“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


domingo, 3 de outubro de 2010

PSICOMOTRICIDADE E A APRENDIZAGEM


PSICOMOTRICIDADE E A APRENDIZAGEM







         Ainda hoje, muitos educadores, não tem conhecimento do valor que a psicomotricidade tem para o sucesso escolar. Alguns relacionam somente  com conteúdo programático de professores de educação física, com se todo o trabalho destes educadores naõ  passasse de recreação,jogos, brincadeiras ...
      Este pensamento permanece arraigado, principalmente nas escolas desprovidas de Educação Infantil, e pelo próprio sistema que não enfatiza, nas séries iniciais, a promoção do desenvolvimento psicomotor. O professor fica preso no processo ensino/aprendizagem, de tal forma assim explícita: eu tenho que ensinar meu aluno a ler e escrever e raciocinar.
       Diante dos resultados de nomes mais renomados de pesquisadores e estudiosos dos processos de desenvolvimento humano, assim como dos processos do desenvolvimento cognitivo, tudo isso está intrinsicamente ligado ao processo de desenvolvimento psicomotriz.
       A criança que chega á escola, sem ter passado pela Educação Infantil, e com um desenvolvimento psicomotor falho ou incompleto, vai com certeza ter dificuldades de aprendizagem, o que não vai configurar um deficiência intelectual, mas um trabalho que tem que ser feito com essa criança no sentido aperfeiçoamento/potencial.
     
       A criança, cujo desenvolvimento psicomotor é mal constituído, poderá apresentar problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras (ex: b/d), na ordenação de sílabas, no pensamento abstrato (matemática), na análise gramatical, dentre outras.
     Estimular atividades corporais, para além da sala de aula, propiciando experiências que favorecerão a motricidade fina, auxiliariam os alunos de ritmo normal e os de aprendizagem lenta a vencer melhor os desafios da leitura e da escrita.
      De acordo com Piaget, Vygotsky  , Wallon, na análise de Negrine, o desenvolvimento da psicomotricidade acontece com a maturação, mas em qualquer idade o indivíduo pode ser ajudado no seu desenvolvimento psciomotor.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores