“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Oficinas de Autoestima–minimizando a dificuldade de aprendizagem

Analisando os resultados das Oficinas de Autoestima - 2º Grupo de Vivências- Junho/Agosto/2011

image


Total de Alunos Encaminhados30 alunos

 
clip_image001[4]   Alunos em Atendimento nas OA = 18
clip_image002[4]   Alunos Inassíduos12 alunos (*não compareceram)
clip_image003[4]   Alunos sob investigação psicopedagógica –(encaminhamentos ao psicólogo)= 2
clip_image004[4]   Encaminhados ao serviço médico ( sem déficit cognitivo) – 5
clip_image005[4]   Alunos que permanecem nas Oficinas de Autoestima7
estão em processo, com resultados parcialmente satisfatórios)
clip_image006[4]   Alunos com resultados satisfatórios /terminalidade- 4


Total de alunos em processo de resgate da dificuldade da aprendizagem pelas oficinas/autoestima -11 ( em um  universo de 18 alunos )

O demonstrativo do gráfico, em síntese, evidencia: quase metade dos alunos: sem o atendimento, por diversos fatores, dentre eles, o fato de morarem muito distante, com dificuldades de acesso á escola em horário contrário.
1/3 dos alunos foram encaminhados á outros atendimentos médicos necessários, destes apenas 2 alunos encaminhados á avaliação psicológica.
E a outra metade dos alunos saindo da queixa do professor (dificuldades de aprendizagem), que estarão sempre aquém em conteúdos da série cursada, mas demonstraram que podem aprender, com a autoestima mais elevada, e não se enquadram como alunos com necessidades educacionais especiais.
Dessa forma o propósito das Oficinas de Autoestima alcança seus objetivos como projeto interventivo,á alunos em situação de dificuldades de aprendizagem. Uma ferramenta que impede um diagnóstico psicopedagógico prematuro e errôneo.

por
Júlia Virginia de Moura - Pedagoga da Equipe de Apoio á Aprendizagem- SEAA

moura.juliavirginia@gmail.com

SEAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores