“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


terça-feira, 5 de outubro de 2010

APRENDIZAGEM E MULTICAUSALIDADES - "NAO AO FRACASSO ESCOLAR - PARTE 1

                  APRENDIZAGEM E MULTICAUSALIDADES

        De acordo com Jorge Visca*  autor da Psicopedagogia Interacionista, Construtivista e Estruturalista:
"A Aprendizagem seria um conjunto de operações por meio das quais a conduta se modifica e se estabiliza em sucessivos níveis de organização, sendo que cada um dos quais, ao mesmo tempo em que implica os precedentes, estrutura-se mediante respostas, em função das informações recebidas do meio , atingindo progressivos graus de complexidade e de diferenciação."(VISCA, 1970)
       Assim, dentro deste enfoque não há como existir uma única causa obstacularizando o processo de aprendizagem. Há uma gama de fatores internos e externos, e o necessário é colocar em ordem e priorizar estes fatores a serem trabalhados no indivíduo.
      Resumindo estes fatores estão basicamente compreendidos em quatro áreas:

¨os vínculos afetivos estabelecidos com toda a situação de aprendizagem;
¨ a capacidade de aquisição de habilidades e competências;
¨ o obstáculo funcional, em que as condições cognitivas existem, mas funcionam abaixo do potencial.
¨e finalmente a influência da cultura, diretamente ligada aos problemas que envolvem a leitura.
       Dentro deste contexto temos um norte para trabalharmos com as crianças que são encaminhadas á Equipe de apoio Pedagógico. E aqui se nos estendermos mais nas teorias vamos apresentar um dos Projetos que tem por objetivo o "NÃO AO FRACASSO ESCOLAR", o trabalho com a psicomotricidade.O desenvolver e o aprender lúdico e prazeroso.
        São vários caminhos a se percorrer antes de se chegar á um diagnóstico psicopedagógico, que só deve ser fechado, após esgotados todos os recursos, tamanha gravidade e seriedade, de determinar a dificuldade de aprendizagem como um distúrbio patológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores