaliação em Matemática no Ensino Fundamental
Por dentro da Provinha Brasil





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