“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

MASTURBAÇÃO EM SALA DE AULA

"M"( 8 ANOS) ESTÁ MASTURBANDO NA SALA DE AULA...

       Se a criança, incidentalmente, ou propositadamente, toca alguns pontos do corpos de maior sensibilidade, pontos chamados "zonas erógenas", e descobre que dá um prazer muito grande, ela vai repetir o toque, e não vai se lembrar de onde está... lembre-se que uma criança, pode saber o significado do ato, mas pode estar apenas descobrindo. Nada de pânico! O professor pode convidar a criança para ajudá-la a buscar uns livros, por exemplo. Se ele, o professor estiver preparado para dar uma orientação , leve a criança até a biblioteca(lá estão os livros..) sente com ela e aproveite e fale da gama imensa que dá ao corpo prazer. Comece a falar sobre "sorvete de açaí" e daí por diante: comidas, abraços, carinhos. beijos... tudo é muito natural até que se chegue à masturbação, numa conversa informal.
Compare com os outros prazeres que o corpo sente. É normal, é bom, é gostoso, dá vontade de ter mais estes prazeres... porém, nem sempre posso tomar um sorvete, na sala de aula, então... assim é com o toque na genitália (masturbação), o local não é apropriado. Uma boa sugestão, sem se deter muito nisso, é o uso do banheiro. Simples. Naquele momento era tudo que ele precisava saber e ficar bem com a professora e consigo mesmo.
        Há casos diferentes? Sim, como há intencionalidades diferentes, idades diferentes... mas a primeira orientação é essa, com certeza!
       De todas estas questão vai surgir um PROJETO DE ORIENTAÇÃO SEXUAL", pois para tanto há que se ter boas justificativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores