“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Circuito Telinha na Escola - DRE do Guará sai na frente, no Distrito Federal

Professores do Distrito Federal Participam do Circuito Telinha na Escola
<><><><><>

           Circuito Telinha na Escola, que tem como objetivo incentivar o uso consciente de novas tecnologias em sala de aula, integra a programação do Seminário do Núcleo de Tecnologia do Guará
Professores da rede pública de ensino do Distrito Federal participaram na última semana, do Circuito Telinha na Escola – um circuito de capacitação para o uso de novas tecnologias oferecido por uma parceria da Secretaria de Educação do Distrito Federal, por meio do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) do Guará, com a Vivo e a ONG Casa da Árvore (TO). O objetivo é incentivar o uso consciente de novas tecnologias em sala de aula e permitir que o professor desenvolva, por meio delas, práticas pedagógicas envolvendo o uso do celular e das redes sociais.
O Circuito Telinha na Escola vai capacitou  24 professores, que vão experimentar técnicas básicas de produção de vídeo de bolso (técnicas de concepção e apropriação pedagógica do roteiro, técnicas de captação de imagem e som com o celular e outros dispositivos móveis, técnicas e linguagens de edição de vídeo), além da criação de mapas multimídia. A proposta é estimular os professores a utilizarem estas e outras ferramentas em sala de aula, aproveitando o interesse e as habilidades de seus alunos no desenvolvimento de conteúdos curriculares.
 A oficina  realizada no NTE do Guará, localizado na QE 7, Área Especial M, e contou com 16 horas-aula. Nesse período, além das técnicas básicas de todo o processo de produção audiovisual, os participantes também experimentaram como transformar ferramentas gratuitas existentes no celular, como a conexão via Bluetooth e o bloco de notas, em aplicações pedagógicas.

Os quatro dias de oficina estão inseridos na programação do Seminário de Tecnologia, promovido pela Diretoria Regional de Ensino do Guará, Núcleo de Monitoramento Pedagógico e Núcleo de Tecnologia, com o objetivo de fomentar o uso das TIC’s – Tecnologias da Informação e Comunicação – nas escolas que utilizam computadores na educação. O evento de abertura aconteceu no Auditório ICESP-Guará I, em dois turnos (das 8h às 11h e das 14h às 17h). Os temas das palestras: o Programa Nacional de Informática – Proinfo-MEC, ministrada por Marcelo Pinto de Assis (SEEDF/GTEC – Gerência de Multimídia), o ProUca – Um Computador por Aluno, por Alexandre Matias, o Uso Seguro de Redes Sociais, por Ana Maria Albuquerque (Psicóloga Escolar), Mediação Pedagógica com Tecnologias – Circuito Telinha na Escola, uma reflexão sobre aprendizagem e mobilidade, por Leila Dias da ONG Casa da Árvore, e Tecnologia nas Escolas do Guará, por José Antônio Messias da Silva (DRE do Guará).
, professores da rede pública de ensino do Distrito Federal participam do Circuito Telinha na Escola, evento de capacitação para o uso de novas tecnologias realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) do Guará, a Vivo e a ONG Casa da Árvore (TO).
Os detalhes do evento podem ser obtidos no site http://www.dreguara2011.com.

Programação do Evento
Mini Cursos
Público alvo: coordenadores de laboratório de informática, educadores interessados em tecnologia nas escolas.
Local: Laboratório de Informática do CED 02 (GG)
Temas: Linux, Joomla, Fotografia, Blog, Web Quest, Sistemas para WEB, Relato de Experiências com o uso de computadores na educação.
Oficina Vivo

Local: Laboratório NTE Guará – CED 02 –GG
Público alvo: professores

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores