“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.

Paulo Freire


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

1ª OFICINA - Acolhimento -

 Um Lanche e uma conversa informal sobre o
Alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental que se encontram em situação de dificuldades de aprendizagem e/ou comportamento.O que vamos fazer nos nossos encontros:
Uma conversa informa, alunos sentados em círculo.

"Somos um grupo de amigos que vamos fazer uma série de atividades, jogos, brincadeiras e principalmente , estamos aqui pra sermos amigos e "ouvir um ao outro". Aqui não é a sala do castigo... é a sala do  bate-papo. Hoje, as pessoas não querem ouvir uma as outras. E as crianças então... ninguém para escutá-las. Aqui é o espaço da "escuta"
-falar sobre a auto massagem, o relaxamento, que faz a gente se sentir bem...




                             ROTEIRO DE UMA OFICINA DE AUTO ESTIMA




1- Ambiente acolhedor, musica suave, e balas com mensagens para o final.


2_ Auto Massagem - Relaxamento - Respiração


3 - Aplicar uma dinâmica , ler um conto de fadas que fala muito de sentimentos, para estimular a criança a falar como se sente. E nos outros encontros dinâmicas de auto valorização.


4_ Explosão de Ideias - quando as crianças falam de seus sentimentos , dificuldades emocionais, através da escrita, ou escolha de gravuras, os participantes são convidados a "dar ideias" sobre como o coleguinha vai lidar com aquela situação...
O efeito das ideias dos seus iguais tem mais efeito, reforçadas pelo coordenador da Oficina, se corretas...senão será feita uma intervenção.

5- ATIVIDADES -
- expressão dos sentimentos através da ESCRITA ou do DESENHO . Exposição no mural.


6- FINALIZAÇÃO -
 confirmando a confiança da criança no grupo e na coordenadora da Oficina " a gente, aqui, não chama pai, mãe, professora... somos amigos, estamos aqui aqui, pra um escutar o outro, e tudo fica entre a gente.."
Entrega de balas ou doces com uma mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Não seja apenas um visitante. Deixe seu comentário. Este é um espaço de intercâmbio de conhecimentos Entre educadores, e não apenas de divulgação de informações e conteúdos PARA educadores