“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Projeto “História do Brasil em ritmo de Carnaval”

Um projeto sobre o carnaval no Brasil pode e deve ser criado e aplicado em toda a escolas, envolvendo todas as turmas, desde a Educação Infantil, Educação Inclusiva, Escolas Rurais, ao Ensino Médio, sendo adaptado á realidade da vivência do aluno. Se a Escola localiza-se no Nordeste "o Galo da Madrugada", se na Bahia, o Axé... e mesmo se no Campo, como os alunos vivem o carnaval,vão á cidade, fazem baile de máscaras ou assistem pela TV?
 Conteúdos me atividades também adaptados. Mas todos vão adorar participar e apresentar uma destas manifestações do carnaval, que é o uma festa que empolga todos os brasileiros.
Após a apresentação, culminância do projeto vamos deixar sugestões de ações pedagógicas e conteúdos  que podem ser trabalhados, aproveitando os detalhes  do projeto, desde o teste da psicogênese á uma aula de história, geografia, artes, língua portuguesa , matemática... dentro dos conteúdos curriculares, níveis do ano/série. Uma diversidade que pode fazer deste carnaval acontecer por todo o 1º bimestre. Use  sua criatividade  e faça uma "folia" pedagógica.


Fundamentação Teórica


“Uma inteligência implica na capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que são importantes num determinado ambiente ou comunidade cultural”
A teoria das inteligências múltiplas sugere que existe um conjunto de habilidades que cada indivíduo possui em grau e combinações diferentes(Gardner, 1995). São sete, a princípio: inteligência musical,  corporal-cinestésica, lógico-matemática, linguística, espacial interpessoal e intrapessoal. Partindo dessas premissas através  da  riqueza de estímulos áudio visuais da música, dança, canto, ritmo e expressão artística, expressão corporal de uma festa tradicional, parte da cultura de um povo, o carnaval, este projeto propicia o desenvolvimento  da sensibilidade, criatividade, imaginação, memória,concentração, atenção, autodisciplina, interação social, regras e limites, esquema corporal, reforço do desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e socioafetivo.
Público alvo
Alunos do Ensino Médio á Educação Infantil
.
Metodologias
Propor aos alunos
  • Pesquisas – subsídio teórico – história do carnaval;
  • Desenvolver cálculos: dividir a turma em alas, componentes da bateria e etc
  • Através de texto – leitura e interpretação do desfile do ano de 2000 – Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense – Samba- Enredo
  • Assistir o vídeo do desfile – discussão sobre dados apresentados pelos comentaristas do desfile : desenvolvendo a compreensão, elaborar cálculos.
  • Uso do computador: ouvir e gravar o samba enredo com fins de ouvirem a própria voz: desenvolver autocrítica, autoavaliação e autocorreção.
  • Em grupos, usar instrumentos de repercussão, caso a escola possua, ou fabricá-los artesanalmente,( Instrumentos de Materiais Recicladosclicando neste link: http://criancas.hsw.uol.com.br/artesanato-ao-ar-livre-facil2.htm)
batu      des

  • veja  para formar uma “batucada”, similar á bateria da escola de samba.
  • Em duplas ou grupos:
            - montar máscaras e fantasias com materias tipo TNT e gesso, purpurina, papel laminado, com base nas fantasias
ESQUADRA(clicar na imagem pra ver em zoom)
temáticas para alegorias e destaques (caraterizando personagens que a escola apresentou como índios, baianas, porta-bandeira, madrinha da bateria, Pedro Álvares Cabral… usando gravuras, mapas, deixar a criatividade fluir.
indios
  • Montar banners com títulos do samba enredo, das alas…
  • Confeccionar convites convidando toda a escola para a apresentação na culminância: murais, ornamentação do espaço do desfile na área externa da escola; apresentação da história do samba, do carnaval no Brasil e a importância da tradição e da cultura de um povo.
             -
 Por Julia Virginia de Moura - Pdagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores