“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A linguagem da web desenvolve a criatividade–o aluno está mais aberto para a aprendizagem criativa


REFLETINDO NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Fragmento do artigo:
LEITURA E INTERNET: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI
No mundo web, surge uma nova linguagem visando facilitar e agilizar o diálogo, caracterizada pela utilização de palavras de forma reduzida, como por exemplo, „vc (você), pq (porque), q(que), ñ (não), tdb (tudo bem?)‟, ou forma diferenciada da língua, como „naum (não), kkkk/rsrsrs (risada), bm (bem ou bom), xono (sono)‟, ou figuras divertidas como um “boca” que representa um beijo, ou “um dedo apontando para o internauta”, no bate-papo, que significa você, entre outros. Isso ocorre porque o esse meio exige rapidez, habilidades para o diálogo, imagens para facilitar o entendimento e a precisão de sinais e símbolos. Muitas vezes esses “bate-papos” são realizados com vários navegadores que trocam ideias, todos no mesmo minuto, em curto período de tempo, “forçando-os” a escreverem algo, o medo de escrever desaparece nesses ambientes, marcado pela informalidade. Medo, que por diversas vezes afasta o educando da escrita e da leitura na escola e necessita ser superado.
(…) Impulsionando situações de leitura intensa, envolvente e significativa, compreende-se a leitura virtual como um recurso importante para o processo de aprendizagem, podendo contribuir para o desenvolvimento dos alunos de modo a associar seus conhecimentos adquiridos no mundo virtual ao real.

Fragmento do artigo em:
Pesquisa em Educação: Desenvolvimento, Ética e Responabilidade Social
LEITURA E INTERNET: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI
Marcia Donato Santana -EEFC
marcia-donato@ig.com.br
Gisleide Alves da Silva-EEFC
professoragisleide@ig.com.br
Clésia Maria Hora Santana-EEFC
clesiahora@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores