“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


sábado, 11 de junho de 2011

Sugestões de atividades para desenvolvimento da psicomotricidade - ferramentas da aprendizagem

 
Sugestões de  Estas sugestões de atividades (para desenvolvimento da psicomotricidade) podem ser desenvolvidas em sala de aula, na quadra de esportes, nas recreações, adequando á faixa etária, inclusive podem e devem ser usadas com alunos ANEEs ( observando as adequações, lembrando dos alunos DA, DV e  DF que não poderão participar de atividades que requerem atividades como correr, pular e etc ) lembrando que jogos são para todas as idades, e quando tem objetivos, são mais valiosos. São atividades simples, que não exigem muitos recursos didáticos, devem ser escolhidos de acordo com as dificuldades dos alunos no grafismo, cálculo e outros. Lembrando que o domínio do esquema corporal, orientação e localização espaço temporal, podem ser trabalhadas de forma lúdica e são fundamentais nas aquisições de habilidades  mais complexas e abstratas, em todo processo de aprendizagem. 





Organização e Orientação Espacial
As relações espaciais descrevem como os objetos estão posicionados no espaço a nossa volta. Quando interagimos com o que nos cerca ou quando olhamos para pessoas ou objetos desenhados em papel, usamos a habilidade de organização e orientação espacial para reconhecer e entender as relações  espaciais. Essa habilidade nos ajudan a perceber se os objetos estão próximos ou distantes, á direita ou a esquerda, acima ou abaixo de outros objetos. As crianças precisam ter a habilidade de organização e orientação espacial funcionado  para aprenderem a ler, escrever, contar e se orientar por mapas, por exemplo.
Habilidades Trabalhadas:
Organização Espacial, Atenção e Percepção Visual, Lateralidade.
Local: quadra ou espaço similar
Materiais: giz colorido e bolas. 
                                                     MOVIMENTAÇÕES NO ESPAÇO
1.      Todos iniciam o jogo andando livres pela quadra, ao sinal do apito do professor  formam, rapidamente, uma coluna com um aluno em  pé e outro agachado e assim sucessivamente até  final da coluna.
2.     As crianças voltam a andar livremente e ao sinal do apito do professor, formam uma grande roda, de forma que um fique com o corpo  virado para fora  da roda e o outro com o corpo virado para dentro, intercalando as posições.
3.     Enquanto os alunos andam, desenhe um quadrado no chão, e ao sinal do apito peça que todos entrem dentro dele.(Desenhe um quadrado menor do que o número de alunos da sua turma, para que eles precisem se “espremer” para entrar nele.
VARIAÇÕES:
1. Peça ás crianças que entrem no quadrado pulando com o pé direito, segurando o esquerdo  com a mão (tipo Saci-Pererê);
2. Faça vários desenhos no chão. Divida o grupo em pares. Distribua bolas para cada dupla. Ao sinal do apito cada criança joga a bola para o seu par, andando e jogando sem pisar nos desenhos e sem deixar a bola cair.
                                                                                                           Por Ana Mello



ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO TEMPORAL
 A consciência do seu corpo, do seu ser e das  possibilidades de agir e atuar no mundo: a estruturação espaço-temporal (situar objetos, coisas, pessoas e a si mesmo no tempo e espaço)
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
Orientação e Localização  Temporal
MATERIAIS
Uma linha do tempo confeccionada em cartolina ou E.V.A. (dias das semanas) , cada dia – uma cor. Um banco de imagens sugestivas de atividades diárias  - crianças e adultos - calendários
DIAS DA SEMANA - CADA DIA , UMA COR
OS ALUNOS ESCOLHEM IMAGENS REPRESENTATIVAS DAS ATIVIDADES DO DIA


CALENDÁRIOS PARA CADA DUPLA E BANCO DE IMAGENS
DADOS DO DIA - CALENDÁRIO
  1. Provocar uma discussão sobre "a importância que há em cada dia da semana ter um nome” . Por que?
2. Fazer a leitura , na linha do tempo, os dias da semana, relacionar com as cores.
3. Fazemos coisas diferentes em alguns dias. Explorar o assunto. Que dia é hoje? Tem aulas hoje? Quais os dias que tem aulas? O que vocês fazem no sábado? No domingo?
4. Cada criança vai até o banco de imagens e procura a imagem que representa a atividade mais importante do dia de hoje.
5. Em seguida cada um trabalha no seu Calendário: há o dia da semana - hoje é quinta-feira (5ª feira) , ontem, então foi? E amanhã será...e o dia do mês – um numeral – 9– ontem foi 8 e amanhã será 10. E completa o Calendário com o ano.
Esta atividade deve ser trabalhada todos os dias –usar imagens diferentes que sugerem atividades da  vida diária,   durante a semana.
COMPLEMENTAÇÃO DA ATIVIDADE - TEMPORALIDADE

DIA (MANHÃ, TARDE)  e NOITE                                                                  
                
MATERIAIS
Paineis simbólicos do DIA, MANHÃ, TARDE E NOITE; banco de imagens;



 Repete a mesma atividade de identificar nas imagens as atividades que cada um desenvolve no dia, manhã, tarde e noite.                                                       
                                                                                                  por Julia Virginia de Moura
                                                                                                                

                                                                                                                                                                                               

   DESENVOLVENDO A ATENÇÃO
(estimula a  atenção,aumenta a capacidade  de estabelecer relações entre  o todo e as partes, associação de informações, enriquece o vocabulário)
HABILIDADES TRABALHADAS
Atenção, classificação, análise, síntese e discriminação auditiva
 CAIXA SURPRESA

 Material:  uma caixa forrada                                                                          
1.      Sorteie  um aluno para levar a caixa prá casa e oriente-o a trazer de volta no dia seguinte com um objeto dentro.
2.     No dia seguinte, reúna a turma em círculo, na sala de aula. O aluno que levou a caixa deve ficar no centro do círculo.
3.     Os demais alunos, um por sua vez, deverão fazer uma pergunta para tentar adivinhar o objeto que está dentro da caixa. O aluno que estiver com a caixa só poderá responder “sim” ou “não”.
4.     Incentive os alunos  a fazerem perguntar criativas. Por exemplo: “É macio?”, “Serve para escrever?” , “È um brinquedo?”, “Tem na sala de aula?”, “Serve para comer?”,  “É um brinquedo?”, “É da cor azul?”; estimulando toda  a turma a perguntar. Quem acertar ganha o objeto e leva a caixa prá casa, repetindo a brincadeira. 

  Esta é uma atividade que vai envolver a turma toda, vai durar um bom tempo,até que todas as crianças levem e tragam a caixa( pode pedir a turma que dê sugestões de qual "tipo de objeto deverá estar na caixa" isso vai trabalhar a classificação (reunião de elementos em classes ou grupos), conservação (análise e síntese de um grupo), e inclusão (percepção de que alguns elementos pertencem ao mesmo grupo), desenvolvendo os princípios básicos do pensamento lógico e abstrato, e as crianças vão adorar.




PERCEPÇÃO AUDITIVA - ORGANIZAÇÃO ESPACIAL -
ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO
Uma dos maiores entraves á aprendizagem é a ATENÇÃO e CONCENTRAÇÃO. o excesso de estímulos que o próprio aluno traz de casa ou que encontre com os colegas e mesmo na própria sala de aula, desviam a atenção tornando-os dispersos. Nem todo aluno que tem pouca concentração durante ás aula é portador do transtorno de Déficit de Atenção. O trabalho do professor com atividades significativas, competitivas e atrativas que exigem atenção do aluno podem desenvolver a Concentração e Atenção.

                                                          GINCANA COLORIDA
HABILIDADES TRABALHADAS:
Organização espacial, percepção auditiva, ordem sequencial, atenção e concentração;
MATERIAL:
Camisetas coloridas ou algum material (crachá, um colete de TNT, bonés, viseiras, faixas amarradas na testa ou no braço...) que identifique as crianças


    1.Divida a turma em quatro grupos coloridos, em que cada componente de cada grupo use uma cor, assim todos os grupos terão as mesmas   cores. Nessa atividade se propõe quatro cores: azul, amarelo, branco e verde, como se cada grupo tivesse 4 crianças.
    Atenção: o número de cores dependerá do número de alunos por grupos. Se a turma for muito numerosa é preciso dividi-la em mais grupos.
    2. Faça placas numeradas para que os alunos prendam nas roupas. Todos os do grupo 1 devem ter placas com o nº1, todos os do grupo 2 devem ter placas com o nº2, assim por diante.
    3. Espalhe as equipes em um espaço similar a meia quadra.
    4. Desenhe na outra metade da quadra, com giz, 4 tiras verticais dividas em 4 quadrados e com os nomes dos grupos (grupo 1, grupo 2 ...). As tiras devem ser uma ao lado da outra.

    Atenção:
    O numero de quadrados da tira devem ter o mesmo número de integrantes e de cores do jogo.

    5. Dê vários comandos falando o nome de 4 cores e, ao sinal do apito, as crianças de cada grupo deverão correr até as tiras e se posicionar dentro do quadrado na ordem solicitada. Veja exemplos e explore todas as possibilidades.

    EXEMPLOS:

    Comandos Simples

    AZUL - AMARELO - BRANCO - VERDE

    As crianças correm até a tira de sua equipe, de acordo com o número de sua placa, e se posicionarem rapidamente na ordem solicitada. Ao final da rodada, todos voltam aos seus lugares e esperam o próximo comando.

    Pontuação
    o grupo que acertar a sequência de cores solicitada marca 3 pontos e quem trocar alguma cor (criança) de lugar marca apenas 1 ponto. Tenha lápis e papel em mãos para somar os pontos á cada rodada.

    COMPLICANDO UM POUCO
    Fale o nome de objetos que representem cada cor para que as crianças façam associação:

    BANANA - CÉU - NUVEM - LIMÃO ( entrarão na ordem: AMARELO - AZUL - BRANCO - VERDE)


    UM JOGO DE MUITAS POSSIBILIDADES

    Neste jogo a ORGANIZAÇÃO ESPACIAL é muito solicitada, pois as crianças precisam prestar ATENÇÃO na tira em que deverão entrar. Trabalha também a cooperação e interação ao dividir a turma em equipes, pois se um errar todos perdem. Requer muita ATENÇÃO AUDITIVA aos comandos do professor.
    Use de criatividade e aproveite o jogo para trabalhar : EQUILÍBRIO, LATERALIDADEs (dominância lateral), COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL (através de comandos de pular com o pé direito, braço esquedo prá cima, dois pés juntos, marchando...). Se as crianças são muito pequenas ou são alunos ANEEs, use no início apenas duas cores.



    Referências:
            Intervenções pedagógica pela Equipe de Apoio á Aprendizagem -  atividades de psicomotricidade  criadas e desenvolvidas pela pedagoga - Julia Virginia de Moura - moura.juliavirginia@gmail.com
           Ana Mello - professora de Educação Física - pós-graduada em Psicomotricidade
              amgm22@terra.com.br









     











    <><><><><>    <>


                                         







    <><><><><>    <><><><><><>    <> <><><><>
                                                                         
          
































    <><><><><>    <> <><><><><>   <>









     

    2 comentários:

    1. ACHEI LEGAL A A ATIVIDADE,

      Dinalva

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada e volte para outras visitas. Muito sucesso em seu trabalho.
        Abraços
        Júlia

        Excluir

    . Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores