“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


terça-feira, 28 de setembro de 2010

A SEXUALIDADE É DESPERTADA, CADA VEZ MAIS CEDO, ENTRE OS ADOLESCENTES

       O despertar da sexualidade se dá na adolescência. É um fenônemo natural, porém que causa espanto dado o grande  números de adolescentes em estado de gravidez precoce. Procuramos explicações sob o ponto de vista da psicologia e segundo o psiquiatra Viktor Frankl," o jovem desperta para o sexo oposto sem ainda distinguir e escolher alguém, mas pelo simples apelo sexual que o outro sexo representa. Ora, o ambiente está impregnado de estímulos sexuais e o adolescente, que já está fisiologicamente sensível a esses estímulos, ainda por cima, é cobrado por seus pares no sentido de viver experiências nesse campo. Como conviver com isso e dizer não a algo tão atraente e de manifestações tão fortes como o relacionamento sexual? E para completar o quadro, há uma condescendência, às vezes silenciosa outras nem tanto, por parte dos adultos que não reprovam as ousadias nas propagandas e na mídia em geral. E há todo um comércio que vive do sexo e promove todo tipo de facilidades para encontros íntimos, isso quando eles não acontecem nas próprias casas... Como admirar-se de que as meninas engravidem?"
        Diante da complexidade desta série de fatores que levam os adolescentes a assumir condições de relacionamentos a dois, relacionamentos que trazem  consequências para as quais não estão preparados o que fazer? 
       Em todas as entrevistas em que estas adolescentes concederam, principalmente á pesquisadores, percebemos que mudar esta situação recheiada de estímulos á prática da sexualidade, é impossível, e que o esclarecimento, o conhecimento, dentro da família, principalmente, como prevenção é o que pode amenizar as consequências tão difíceis para todos os envolvidos.
      As campanhas sempre acontecem e estamos fechando"a Semana Internacional da Gravidez na Adolescencia", mas nada como um bom relacionamento entre pais e filhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores