“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


domingo, 14 de novembro de 2010

MEU ALUNO APRENDEU? AVALIAÇÃO FINAL

POSITIVOMEU ALUNO APRENDEU? AVALIAÇÃO FINAL 





     “De acordo com as Orientações Curriculares do Ensino Fundamental 9 anos - BIA, foi adotada, pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal “ uma concepção de avaliação processual, contínua participativa, numa visão formativa”, com vistas ao acesso do  conhecimento, promovendo a progressão continuada e assegurando o sucesso escolar.
       Através de sondagens, registradas, como:
-Quem é meu aluno?
crianças felizes
-O que ele precisa? - O que é “bom” no fazer do aluno?

-O que posso fazer junto com ele?

E uma série de ações, tais como:


1- organização da sala; troca de alunos de lugar;

2- movimentar-se entre os alunos, a maior parte do tempo;

3- não apontar os erros quando chegar junto do seu aluno;

4- anotações diárias – detalhes até chegar ao final – contendo data, de situações que viu e ouviu , sem interferir, ou julgar;

5- desempenho do aluno;

6- análise: chegar os dados e a freqüência dos acontecimentos.

Como analisar? Confrontar objetivos com informações recolhidas.

E enfim, tomar decisões pedagógicas – O que fazer?
 
 
PROF NA SALA
                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores