“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


domingo, 4 de setembro de 2011

Aprendizagem e Autoestima - Estudo e troca de Experiências de Sucesso

As Equipes Especializadas de Apoio á Aprendizagem, sob a coordenadação das profesoras Kátia Regina da Silava e Maria José, do Núcleo de Monitoramento Pedagógico, Diretoria Regional de Ensino de Planaltina,(Escolas Públicas do Distrito Federal) realizam encontros semanais para estudo de temas relacionados com o trabalhos destas equipes, e troca de experiências de sucesso entre pedagogos e psicólogos.
Nesta semana, foi concluído o estudo  "Saúde & Educação"- Desenvolvimento e Aprendizagem do Aluno   - da obra de Jairo Werner - Doutor em Ciências Médicas e Saúde Mental pela Unicamp, mestre em Educação pela UFF, professor da UERJ e UFF - em que:

o tema das diferenças entre dificuldade de aprendizagem, dos transtornos das habilidades escolares e do fracasso escolar é abordado a partir da relação da saúde com a educação, à luz de uma visão crítica. Não se trata, contudo, de se conceber o problema do ponto de vista da “medicalização” ou da patologia.
 As novas formas de avaliar o desempenho da criança levam em conta sua interação com outros alunos e adultos. Através da inter-humanidade, da interrelação pode-se compreender melhor o nível de necessidade do aluno e oferecer respostas adequadas.
A análise da dificuldade de aprendizagem engloba o universo das crianças sem rendimento escolar satisfatório causado por razões sociais ou coletivas. Os transtornos das habilidades escolares dizem respeito àqueles quadros classificados pela medicina como problemas que exigem abordagem médica ou terapêutica.
 Quanto ao fracasso escolar,  fenômeno que atinge milhares de crianças no Brasil e se deve a inúmeros fatores característicos de nossa sociedade e a processos educativos inadequados.
Para enfrentar o grave problema do fracasso escolar, devem-se valorizar o processo educativo, o professor e a abordagem qualitativa do aluno. A linguagem a ser empregada na interação com os estudantes buscará a aproximação com a sua realidade.
A troca entre a linguagem dos alunos e a linguagem da escola constitui fator de enorme importância no desenvolvimento do aprendizado com qualidade. Isso criará a interlocução e o diálogo, promovendo um processo educativo capaz de dotar os alunos de maior adequação aos conteúdos programáticos.

A questão do fracasso escolar na rede pública de ensino afeta, sobretudo, as classes populares. Para o enfrentamento dessa situação crítica, a escola precisa entender e acolher a linguagem dos alunos e, ao mesmo tempo, compartilhar com eles a linguagem pedagógica. A isso o autor chama  de bilateralismo transformador, na medida em que este leva em consideração as realidades trazidas pelos estudantes com o objetivo de construir  o processo de aprendizagem mais eficaz e adaptado ao universo da comunidade escolar.


Nesta semana conclui-se  o estudo da obra de Jairo Werner, que recomendamos aos educadores que ainda não conhecem. È muto esclarecedor, formativo e leva á reflexão sobre um novo olhar para o aluno com dificuldades de aprendizagem.

Sobre a fundamentação do Projeto...
No segundo momento do encontro das Equipes, a nossa Equipe (Equipe de Apoio á Aprendizagem da Escola Classe 02 do Arapoanga)




         









 fez uma demonstração aos pedagogos e psicólogos do Projeto "Resgatando a Autoestima- a Criança e a Aprendizagem", já publicado neste blog, elaborado por mim( a pedagoga da Equipe), que vem sendo trabalhado aos alunos com dificuldades de aprendizagem, como uma experiencia de sucesso.





Demonstração do "Acolhimneto" ao aluno...

Relaxamento e Automassagem..


Veja o "Projeto" na íntegra - clique aqui!


Referências

Werner, Jairo -Educação em Diálogo Volume V - Saúde & Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem do Aluno- Rio de Janeiro -2001
Ribeiro e Miranda - Simão de Miranda e Nye Ribeiro - Quem Sou Eu? -Identidade e Autoestima da Criança e do Adolescente- Editora Papirus

Autoestima- a Criança e a Aprendizagem - por Julia Virginia de Moura (pedagoga)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores