“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Atividades–Só História e Geografia–Projeto “Descobrimento do Brasil em ritmo de Carnaval”

As atividades do Projeto – Só História e Geografia – podem ser adequadas desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.
1- Estruturação  espaço/temporal– trabalhando com séries iniciais : onde estamos – onde aconteceu o carnaval ( na escola, visto pela TV, cidade, estado, país). Quando? dias, mês, ano – (dias da semana, dias do mês, meses do ano) – Tempo: manhã, tarde noite. Uso de material concreto e adaptado para séries iniciais e Educação Inclusiva .Veja neste blog, clicando > AQUI material concreto para trabalhar com crianças da Educação Infantil e Educação Inclusiva,Temporalidade. (Desenvolvimento da Psicomotricidade)
Veja um exemplo de material adaptado para trabalhar localização espacial:

DSC01271  DSC01268
Onde nós estamos? No Distrito Federal
DSC01269 Localização do desfile das Escolas de Samba(Rio de Janeiro)
Veja um exemplo de material adaptado para trabalhar localização espacial:



 Veja "Desenvolvimento da Psicomotricidade"(como trabalhar com material adaptado - neste blog:http://impactodapedagogiamoderna.blogspot.com/2011_06_11_archive.html

2 -Representação gráfica do tempo
 Elaboração de linhas do tempo, com escala, de determinados recortes históricos. A seleção dos fatos deve permitir ao estudante localizar sua vida na linha. É interessante trabalhar com diferentes linhas do mesmo período para discutir a simultaneidade de acontecimentos.
linha SUGESTÃO:
A exemplo desta linha do tempo – história da arte – faça uma linha do tempo com imagens
3- Meios de transporte – identificando com os alunos se transportam de um lugar á outro, de casa para a escola. Evolução dos transportes(usar gravuras), nas séries iniciais . Trabalhar com dobraduras ou montar barquinhos/caravelas > veja como fazer :  clicando >barcoAqui- ou este    barco 2 clicando > Aqui
Compare com outros meios de transportes, como avião mirrage:


avião veja como fazer clicando > Aqui
3.1. Meio de transporte que os portugueses usaram para chegar ao Brasil.  Por que usaram este tipo de embarcação. Fazer uso de mapas. Veja acima como fazer uma embarcação, é uma atividade lúdica,ilustrativa do conteúdo
4- Leitura de mapas geográficos e históricos. Atividades para localizar transformações históricas no espaço. Uma delas é a comparação de mapas de diferentes épocas com os da atualidade.
Trabalhando a noção de espacialidade, localizando a História no espaço e percebendo que existe mudança tanto no tempo quanto no espaço.
europa      europa hoje       Europa, Ontem e Hoje
      aso         ash    América do Sul, Ontem e Hoje

Imagens: Google
5- História do Brasil – “Descobrimento do Brasil” – conteúdo contido no currículo. Contextualizando  esse momento da história do descobrimento:
5.1-Portugal – condições em que se encontrava esse país europeu economicamente, seus interesses  e todos os antecedentes dessa chegada ao Brasil, como de fato aconteceu.
* Se a série/ano da turma já domina este ponto da história do Brasil – avançar nos conteúdos: “Índios, os donos da terra” “Encontro de duas culturas Indígena e Europeia’, “Colonização”, “Escravidão no Brasil “ “Etnia”e etc.
Desenvolvimento do senso crítico: “O que ha´de verdade por trás da hitoria contada nos livros?” Exposição do tema pelo professor e produção de texto individual pelos alunos.
Por Júlia Virginia de Moura- pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores