“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


sábado, 11 de fevereiro de 2012

Carnaval e Escola de Samba - Dá prá virar projeto pedagógico? -

 
Na postagem anterior Carnaval: cultura e tradição na sala de aula, foi demonstrado como uma data comemorativa como o carnaval pode dar subsídios para um porjeto rico em conteúdos de forma significativa, lúdica e prazerosa para os aluno do Ensino Médio á Educação Infantil.
Antes de esquematizar o projeto vamos identificar os principais pontos que serão trabalhados no tema
:Carnaval – Escola de Samba do Rio de Janeiro
Componentes que se destacam em uma escola de samba:

Concentração
Também chamado de esquenta, é o momento antes do desfile começar, onde todos os componentes ficam mobilizados, esperando sua vez de entrar na pista do desfile, quando os dirigentes passam alguma mensagem  e a bateria começa a tocar, numa espécie de aquecimento.
Comissão de frente
 
É linha de frente da escola, primeiro grupo de integrantes a desfilar, sendo isto uma condição obrigatória. Consiste em cerca de dez a quinze pessoas que realizam uma coreografia, introduzindo o enredo, constituída dos componentes veteranos da escola.

Alegorias e adereços
 
O quesito alegoria trata de carros com eixo de ferro, repleto de esculturas de madeira, plástico, isopor, entre outros materiais, decorados de forma a representar os elementos do enredo. No Grupo Especial carioca, atualmente, as alegorias não podem ultrapassar oito metros e cinqüenta centímetros de largura e nove metros e oitenta centímetros de altura. Diversas pessoas costumam desfilar em cima dos carros alegóricos, sendo aqueles que ocupam os lugares mais altos chamados de destaques.  O primeiro carro alegórico do desfile é chamado de carro abre-alas, e na sua parte frontal costuma vir o nome da escola
Samba-enredo
Deve-se avaliar se o samba, além de contar bem o enredo, tem boa melodia e uma letra de características interessantes, musicalmente rico, e sem vícios de linguagem ou erros de concordância. Sambas, músicas, cujas letras vão relatar a história que a escola escolheu, o tema do desfile.
 
Mestre-sala e porta-bandeira
 
O termo mestre sala parece ter vindo dos bailes carnavalescos do século XIX, nos quais havia um profissional responsável pela organização do salão que era denominado de "mestre de sala" ou "mestre-sala". No entanto, na verdade podemos recuar no tempo e percebermos que eram vários os reis que designavam um nobre da sua máxima confiança que ocupava permanentemente e em vitalício essa função para conduzir todas as cerimônias importantes
Bateria
É uma espécie de orquestra com instrumentos de percussão, que devem acompanhar o canto e conduzir o ritmo do desfile. Quanto mais rápido e em ritmo mais forte a bateria toca, mais rápido os integrantes costumam desfilar.
Rainha de bateria
 madrinha, musa, e princesa, espécies de cargos figurativos onde pessoas da comunidade ou por vezes artistas famosas são escolhidas para desfilar a frente da bateria da agremiação.
Ala das baianas
  
A ala de baianas é considerada como uma das mais importantes de uma escola de samba. Composta, preferencialmente, por senhoras vestidas com roupas que remetem às antigas tias baiana dos primeiros grupos de samba do início do século XX, no Rio de Janeiro
Carnavalesco
É o profissional responsável pela   concepção, desenvolvimento e construção das alegorias e fantasias relacionadas ao enredo por este proposto. Em alguns casos, os carnavalescos desenvolvem o enredo a partir de um tema proposto pela direção da escola de samba

Intérprete/puxador
 
O nome já diz , é quem puxa o samba e empolga os componentes a cantar o samba enredo durante o desfile, normalmente auxiliado por um grupo de cantores de apoio, que desfilam ao lado ou sobre o carro de som.
Tempo de duração de desfile
Nas principais cidades, o desfile de uma escola de samba atualmente dura cerca de uma hora, com algumas variações de acordo com as regras impostas pela organização do carnaval. No Grupo especial da cidade do Rio de Janeiro, o desfile possui tempo máximo de uma hora e vinte minutos que pudesse dançar e evoluir ao som do samba.
Depois de entender as partes principais(organizativas) de uma escola de samba,(vão ser importantes para o projeto), na próxima postagem: a sugestão para o projeto!

Referência
Carnaval - wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores