“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


terça-feira, 29 de março de 2011

Formação de Professores da SEDF - EAP / 2011

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS DRE PLANALTINA - 2011

Cód. do curso    CURSO    PÚBLICO-ALVO


PRÉ-INSCRIÇÃO - CARGA HORÁRIA -  LOCAL -    DIA/TURNO

001 - ENSINO DE QUÍMICA APLICADO À EDUCAÇÃO BÁSICA- Professores regentes de Química do Ensino Médio e do 3º segmento da EJA que atuam nas instituições de ensino da rede pública da SEDF, prioritariamente. - Professores de salas de recurso que atendem alunos do Ensino Médio e do 3º seguimento da EJA. - Coordenadores pedagógicos em nível local, intermediário e central, com habilitação em Química-60h EAPE 2ªV3ªN

 002 - TÉCNICO EM GESTÃO EDUCACIONAL-MONITORES: IDENTIDADE E TRABALHO- Técnicos em Gestão Educacional – Monitores da Educação Infantil e Educação Especial.- Estar atuando com alunos da Educação Infantil e/ou da Educação Especial - Empossados em 2010 e que não fizeram o curso de formação promovido pela EAPE no 2º semestre/2010.60hEAPE2ªM2ªV 003A

ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL- Professores regentes dos anos/séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Infantil que atendem alunos com deficiência visual, prioritariamente. - Supervisores pedagógicos e coordenadores pedagógicos das escolas que atendem alunos com deficiência visual.- Professores do quadro efetivo que atendem alunos com deficiência visual; (Apresentar declaração da escola que comprove o atendimento a alunos com deficiência visual)180hEAPE5ªM5ªV


 004- ADEQUAÇÃO CURRICULAR - Professores que atendam alunos com necessidades educacionais especiais – ANEE - em Classe Especial, Integração Inversa, Classe Comum e Centro de Ensino Especial.-Apresentar declaração da escola afirmando a atuação em classe especial, integração inversa e em Centro de Ensino Especial e classe comum. - Profissionais da Carreira Magistério do quadro efetivo ou contrato temporário da SEDF.60hEAPE3ªM3ªV5ªM5ªV

 005-  ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE SURDOS SOB O ENFOQUE DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL- Professores das séries/anos iniciais do Ensino Fundamental (Unidades Especiais e Classes Inclusivas) que trabalham com alunos surdos.- Professor que atende alunos surdos. (Apresentar declaração da escola confirmando a atuação com aluno surdo).60h STA MARIA Salão de Multiuso da DRE QR 215/315 Area Especial 01 5ªM5ªV


006- A ESCOLARIZAÇAO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL- Professores regentes que atuam com alunos com deficiência intelectual em turmas regulares, turmas de integração inversa, classes especiais e Centro de Ensino Especial.-60hEAPE5ªM5ªV


007-COMUNICANDO COM O SURDO II- Professores e profissionais que trabalham com surdos em escolas inclusivas, em Centros de Ensino Especial e no CAS, prioritariamente. - Professores e profissionais que tenham interesse em atuar com alunos surdos.- Ter certificado de conclusão do Comunicando I. (Apresentar o certificado ou declaração de conclusão do curso).60hEAPE3ªM3ªV

 008-MOVIMENTO, ARTE E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA CRIATIVA DOS EIXOS CURRICULARES- Professores regentes que atuam na Educação Infantil com alunos na faixa de 4 e 5 anos, prioritariamente. - Coordenadores e Supervisores Pedagógicos, Orientadores Educacionais e Profissionais das Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem que atuam nas turmas das Instituições Educacionais que oferecem Educação Infantil. - Coordenadores Intermediários da Educação Infantil nas Diretorias Regionais de Ensino. - Ter concluído o curso “Educação Infantil: Saberes Essenciais para uma Prática Significativa” no ano de 2010, realizado pela EAPE. (Apresentar declaração ou certificado do curso)60hEAPE3ªM3ªV

 009 -ATENDIMENTO AO ALUNO COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO – TGD- Professores regentes nos anos/séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; - Orientadores educacionais; - Profissionais que atuam nas equipes de apoio; - Professores que atuam nas salas de recursos.- Não ter concluído o curso TGD ofertado pela EAPE no 2º semestre de 2009 e no ano de 2010.130hEAPE5ªM5ªV

 010 - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO- Professores que atuam em sala de recursos. - Professores dos Centros de Ensino Especial que estejam no programa de atendimento complementar de apoio à inclusão. - Professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos.- Apresentar declaração da escola afirmando a atuação em sala de recursos. - Apresentar declaração de atuação nos Centros de Ensino Especial no programa de atendimento complementar de apoio à inclusão. - Apresentar declaração de atuação na Educação de Jovens e Adultos. - Ter noções de informática e de internet. - Ter acesso a computador e internet.180hEAPE5ªM5ªV5ªN

 011-COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE- Supervisor Administrativo das instituições educacionais da SEDF, prioritariamente. - Profissionais da educação, pertencentes à Carreira Assistência nos cargos de Agente de Gestão Educacional, classe A e Técnico em Gestão Educacional, classes A e B (com exceção da especialidade de monitor).-Servidor efetivo da carreira Assistência, com formação mínima ensino médio completo e não ter participado da 1ª edição do curso, oferecido em 2010. - Apresentar a declaração da chefia imediata autorizando a participação no curso.110hEAPE3ªM3ªV5ªM5ªV6ªM

012-COMUNICANDO COM O SURDO I- Professores da rede pública que atuam com alunos surdos, prioritariamente. - Professores da rede pública que tenham interesse em atuar com alunos surdos.- Professores que se enquadrem no público alvo e concluíram o curso Educação Básica de Surdos, ofertado pela EAPE em 2009 e 2010. (Apresentar declaração ou certificado de conclusão do curso).60hEAPE3ªM3ªV

 013- COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: DA TEORIA À CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COLETIVA - Coordenadores Pedagógicos locais e intermediários, PRIORITARIAMENTE. - Supervisores Pedagógicos das instituições educacionais. - Professores regentes da Educação Básica e EJA-60hEAPE2ªM2ªV3ªM3ªV5ªM5ªV6ªM

014 - DESENVOLVIMENTO, AUTOESTIMA E INTERAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA CRIATIVA DOS EIXOS CURRICULARES- Professores regentes que atuam na Educação Infantil com alunos na faixa de 4 e 5 anos, prioritariamente. - Diretores e Vice-diretores, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores Pedagógicos, Orientadores Educacionais e Profissionais das Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem que atuam nas turmas das Instituições Educacionais que oferecem Educação Infantil. - Coordenadores Intermediários da Educação Infantil nas Diretorias Regionais de Ensino.- Profissionais da Carreira Magistério que atuam na Educação Infantil. - Não ter concluído o Curso Educação Infantil: saberes essenciais para uma prática significativa, ofertada pela EAPE em 2010.60hEAPE3ªM3ªV5ªM5ªV

 015- DIANTE DA EXPERIÊNCIA DOS OUTROS: REPRESENTAÇÃO DE GRUPOS MARGINALIZADOS NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA – Módulo I- Professores (as) de Língua Portuguesa e/ou Literatura da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal atuantes no Ensino Médio e/ou Ensino Fundamental (Anos Finais), prioritariamente. - Professores (as) de outras disciplinas, especialmente artes e sociologia; e profissionais da educação da SEEDF que se interessem por literatura.-45hEAPE5ªV

016 - DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM RELACIONADAS - Professor que atua com alunos diagnosticados com DPAC.- Professor que atua com alunos diagnosticados com DPAC - (Apresentar declaração da instituição.)60hEAPE3ªM5ªV 017LIBRAS I- Professores da rede pública de ensino do DF: profissionais que trabalham com surdos em escolas inclusivas, em Centros de Ensino Especial e no CAS, prioritariamente. - Profissionais da educação que tenham interesse em atuar com alunos surdos.- Ter certificado de conclusão do curso Libras em Ação. (Apresentar certificado ou declaração de conclusão do curso)60hEAPE5ªM

 018- TÓPICOS DO GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA: Programa Gestão da Aprendizagem Escolar- Professores que atuam nos anos/séries finais do Ensino Fundamental; no 2º segmento da EJA, no componente curricular Língua Portuguesa, prioritariamente. - Coordenadores pedagógicos das escolas que ofertam os anos/séries finais do Ensino Fundamental e/ou EJA (2º segmento) e que possuem habilitação em Língua Portuguesa.- Professores que atuam nos anos/séries finais do Ensino Fundamental; e no 2º segmento da EJA.180h ParanoáDRE ParanoáQuadra 4conj. A lote 5 3ªM3ªV

019 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL: UMA PRÁXIS PEDAGÓGICA (EAD on-line)- Profissionais da Educação Básica da Rede Pública de Ensino do DF.- Ser servidor da SEEDF e ter conhecimento básico de informática: word., internet; - Ter acesso a computador com conexão à internet para o desenvolvimento das atividades propostas.70hO curso será realizado (online), com dois encontros presenciais naEAPE-


020- TÓPICOS DO GESTAR II – Matemática: Programa Gestão da Aprendizagem Escolar- Professores que atuam nos anos/séries finais do Ensino Fundamental; e no 2º segmento da EJA, no componente curricular Matemática, prioritariamente. - Coordenadores pedagógicos das escolas que ofertam os anos/séries finais do Ensino Fundamental e/ou EJA (2º segmento) e que possuem habilitação em Matemática.- Professores que atuam nos anos/séries finais do Ensino Fundamental; e no 2º segmento da EJA, no componente curricular Matemática.180hEAPE2ªM2ªV 021EDUCAÇÃO DE SURDOS - Profissionais da Educação, Carreira Magistério e Carreira Assistência, da rede pública de ensino.-60hEAPE3ªM3ªV

 022 --EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: COMO LIDAR COM AS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS, DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES?- Profissionais da Educação das Carreiras Magistério Público e Assistência à Educação da rede de ensino público do Distrito Federal-120hEAPE2ªM2ªV5ªM5ªV

023 - INTRODUÇÃO AO SOFTWARE GEOGEBRA- Professores efetivos de matemática e física - anos finais do ensino fundamental e ensino médio da Secretaria de Educação do Distrito Federal.- Ter formação em Matemática ou Física ou estar em regência em alguma desses componentes curriculares. Possuir endereço eletrônico (e-mail), noções básicas de informática (domínio de mouse, terminologia adequada, gravação e localização de arquivos).60h Guará/(CED 2 – GG) NTE 3ªV

 025- ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDO COMO SEGUNDA LÍNGUA- Professores do Ensino Fundamental e Médio que atendam alunos surdos nas instituições de ensino da SEDF. - Apresentar declaração da instituição de ensino que atua com alunos surdos.60hCEF 04 de Taguatinga EQNL 05/07 -
 AE 3ªM

026-  ENSINO DE SOCIOLOGIA: METODOLOGIAS E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS- Professores que atuam, prioritariamente, no ensino médio e EJA, no componente curricular Sociologia;- Coordenadores pedagógicos das escolas de ensino Médio e que possuem habilitação na área de conhecimento de Ciências Humanas e suas Tecnologias.-90hEAPE5ªV

 027 - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: O PAPEL DA ESCOLA NA GARANTIA DE DIREITOS- Profissionais da Educação das Carreiras Magistério Público, Assistência à Educação e Orientadores Educacionais da rede de ensino público do Distrito Federal.-60hEAPE2ªM2ªV


028- INTERPRETE EDUCACIONAL – NÍVEL INTERMEDIÁRIO II- Professores da rede pública de ensino do DF: profissionais que trabalham com surdos em escolas inclusivas, em Centros de Ensino Especial e no CAS.- Ter certificado de conclusão do Intérprete Educacional Nível Intermediário I. (Apresentar certificado ou declaração de conclusão do curso)60hEAPE5ªV

029 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ATENDIMENTO AO ALUNO COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO- Professores regentes que atuam nas instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Centros de Ensino Especial;- Professores de sala de recurso.- Atender, obrigatoriamente, alunos com TGD (apresentar declaração da escola, que comprove o atendimento no ano de 2011) - Apresentação de cópia de certificado de um dos seguintes cursos ministrados pela EAPE:
a. Ano de 2009 (2º semestre) denominado “Transtorno Global do Desenvolvimento: Estratégias de Atendimento e Intervenções”.
b. Ano de 2010 denominado “Programas de intervenção para alunos com TGD”. 120hEAPE3ªM3ªV


030INTERPRETE EDUCACIONAL – NÍVEL INTERMEDIÁRIO I- Professores da rede pública de ensino do DF e profissionais que trabalham com surdos em escolas inclusivas, em Centros de Ensino Especial e no CAS.- Ter certificado de conclusão do Intérprete Educacional Nível Básico. (Apresentar certificado ou declaração de conclusão do curso.)60h EAPE5ªM TaguatingaCED 06 – QNL 01 – AE 01 3ªV


034LIBRAS EM AÇÃO- Professores que atuam com alunos surdos, prioritariamente. - Professores interessados em atuar com alunos surdos.- Professores que concluíram o curso COMUNICANDO COM O SURDO II.(Apresentar certificado ou declaração de conclusão do curso)60h TaguatingaEC 21QNH 03 – AE 02 5ªV 035LIBRAS II- Professores da rede pública que atuam com alunos surdos. - Professores da rede pública que tenham interesse em atuar com alunos surdos.- Professores que concluíram o curso Libras I. (Apresentar o certificado ou declaração de conclusão do curso)60h Taguatinga EC 21-QNH 03 – AE 02 5ªM


036MODELOS QUALITATIVOS: UMA NOVA MANEIRA DE ENSINAR CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS- Professores de alunos surdos dos componentes curriculares: Ciências Físicas e Biológicas no Ensino Fundamental; Biologia, Física e Química no Ensino Médio; - Professores de alunos surdos: professor regente de classes bilíngues, professor de sala de recurso e professor-intérprete no Ensino Fundamental – Séries/Anos Finais e Ensino Médio.- Apresentar declaração de atuação nos componentes curriculares e que atendem alunos surdos.60h Taguatinga


CED 06QNL 01 – AE 01 5ªV 038O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL NAS ESCOLAS- Profissionais da educação da Carreira Magistério que atuam nas instituições de ensino que ofertam o Ensino Fundamental.- Não ter concluído curso de formação, ofertado pela EAPE, na área de violência sexual contra a criança e o adolescente.80hEAPE5ªM

 039 - OFICINA DE PROJETOS II: PRÁTICA DE ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE PESQUISA- Profissionais da Educação da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal que tenham concluído o curso Oficina de Projetos: prática de elaboração de propostas de pesquisa, ofertado pela EAPE, no segundo semestre de 2010.- Ter cursado a Oficina de Projetos: prática de elaboração de propostas de pesquisa no segundo semestre de 2010. (Apresentar a Declaração ou Certificado do curso).60hEAPE2ªV3ª


 043-  SOROBÃ BÁSICO PELA ORDEM MENOS ELEVADA – TÉCNICA OCIDENTAL- Professores regentes dos anos/séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e Centro de Ensino Especial. - Professores de sala de recursos.- Ter concluído o curso de grafia Braille oferecido pela EAPE em edições anteriores (Apresentar o certificado ou a declaração de conclusão deste curso). - Professores efetivos ou contratos temporários da SEDF que atuam em escolas que atendem alunos com deficiência visual.90hEAPE3ªM3ªV

 044- PROINFO INTEGRADO- Professores e gestores escolares lotados nas escolas da SEDF que possuem laboratórios de informática.-180hNTE/DRE3ªM5ªV

 045 -PROJETO DE PESQUISA ACADÊMICA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS- Profissionais da Educação, Carreira Magistério e Assistência da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, com vistas à seleção para Pós-Graduação.- Profissional da Carreira Magistério e Assistência que tem curso superior e seja do quadro efetivo da SEDF.60hEAPE2ªN3ªN


046- PRÓ-LETRAMENTO: ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM (Turmas de Revezamento)Grupo A: - Professores aprovados na primeira etapa do Pró-Letramento Matemática (Turmas de Revezamento– Vagas garantidas)- Os professores aprovados na primeira etapa do Pró-Letramento Matemática deverão apresentar declaração de conclusão emitida pela EAPE – Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação.120h Planaltina / CAIC Assis Chateaubriant 3ªM3ªV

 046- APRÓ-LETRAMENTO: ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM (Turmas novas)Grupo B: - Professores regentes dos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) nas instituições de ensino da rede pública do Distrito Federal, PRIORITARIAMENTE.- Coordenadores pedagógicos em nível local, intermediário e central dos anos iniciais nas instituições de ensino da rede pública do Distrito Federal; Diretores, vice-diretores e supervisores pedagógicos das instituições de ensino que ofertam os anos iniciais; Professores das salas de recurso; Equipes de Apoio. - Os professores regentes que ingressarão no curso deverão apresentar declaração da escola para comprovar a regência em turma de anos iniciais nesse ano letivo de 2011.120h Planaltina / CAIC Assis Chateaubriant 3ªM3ªV

 047-PRÓ-LETRAMENTO: MATEMÁTICA (Turmas de Revezamento)Grupo A: - Professores aprovados na primeira etapa do Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem (Turmas do Revezamento– Vagas garantidas)- Os professores aprovados na primeira etapa do Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem deverão apresentar declaração de conclusão emitida pela EAPE – Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação.120h Planaltina / CAIC Assis ChateaubriantVIA NS 02Area Especial 04Setor residencial 5ªM5ªV 047APRÓ-LETRAMENTO: MATEMÁTICA (Turmas novas)Grupo B: - Professores regentes e professores das salas de recurso dos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) nas instituições de ensino da rede pública do Distrito Federal, prioritariamente.
- Coordenadores pedagógicos em nível local, intermediário e central dos anos iniciais nas instituições de ensino da rede pública do Distrito Federal; Diretores, vice-diretores e supervisores pedagógicos das instituições de ensino que ofertam os anos iniciais; Equipes de Apoio. - Os professores regentes e de sala de recursos que ingressarão no curso deverão apresentar declaração da escola para comprovar a regência em turma de anos iniciais nesse ano letivo de 2011;120h Planaltina / CAIC Assis ChateaubriantVIA NS 02Area Especial 04Setor residencial 5ªM5ªV

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