“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SEAA- Culminância e Avaliação de Oficinas de Autoestima

SEAA- Culminância e Avaliação de Oficina de Autoestima
A importância das relações interpessoais, da integração dos grupos, descoberta do seu próprio fazer, autovalorização, da autoestima, e o quanto tudo isso influencia na capacidade do ser humano de aprender, principalmente no período escolar é o principal objetivo desta Intervenção do Apoio Pedagógico – Oficinas de Autoestima – Grupos de Vivência – aos alunos encaminhados com queixa de dificuldades de aprendizagem.
Estes grupos de alunos são, na maioria das vezes, provenientes de famílias desestruturadas em que os conflitos emocionais, sentimentos depressivos, gerados por vários fatores como: separação dos pais e novo casamento, negligência, abuso sexual, criança enlutada por morte comum ou violenta de alguém querido, abandono, situações que tem o caráter de perda. Assim como a defasagem, a estigmatização, repetências... .
Tais comportamentos inevitavelmente levarão o aluno á baixa autoestima, interferindo no seu desempenho escolar

A equipe interdisciplinar (SEAA) da Escola Classe 02 do Arapoanga – escola pública de Planaltina - Distrito Federal, realiza intervenções pedagógicas, através de vários projetos, entre eles “Resgatando a Autoestima – A criança e a aprendizagem”.
Essa ação interventiva tem a duração de um bimestre com dois encontros semanais, em que as ações da Equipe, Intervenção do professor e acompanhamento da Família, formam o tripé de um processo de resgate da situação de dificuldade do aluno, e ao mesmo tempo, um instrumento investigativo de uma hipótese do psicodiagnóstico.
Ao fim do tempo previsto para se obter ou não desempenhos melhores, em sala de aula, na sua última etapa, (a pedagoga, coordenadora do projeto), realiza um encontro “especial” entre os participantes, em que acontece:
  • Autoavaliação dos alunos participantes.
  • Avaliação do professor
  • Terminalidade ou não, caso o aluno necessite de continuidade/ ou permanece no atendimento para avaliação pedagógica.
E um encerramento festivo para todos os participantes. Um lanche, música, dança, e interatividade através de jogos e brincadeiras; premiação aos mais assíduos, aos que demonstraram melhores resultados e participatividade. Todos são comtemplados.
Nesta semana houve a culminância de mais um grupo de crianças atendidas durante este ano letivo. Veja Imagens e trechos das avaliações. Houve sucessos, necessidade de continuidade como desempenhos insatisfatórios.
 
007     010      047      056
 
 
-O aluno, em um momento apropriado será "escutado” (sobre seu desempenho na sala de aula, o motivo pelo qual vai participar das Oficinas, e no final fará uma autoavaliação.
- Deverá participar de atividades de Relaxamento, Automassagem e Sensibilização.
-Ler e interpretar textos (textos reflexivos, músicas, poesias, contos, histórias...), alunos de 3º Ano, 3ª e 4ª Série/ 4º e 5º Ano.
- Interpretar gravuras músicas, poesias e contos oralmente (alunos de 1ºe 2ºAnos e 2ª Série.
* De acordo com a capacidade de cada um dos participantes que se constituirão, muitas vezes de séries/anos diferentes.
-Participar de dinâmicas de grupos
-Participar de atividades psicomotoras de recreação...
-Valorizar a afetividade e as regras de convivências;
       
013    015    029     038


Escola Classe 02 do Arapoanga - Oficinas Pedgógica _”Resgatando a Autoestima” –


pela pedagoga – Júlia Virginia de Moura –moura.juliavirginia@gmail.com


NOTA: SEAA - Serviço Especializado de Apoio á Aprendizagem -
Núcleo de Monitoramento Pedagógico - Diretoria Regional de Ensino de Planaltina- Distrito Federal
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal


Veja na próxima postagem autoavaliação (alunos), autoavaliação (pedagoga), avaliação (professores) : atores envolvidos no processo Interventivo Oficinas de Autoestima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores