“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


quinta-feira, 8 de março de 2012

Quando o aluno se identifica no tempo e no espaço, ele assimila o processo da escrita.

 
imagem: grcesmocidadeamazonense.blogspot.com
              O corpo é o meio de ligação do individuo consigo mesmo, sua individualidade e  com o mundo. É uma tomada de consciência sobre si mesmo que tem seu início quando ainda bebê. A criança inicia o desenvolvimento perceptivo e descobre que através do seu corpo
pode se comunicar com o mundo. Chora quando tem fome, sede, dor, sono… esse desenvolvimento permeia toda a sua existência, evoluindo e se transformando todo o tempo. Um desenvolvimento adequado do esquema corporal corresponde a uma maturação da motricidade, das percepções espaciais e temporais e da afetividade, que vão favorecer um bom desenvolvimento cognitivo de uma forma global e especificamente na aprendizagem da comunicação oral, escrita como do pensamento lógico e cálculo mental.
imagem: meustrabalhospedagogicos.blogspot.com


Se há uma falha no desenvolvimento do esquema corporal vai haver falha no processo
de interação do indivíduo consigo mesmo, uma vez que afeta a formação da personalidade.  Para cada ação motora há uma correspondência psicológica. Esse desenvolvimento que pode ocorrer de forma natural pode também ser estimulado. Da estrutura corporal o indivíduo forma uma imagem corporal constituída dos conceitos que criou do seu próprio corpo, suas partes e funções. Aqui se pode perceber a importância que há em se ter um bom conhecimento tanto das estruturas anatômicas, das relações que tem entre si, seus movimentos e funções com o conhecimento que precisa ter de si mesmo, de se situar no mundo, no espaço/tempo e relação com tudo e todos.
Imagem: espaçodomquixote.blogspot.com 
As crianças com dificuldades na aprendizagem podem apresentar um desenvolvimento psicomotor, se não tem, por exemplo, po domínio da estruturação de seu corpo e suas relações com o mundo no tempo e no espaço. Uma estimulação complementar á esse desenvolvimento é importantíssimo.
Em termos práticos, a relação que existe entre a capacidade de reconhecer a si mesmo através de seu corpo e se situar no tempo e espaço e a aquisição, por exemplo, da linguagem escrita consiste na compreensão que o aluno tem do processo de identificação da codificação da língua falada transpondo para a escrita, correlacionando fonemas e grafemas. O aluno percebe a palavra situando as sílabas, as letras e situando-as na forma convencional. Letras, sílabas, palavras, frases, estruturação do texto…  Se o aluno identifica as letras do seu nome, mas na escrita usa essas letras em posição aleatória, vai denotar uma falha no domínio do seu esquema corporal e localização espacial.
Alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem sejam na estruturação da escrita ou do pensamento abstrato, e principalmente alunos com necessidades educacionais especiais vão apresentar uma falha no desenvolvimento da psicomotricidade, esquema e imagem corporal, orientação e estruturação espaço temporal e lateralidade.
Adequando á idade e ás necessidades educacionais, pode se realizar um trabalho de desenvolvimento da psicomotricidade.
 Veja o esquema corporal com as sugestões de atividades lúdicas que vão desde o básico á jogos e musicas que estimulam a construção dos conceitos:
· Identificar todas as partes do corpo;
· Conhecer as partes do corpo;
· Reconhecer os sentidos;
· Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo como as partes do corpo dos amigos;
Através de atividades de:
rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé, andar sobre linhas…;
· Estimulação do raciocínio e da atenção;
· a Socialização
· a explorar ação dos 5 sentidos.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES – ESQUEMA CORPORAL
Desenvolvimento psicomotor através da música e ritmo ( canto e dança gestual):
-desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, do prazer de ouvir e cantar música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, respeito ao próximo, regras, limites, esquema corporal, autoconhecimento, autoestima, interação social, reforço do desenvolvimento cognitivo / linguístico, psicomotor, e socioafetivo
As atividades musicais agem sobre a mente favorecendo a reação motora e qualquer movimento adaptado a um ritmo é o resultado de um conjunto completo de atividades coordenadas.
Desenvolvimento socioafetivo:
O aluno desenvolve e identifica sua identidade, percebe suas diferenças ao mesmo tempo em que interage com os outros. Através da autoestima, desenvolve o autoconhecimento com suas capacidades e limitações. As atividades musicais coletivas (meninos e meninas, por exemplo) favorecem o desenvolvimento da socialização.
Desenvolvimento da linguagem:
Através de jogos que envolvem a estrutura musical onde são exigidas a identificação e função das partes do corpo, a socialização e organização, a criança será estimulada á identificar em si mesma e aos outros.
Cantando e dançando, atividades musicais lúdicas que podem ser realizadas no próprio espaço da sala de aula: ou na área de lazer.
Uma excelente sugestão é interdisciplinar  - através dos conteúdos de ciências - no nível da série que o aluno está cursando, mesmo que já tenha avançado para um 5º ano, por exemplo, mas que continua com dificuldades na escrita, pois necessita dominar o esquema corporal , este desenvolvimento ficou falho nas séries iniciais. Partes do corpo, funções e representações através de ilustrações, imagens, miniaturas, vídeos, jogos, quebra-cabeça, pesquisas, apresentações em grupos 0u  duplas para toda turma( conteúdo divido em partes). Veja os conteúdos curriculares e use sua imaginação para desenvolver o tema de forma lúdica e prazerosa, faça uso de tecnologias, dinamize esta aula e os resultados serão surpreendentes.
Add caption
 Veja este trabalho no blog: maedecriancacientista.blogspot.com "Viagem pelo corpo Humano"
Sugestão de site com vários jogos - usar na sala de informatica -

CORPO HUMANO


Corpo Humano
Em sintonia...
Em completa sintonia, os órgãos do corpo humano mantêm uma verdadeira máquina em ação, realizando tarefas que os cientistas muitas vezes demoram anos para descobrir como funcionam.
O cérebro é quem comanda tudo... Através de milhões de células nervosas, chamadas de neurônios, ligadas a todas as partes do corpo, o controle dos órgãos e glândulas do corpo ocorre de forma harmônica.
sistema respiratório exerce função fundamental: leva o oxigênio do ar até as nossas células.
Para os alimentos serem aproveitados, gerando energia para o trabalho do corpo, entra em ação o sistema digestório.
Nenhum desses dois sistemas concluiria suas tarefas sem o sistema circulatório, formado por um complexo de vasos sanguíneos, que transportam nutrientes, oxigênio e excretas que devem ser eliminadas.
E não para por aí! Ainda temos o sistema excretor, responsável por filtrar e eliminar substâncias do organismo; o sistema imunológico, responsável pela defesa orgânica, o sistema esquelético, que coordena nossas ações, etc.

http://www.smartkids.com.br/especiais/corpo-humano.html
Diversifique . Use várias atividades: do tradicional ao virtual e os  resultados refletirão no desenvolvimento do cálculo mental, da escrita e da leitura.

Por Júlia Virginia de Moura - Pedagoga
:
 Referência:
Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, criada em 1980.
Jean Piaget(1896-1980) psicólogo suíço. Ele e seus colaboradores publicaram mais de trinta volumes sobre os processos de construção do pensamento na crianças


Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores