“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


domingo, 23 de janeiro de 2011

Para ler e escrever, é preciso querer. Leitura e Escrita Significativas

A professora de Língua Portuguesa Paula comemora a evolução de um aluno da sexta série do ensino fundamental. "Ele escreveu o nome na capa do trabalho", a três colegas e à reportagem da Rede Brasil Atual. Ele começou a ler e escrever apenas neste ano. Até o início de 2010, o garoto de 12 anos sequer abria o caderno, afirma Cristina, responsável pela disciplina de Biologia. A professora conta que não é difícil detectar os alunos considerados "analfabetos funcionais; é comum 30% dos alunos da sexta série não saberem ler e escrever. São os mais indisciplinados. Por não saberem nem ler, nem escrever eles não entendem nada, não participam da aula; o que resta é ficar bagunçando", detecta Paula;".
Eduardo, professor universitário, mestrando e pesquisador, analisa que a dificuldade inicial em ler e escrever, transforma-se em dificuldade de compreensão, de reunir informações e de se expressar diante do mundo, conceitua.
"Se o aluno não compreende frases inteiras, como ele vai resolver questões de matemática?" questiona. "Eles até sabem que 3 x 5 é 15, mas se você colocar na prova quanto é o triplo de 5 mais o dobro de 20, ele não vai saber", exemplifica. "Se questões básicas não estão resolvidas, a estrutura fica afetada e o conhecimento que vem depois não se concretiza".( Suzana Vier/Rede Brasil Atual)

Estes depoimentos de professores da rede pública de São Paulo, assustados com alunos que chegam a 6ª série sem saber ler, escrever e interpretar, sabem também , que as causas são diversas, e apontam algumas. Descartados os problemas de aprendizagem por deficiência intelectual ou por transtornos emocionais de origem sócio-afetivo-culturais, pode-se analisar um outro fator determinante destes resultados: total desinteresse  e  resistência  do aluno á pratica da leitura e escrita.


Este problema, segundo as pesquisas, estão não rede pública de ensino como na rede particular. Por que razão eles resistem em aprender? O que falta par a Escola reverter esta situação? Se a Escola desde as séries iniciais não tem uma Proposta Pedagógica voltada para a leitura, e se os conteúdos não tem significados reais para aqueles alunos, o fracasso vai surgir em algum momento de sua vida acadêmica.
Em uma sociedade constituída em grande parte por analfabetos e marcada por reduzidas práticas de leitura e escrita, somente a consciência fonológica que permite associações de sons e letras, na escrita e na interpretação de palavras, frases ou textos, não é suficiente .

“…surgem na sociedade atual a exigência da língua escrita como condição de sobrevivência e conquista da cidadania, em que  aprender a ler e escrever implica não apenas no conhecimento das letras  e do modo de codificação e decodificação, mas  a possibilidade de usar esse conhecimento em beneficio de formas de expressão e comunicação, e possíveis reconhecimentos em um determinado contexto cultural”(Silvia Collelo)



Considerando, principalmente, a falta de significados nos textos, em sala de aula, nas leituras e reproduções de textos, o que motiva a oralidade e a escrita em crianças e adolescentes? Onde estão seus interesses  e preferencias que vão exigir deles ler, escrever e compreender?



Para cada contexto  social, uma motivação. Se os alunos dá sua escola estão voltados para os games, Orkut, msn,blogs,torpedos(sns), desenhos animados, novelas, seriados de tv, bandas de música, futebol… primeiro é preciso saber o que os motivam a escrita e a leitura, mesmo sem o conhecimento da  língua convencional; e a partir daí, trazer pr
sala de aula, esses modelos, trabalhar com os alunos do jeito que eles fazem , como na linguagem dos internautas, e trabalhar a maneira correta.




 Essas são intervenções significativas, criativas, em que o professor faz a provocação e os alunos direcionam as ferramenta.
Nas próximas blogagens as sugestões de alguns trabalhos e projetos serão mostrados no passo-a-passo.




Leia Mais

Suzana Vier/Rede Brasil Atual
www.redebrasilatual.com.br/

Sialvia Colello  - alfabetização e Letramento - Repensando o Ensino da Lingua scrita
mais.uol.com.br/.../educadora-silvia-colello-d-dicas-sobre-a-volta-s-aulas

Escrita e Perodução Textual em Ambientes Virtuais - Fátima Bezerra
www.educacaoetecnologia.org.br/?cat=4&paged=2

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