“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


terça-feira, 7 de setembro de 2010

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM - FRACASSO ESCOLAR



 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
              
 O ser humano traz em  seus processos naturais de construção e aquisição de conhecimentos, de forma natural ,  desde que sai do útero materno
  Na escola, a aprendizagem vai acontecer de forma natural, também , quando a criança possuindo   maturidade e conhecimentos adquiridos anteriormente, considerados , segundo Jean Piaget, pré operatórios.
          Agora, a aprendizagem escolar vai resultar de uma complexa atividade mental, em que o pensamento, conceitos, emoções e motricidade resultarão em novas construção, novos conhecimentos.
  Na perspectiva de Piaget," para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que se estabeleça um desequilíbrio nas estruturas mentais, isto é, os conceitos já assimilados necessitam passar por um processo de desorganização para que possam novamente, a partir do contato com novos conceitos se reorganizarem, estabelecendo um novo conhecimento. Este mecanismo pode ser denominado de equilibração das estruturas mentais, ou seja, a transformação de um conhecimento prévio em um novo conhecimento."
As dificuldades de aprendizagem, para serem compreendidas, a psicopedagogia vai considerar a realidade interna e externa da criança, para que integrados e co-relacionados, deles surjam os processos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares, sociais e pedagógicos que estão interferindo no processo de letramento causando dificuldades.
          Através do conhecimento desta realidade global da criança surgem as possibilidades de reversão deste quadro de "não apreensão" da aprendizagem , viabilizando o resgate do seu desenvolvimento cognitivo.
WEISS, em suas pesquisas e experiências no que se refere ás dificuldades de aprendizagem diz que " a aprendizagem normal dá-se de forma integrada, no seu pensar, sentir, falar e agir. Quando começam a aparecer "dissociações de campo" e sabe-se que o sujeito não tem danos orgânicos, pode-se pensar que estão se instalando dificuldades de aprendizagem: algo vai mal no pensar, na sua expressão, no agir sobre o mundo".
            As dificuldades  de aprendizagem podem conduzir o aluno ao fracasso escolar e suas consequências que , se não revertidas á tempo, se tornarão, um fator determinante de exclusão social para aquela criança, que se estenderá á sua vida adulta.
Pode-se facilmente perceber o aluno que está em dificuldades de aprendizagem: apatia, alheamento, desatenção, infrequência e até mesmo agressividade. Comportamentos que muitas vezes mascaram  a realidade levando o professor á outras interpretações.
Neste momento é que a Equipe de Apoio á Aprendizagem  recebe esta criança e começa uma série de procedimentos que investigarão qual ou quais situações de vida estão causando a DA, inclusive ações pedagógicas em sala de aula...
A Equipe de Apoio pedagógico é o caminho para o aluno e professor, com a imprescindível a ajuda da familia.


Fonte: "Vencendo as Dificuldades de Aprendizagem Escolar" Maria Lúcia Lemme Weiss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores