“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Atividades para o Projeto “Descobrimento do Brasil em Ritmo de Carnaval”- Só Português

As atividades aqui propostas podem ser usadas para o projeto apresentado, adaptadas á série/ano (do 1º ao 5º ano), como pode ser usado para outros temas, como os dos desfiles de escola de samba de 2012, para o próximo ano:
"Jorge, Amado,Jorge" Imperatrizjorge
                                                           "Cordel Branco e Encantado"Salgueiro,
port"Por ti, Portinari: Rompendo a tela, à Realidade"Mocidade.
Atividades:
1-(clica neste título para ver >-Teste no nível da psicogênese. (após ter trabalhado a culminância do projeto) dependendo do ano ( série iniciais)
, estrutura-se um um texto descritivo, coletivo, registrado pela professora na lousa, após a leitura:
-comentário sobre o evento;
-ilustração do texto
- palavras retiradas do texto – para avaliação do nível cognitivo da psicogenética;
- uma frase;
- solicitar ao aluno o desenho de si mesmo, dentro do contexto para avaliação do esquema corporal.
(o teste da psicogênese feito através de uma atividade significativa em que o aluno está motivado,tem mais chance de  apresentar resultados precisos)
2- Trabalhar com alfabeto: vogais e consoantes, palavras, frase e textos individuais de acordo com o planejamento curricular e o nível da turma.
3- palavras do mesmo campo semântico;
4- Usar o texto da letra do samba-enredo para trabalhar: leitura, reescrita, vocabulário,  ( peça aos alunos que passem o texto de verso em prosa: trabalha-se aí a estrutura de um texto em prosa: título, inicio, meio e fim, parágrafo, pontuação, ortografia), identificando diversos gêneros literário, gramática…
5-Verbo: usados nas expressões carnavalescas
Introduzir, rever conteúdo ou inserir novos conteúdos(tempo, modo…) sobre verbo, inclusive dar as variações de uso:
desfilar - sambar- dançar – pular – brincar – festejar – ( usar os verbos contextualizados)
desfilar2       desfilar3
desfilar (escola de samba)             desfilar ( desfile estudantil)
 
     dan2    sambar  sambar
dançar
brincar2   brincar3
brincar (o carnaval)                        brincar (com brinquedos)
pular       festejar2 
pular ( corda)                                      festejar
Imagens- Google
E finalizando( são apenas sugestões, a sua criatividade é que vai trabalhar o projeto de forma mais significativa no sucesso de suas ações pedagógicas…) solicitar ou construir um texto sobre o carnaval: cuidados para aproveitar uma festa cuidando da saúde, da segurança, uso de bebidas, drogas… saber fazer do carnaval uma alegria com final feliz.
Por Júlia Virginia de Moura – pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores