“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ÍNDICE PARA A INCLUSÃO - MINIMIZANDO BARREIRAS Á APRENDIZAGEM



Como podem ser minimizadas as barreiras à aprendizagem e à participação? Que recursos existem para apoiar a aprendizagem e a participação? Como podem ser mobilizados recursos adicionais para apoiar a aprendizagem e aparticipação?
          Esta escola tem dez anos e tem um edifício atraente e bem conservado. Tem 460 alunos entre os 9 e os 13 anos. O bairro é pobre e cerca de 50% das crianças recebem refeiçõesgratuitas.
          A directora está fortemente empenhada nos princípios inclusivos que ela
relaciona com o facto de ter tido paralisia infantil em criança; os seus pais lutaram para que ela fosse educada numa escola regular.
Como ela diz: " as crianças têm o direito de estar em escolas regulares…. As escolas deveriam mudar para tornar isso possível".
          A escola tem seis crianças com deficiência visual e, embora não seja considerada como um centro especializado, desenvolveu,simplesmente, a reputação de ser uma escola em que as crianças com deficiência são bem
acolhidas. Ao longo dos dez anos de existência, só uma criança foi excluída.
          O grupo coordenador do Índex está largamente representado, incluindo pais e órgãos de gestão.
          Havia dois amigos críticos. O grupo optou por integrar o Índex no processo de planeamento de desenvolvimento da escola, que já incluía todos os profissionais.
Este processo implicou:


 
 
"É como as bonecas russas – à
medida que nos movemos ao longo
das dimensões, secções, indicadores
e perguntas, aprofundamos, cada vez
mais, tudo o que se passa na escola e
o modo como a podemos
aperfeiçoar"
 
 
Ele produz efeitos que
beneficiam os alunos,
influenciando os pontos de
vista e aumentado a
consciência das reais
implicações da inclusão


 

Construir uma filosofia inclusiva

 


     Áreas curriculares relataram aos colegas o que tinha sido alcançado durante o ano. Quando se programou o ano seguinte, foram negociadas asnovas metas e novos orçamentos,.
          A directora considera o Índex como um meio de expandir a participação neste processo, assim Este processo implicou uma série de reuniões em que os coordenadores das como reforçar a ênfase na identificação e superaçãodas barreiras à aprendizagem e à participação.
         Realizaram-se questionários para alunos e professores. O coordenador do apoio à aprendizagem liderou a análise da informação, incluindo-a nos seus estudos de pós-graduação.
         A escola identificou um conjunto de prioridades para desenvolver a inclusão.
        Quiseram dispor de uma estratégia geral para "promover o sucesso de todos os alunos". Isto passou a ser o principal objectivo do plano de desenvolvimento da escola para o ano seguinte, envolvendo uma série de actividades de aperfeiçoamento da equipe.
         Os alunos disseram que não se sentiam "ouvidos" pelos professores e algumas vezes pelos colegas. Assim, foi implementado um plano para melhorar os canais de comunicação, incluindo um "fórum dos alunos". Os professores envolveram os alunos na coordenação de discussões que deveriam incluir todos, evitando o favorecimento dos amigos.
       Foram estabelecidos planos para as assembleias de escola, de modo a explorar o tema da inclusão. Os temas versaram: deficiência e incapacidade, bulling e utilização de palavrões, trabalho de equipa e cooperação, celebração da individualidade, empatia e piedade, o significado de comunidade - a nível nacional e internacional -, dar ajuda aos quedela precisam.
       A directora abordou o tema da deficiência, referindo-se, pela primeira vez, à
sua própria deficiência e discutiu com os alunos essa questão.

www.eenet.org.uk/resources/docs/Index%20Portuguese.pdf

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