“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS - USE E ABUSE INDEPENDENTE DO SEU MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO!

As atividades chamadas"significativas para o aluno" de linguagem escrita e oral, são importantes sempre. Independente dos alunos necessitarem delas ou não. Independentemente do,  ou, dos métodos que o educador usa para alfabetizar. Muitos ainda fazem uma correlação com o construtivismo, e não se interessam por elas...
Senti nas postagens deste blog, sobre construtivismo, que não houve interesse, pelo número de visitações que estas postagens tiveram. Fica claro o motivo: estas postagens não são" significativas" para o  professor que não usa o construtivismo, apesar da imparcialidade, quem leu, percebeu. O objetivo foi mostrar a realidade que o construtivismo tem aqui no Brasil e em outros países do mundo que chegou a adotar essas novas ideias.
Vamos ao que interessa: atividades "significativas" para o aluno, de leitura e escrita, não está ligada á métodos, mas tem objetivos excelentes: o professor descobre que seu aluno sabe ou pode aprender a língua escrita, de alguma forma já sabe,( como vimos crianças na Educação Infantil "ler " rótulos de embalagens de alguns produtos que conhecem..), pode ou já sabe ler, e ainda o professor tem a possibilidade de ampliar e ensiná-lo a escrever ( escrita convencional) , ler e interpretar. Pode mais: ampliar seus conhecimentos á partir do que foi trabalhado "significativamente" antes... pode ir além no seu aletramento... Vai tirá-lo da dificuldade de aprendizagem, alavancar a defasagem e o mais importante, fazer com que ele "queira" ler , escrever e interpretar.
No ensino especial  um aluno DI moderado, escrevia o pré-nome, mecânicamente, e mais nada do que era trabalhado em sala de aula, porém... sabia ler e escrever Flamengo, gol e todos os nomes do time de futebol que ele torcia, amava... isso era significativo pra ele. Não deu pra ir além, mas deu pra perceber a importância da "significação" da linguagem escrita e oral.
Antes de deixar postados sugestões práticas, passo a passo, de projetos e atividades significativas , a "Equipe de Apoio Pedágogico" vai contar duas histórias dessa experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores